A aposta no formato digital começa a dar frutos em França. Apesar da quebra na distribuição de jornais impressos, as versões “online” registaram, no ano passado, uma adesão crescente. Os números não chegam, porém, para compensar a quebra das vendas em papel.
Os jornais diários são as verdadeiras “estrelas”, ao somar o maior número de subscrições digitais. “Le Monde” foi o jornal que mais cresceu, em 2019, seguido do “Le Fígaro” e do “Libération”.
“Le Fígaro” continua, porém, a liderar a imprensa francesa, ao totalizar o maior número de leitores, tanto no formato digital, como no suporte em papel.
Fevereiro 20
Os jornais regionais registaram, igualmente, um aumento nas subscrições digitais (20%), apesar da diminuição de vendas do suporte em papel.
O panorama não se afigura, no entanto, tão favorável para as revistas.No ano passado, as “newsmagazines” perderam 5% na circulação, relativamente ao período homólogo, e o número de subscritores “online” continua baixo.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...