Constituída a nova Associação de Estudos de Comunicação e Jornalismo
A Assembleia decorreu nas instalações da Casa da Imprensa, onde, aliás, vai funcionar a sede da AECJ, tendo aprovado, por unanimidade dos sócios fundadores presentes, o Regulamento interno e os primeiros Corpos Sociais.
A direcção será presidida por José Rebelo, a mesa da Assembleia Geral por Adelino Gomes e o Conselho Fiscal por Alexandre Manuel. A Comissão Instaladora da nova Associação foi integrada por José Rebelo, Diana Andringa e José Luís Fernandes.
A primeira iniciativa será uma conferência de José Manuel Paquete de Oliveira, académico e Provedor dos Leitores do jornal Público, sobre “Os Media e o Poder Político”, marcada para o próximo dia 3 de Março, no salão nobre da Casa da Imprensa, e que terá como comentadores Mário Mesquita e José Vítor Malheiros.
Outras conferências estão já agendadas e serão oportunamente anunciadas.
A AECJ, sem fins lucrativos, tem como objectivo, de acordo com os seus Estatutos, “contribuir para o aprofundamento da democracia, através da realização de projetos de investigação, de educação e formação, assim como da prestação de serviços à comunidade, em todas as áreas da comunicação, em particular do jornalismo” .
O núcleo fundador é integrado por doutorados e doutorandos do ISCTE, alguns dos quais antigos jornalistas, que se juntaram, há vários anos, criando um grupo multidisciplinar que se dedicou à investigação de temáticas relacionadas com jornalismo e jornalistas.
Com dois livros publicados, tendo como base esse trabalho conjunto, o passo seguinte do grupo foi o lançamento da nova Associação, agora formalizada. Num texto de opinião inserido noutro local deste site, assinado por José Rebelo - o dinamizador do projecto -, poderá conhecer-se o histórico e a evolução do grupo.