Digital ultrapassa imprensa em receitas publicitárias
A imprensa foi ultrapassada pelo digital em investimento publicitário em 2016, de acordo com os dados recolhidos nos rankings da Media Monitor.
Se os valores provisórios vierem a confirmar-se, o investimento publicitário na internet, a preços de tabela, segundo a Marktest, citada pelo site Meios & Publicidade, foi de 687,2 milhões de euros, enquanto o investimento na imprensa não foi além dos 567,2 milhões de euros.
No caso de se confirmarem estes dados, será a primeira vez que o investimento digital supera o da imprensa em Portugal, consagrando-se como o segundo meio.
De acordo com o mesmo estudo, a imprensa terá sido o único meio a sofrer uma quebra de investimento em Portugal.
Janeiro 17
A televisão continua a ser o meio com maior volume de receitas publicitárias, tendo reforçado a sua posição, que passou de 5,1 mil milhões de euros, em 2015, para cerca de 6,1 mil milhões, em 2016.
O outdoor foi o quarto meio em volume de investimento, seguido pela rádio e o cinema.
Globalmente, o investimento publicitário em Portugal situou-se nos 7.978 milhões de euros, traduzindo um crescimento de 15,8% face a 2015.
Este quadro indicia um comportamento retraído da imprensa, em contraste com outros meios, que conseguem resistir aos efeitos recessivos e à concorrência das novas plataformas tecnológicas.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...