Congressos de jornalistas e gestores de Media em Portugal
Entre 6 e 8 de Junho "vão encontrar-se em Cascais proprietários de jornais de todo o mundo, na reunião anual da Wan-IFRA - World Association of Newspapers. O evento vai realizar-se no Centro de Congressos do Estoril e, segundo João Palmeiro, da Associação Portuguesa de Imprensa (API), que é a entidade anfitriã do congresso, esperam-se entre 850 a mil participantes". Trata-se de um número superior aos dos últimos anos, durante os quais este grande encontro dos proprietários dos jornais tem andado por outros continentes. Em 2017 decorreu em Durban, em 2016 em Cartagena (Colômbia) e em 2015 em Washington.
Como informa ainda João Palmeiro, a Associação Mundial de Jornais está a comemorar os seus 70 anos (coincidentes com os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos). Tendo esta sido declarada na Europa (em Paris, em 1948), os proprietários dos jornais optaram pela realização da sua reunião anual neste continente.
“Já a escolha de Portugal deve-se ao facto de o País oferecer boas condições de segurança e capacidade hoteleira. (...) Integrada neste congresso, decorrerá também uma cimeira designada Woman and News, dedicada às questões da igualdade de género. Uma iniciativa que já teve lugar, no ano passado, em Durban.”
Por ordem cronológica, o primeiro dos quatro eventos será a "reunião magna da GEN - Global Editors Network, que reúne os directores e chefes de redacção e tem por tema a parte tecnológica e inovação no jornnalismo. A decorrer no Terreiro do Paço, de 30 de Maio a 1 de Junho, terá uma feira de inovação e uma conferência por onde vão passar vários nomes de referência do jornalismo mundial".
Segundo o Público, que aqui citamos, “a GEN conta com um misto de profissionais dos meios de referência de todo o mundo, além de vários académicos e profissionais de tecnologia que se dedicam a explorar o futuro imediato dos media, quer a nível da gestão quer da inovação. Este evento vai incluir workshops, masterclasses, um estúdio de realidade virtual, demonstrações de software de startups ligadas ao jornalismo e uma cerimónia de prémios para o Jornalismo de Dados”.
Esta reunião da GEN vai decorrer em Lisboa em 2018 e também 2019 (depois de dois anos em Viena e outros dois em Barcelona), e deve trazer a Portugal cerca de 850 participantes.
A 3 e 5 de Junho será a vez da Google Newsgeist - que no ano passado se realizou em Copenhaga – e se destina essencialmente a jornalistas e suas chefias, que debatem temas relacionados com a votação. Estão previstas 200 pessoas.
Na mesma altura reunir-se-á também em Lisboa o congresso anual da Federação Europeia de Jornalistas. São esperados cerca de cem participantes (de sindicatos e associações de jornalistas) no encontro de 6 de Junho.
Mais informação no Público