Digital ultrapassa imprensa em receitas publicitárias
A imprensa foi ultrapassada pelo digital em investimento publicitário em 2016, de acordo com os dados recolhidos nos rankings da Media Monitor.
Se os valores provisórios vierem a confirmar-se, o investimento publicitário na internet, a preços de tabela, segundo a Marktest, citada pelo site Meios & Publicidade, foi de 687,2 milhões de euros, enquanto o investimento na imprensa não foi além dos 567,2 milhões de euros.
No caso de se confirmarem estes dados, será a primeira vez que o investimento digital supera o da imprensa em Portugal, consagrando-se como o segundo meio.
De acordo com o mesmo estudo, a imprensa terá sido o único meio a sofrer uma quebra de investimento em Portugal.
Janeiro 17
A televisão continua a ser o meio com maior volume de receitas publicitárias, tendo reforçado a sua posição, que passou de 5,1 mil milhões de euros, em 2015, para cerca de 6,1 mil milhões, em 2016.
O outdoor foi o quarto meio em volume de investimento, seguido pela rádio e o cinema.
Globalmente, o investimento publicitário em Portugal situou-se nos 7.978 milhões de euros, traduzindo um crescimento de 15,8% face a 2015.
Este quadro indicia um comportamento retraído da imprensa, em contraste com outros meios, que conseguem resistir aos efeitos recessivos e à concorrência das novas plataformas tecnológicas.
Os sistemas de IA generativa actuam como “papagaios estocásticos”, segundo Mike Ananny e Jake Karr, justificando que estes sistemas recorrem a modelos estatísticos para adivinhar a...
A investigação visual forense evoca uma imagem mental de peritos técnicos que fazem corresponder linhas temporais de eventos entre clipes de vídeo em ecrãs de computador, longe do incidente...
Num artigo publicado no NiemanLab, Joshua Benton explora a complexa tarefa de definir o que é considerado notícia, destacando como a percepção de noticiabilidade pode variar entre diferentes...
A referência de que o Wikijornalismo está para o jornalismo como a Wikipédia está para as enciclopédias clássicas, é de Juan Luis Cebrián, num texto publicado em “Cuardernos de...
A organização internacional Repórteres Sem Fronteiras (RSF) revelou que jornalistas que actuam na região da Amazónia no Brasil foram alvo de, pelo menos, 66 ataques à liberdade de imprensa em...
Numa carta dirigida ao Parlamento Europeu, vários meios de comunicação e organizações apelaram à proibição do uso de “software” espião contra jornalistas. Em outubro, o...
O sector audiovisual europeu gerou um mercado no valor de 124 mil milhões de euros em 2021, registando um aumento de 3% em relação a 2019, de acordo com o estudo “The Competitive Environment...
O Prémio Floresta e Sustentabilidade 2023/2024 anunciou uma nova categoria: “Jornalismo”. O objectivo é reconhecer reportagens que contribuam para a divulgação de projectos, pesquisas...
O Conselho de Redação da rádio TSF rejeitou a nomeação de Rosália Amorim para o cargo de diretora, justificando a decisão com dúvidas em relação à sua capacidade de manter uma política...