Jackson e Marx consideram que o “Tribune”, que ganhou 27 prémios Pulitzer, sempre "teve um papel de destaque na imprensa nacional" e temem que esse protagonismo venha a mudar. 

A Alden ficou conhecida, no meio, pelos cortes de orçamento e de recursos humanos. Desde 2010, ano em que foi adquirida a maioria das acções do “Denver Post”, o jornal perdeu 70 jornalistas.

“A Alden impôs cortes de pessoal que dizimaram o Denver Post e outros jornais, outrora orgulhosos, que foram vitais para as suas comunidades e para a democracia americana", escreveram Jackson e Marx num artigo para o “New York Times”.

Esses repórteres não foram os primeiros a criticar as iniciativas daquele Grupo. Em 2018, a colunista Margaret Sullivan fez notar que, na titularidade da Alden, a equipa editorial de um Grupo de imprensa, na Califórnia, manteve apenas 150 dos mil anteriores.