Conselho de Opinião da RTP ‘chumba’ Joaquim Vieira e aprova Jorge Wemans
O nome de Joaquim Vieira foi chumbado para Provedor do Ouvinte da RDP pelo Conselho de Opinião do operador público. Já Jorge Wemans, ex-director de da RTP 2 , proposto pela Administração da RTP para Provedor do Telespectador foi aprovado por maioria.
No caso de Joaquim Vieira, ex-jornalista do Expresso e presidente do Observatório de Imprensa, o Conselho reprovou a sua candidatura por 21 votos contra, cinco a favor e três brancos. Por seu lado, Wemans foi eleito por 14 votos a favor, 11 contra e três brancos.
Novembro 16
A administração da RTP tem agora de indicar um substituto, tal como fez em 2010, após o CO ter rejeitado o nome de Felisbela Lopes. A resistência ao nome de Joaquim Vieira terá sido originada por este ter classificado os Jogos Paralímpicos como um "espectáculo grotesco", o que gerou várias críticas. Em causa, também, estava o facto de a RTP ser o maior cliente da sua produtora.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
“A liberdade de imprensa em Portugal enfrenta um conjunto complexo de desafios, que vão desde a opacidade burocrática e a fragilidade económica até às crescentes ameaças colocadas pela...
Nenhum país da América Latina está em guerra, contudo, “a insegurança persiste e os jornalistas sofrem com ela. Não é apenas a criminalidade organizada ou o tráfico de droga que restringem a...
O Observatório da Comunicação (OberCom) lançou o relatório Futuros: Eixos de inovação para os media 2024/2025, que sugere que “a convergência de formatos de apresentação de conteúdo, com...
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...