Congresso em Lisboa sobre a Imprensa Colonial portuguesa
Investigadores pertencentes a grupos de estudos de várias Universidades portuguesas, bem como estrangeiros que trabalham em Portugal, reuniram-se para constituir uma comunidade de trabalho interessada na Imprensa periódica colonial no tempo do Império Português. O primeiro resultado público é este congresso internacional, intitulado Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial, que vai realizar-se em Lisboa nos dias 22 a 25 de Maio.
Segundo notícia do Público, que aqui citamos, “o grupo apostou na aproximação entre investigadores, só dificultada pelos custos das deslocações, apesar do importante apoio logístico e financeiro dos três centros de investigação que organizam (CHAM, CEC e CEI) e de todos os que se lhes associaram”:
“É um projecto de aprofundamento democrático”, diz Sandra Ataíde Lobo [da comissão organizadora]. “E é benéfico para as instituições dialogarem com os investigadores”. Num congresso onde se cruzam História, literatura, ciência e jornalismo, valoriza-se um património a que não se dava tanta atenção. Adelaide Machado [da mesma comissão] sublinha o esforço e empenho dos intervenientes: “Todos foram procurar o que tinham e, assim, coisas esquecidas estão a voltar.”