Na tarde de segunda-feira, depois de conhecidas as primeiras demissões, realizou-se outro plenário, convocado pelo próprio David Dinis, e estando presentes os restantes membros da direcção e a administração do jornal.

Segundo fonte interna do Público, a demissão do director-adjunto do jornal, decidia à revelia de David Dinis, terá sido justificada aos trabalhadores com “problemas relacionais” e “incumprimento de metas relativas ao online”.

“A administração imputa a Diogo Queiroz de Andrade responsabilidades no incumprimento de objetivos do jornal no segmento digital e perda de confiança no seu trabalho. Num comunicado divulgado esta segunda-feira à tarde, o conselho de administração do jornal diário explica que decidiu prescindir dos serviços de Diogo Queiroz de Andrade ‘após um processo de reflexão ao longo das últimas semanas’.” (...) 

“Por solidariedade, e por entender que as responsabilidades no incumprimento de resultados não podem ser imputadas a uma só pessoa (apurou o Observador), David Dinis demitiu-se. A restante direcção também apresentou a demissão.” (...) 

“O Observador sabe que há três semanas, na reunião anual entre David Dinis, a administradora Cristina Soares e a administradora executiva da Sonaecom (proprietária do Público) Cláudia Azevedo, o agora ex-diretor do jornal foi surpreendido com a informação de que Diogo Queiroz de Andrade ia ser despedido. Manifestando o seu desacordo absoluto com tal decisão, pelo facto de o assunto não ter sido previamente discutido consigo, e de não a aceitar, David Dinis voltou do Porto a Lisboa achando que a questão tinha sido ultrapassada.” 

“Mas as críticas ao director-adjunto já vinham de trás na administração e esta manteve a intenção de despedimento. Efectivou-a no dia em que Diogo Queiroz de Andrade voltou de férias e David Dinis partiu para duas semanas de descanso. A decisão foi tomada por decisão exclusiva da administração, sem ouvir o director. Que se demitiu em solidariedade com o seu adjunto.” (...)

 

Mais informação no Observador e na Meios & Publicidade