Está associada a este Congresso a EJTA – European Journalism Training Association, que este ano criou o site Eufactcheck para “combater a desinformação na perspectiva das eleições europeias de 2019”. 

Segundo Le Monde, que aqui citamos, o IPJ foi o elo de ligação deste projecto em França, com a criação do Eucheck France, uma plataforma de combate à desinformação a que pertence, como um dos seus principais parceiros, a equipa de Les Décodeurs du Monde

Estudantes de todos os países foram chamados pelo WJEC a participar neste encontro, por meio de um concurso internacional subordinado ao tema “Imaginar a escola de jornalismo de amanhã”. 

Cinco projectos serão apresentados por estudantes durante a sessão animada por François Taddei, director do CRI – Centre de Recherches Interdisciplinaires, da Universidade Paris Descartes. 

Como é afirmado no site do Congresso, “o ensino do jornalismo enfrenta hoje convulsões sem precedente”, e a evolução previsível indica que “as escolas de jornalismo podem estar na iminência de alterarem radicalmente o modo com ensinam o jornalismo”. 

“A digitalização dos conteúdos pode conduzir a uma separação digital mais profunda entre escolas de jornalismo de diferentes locais e continentes, ou, pelo contrário, a uma oportunidade histórica de agregar as melhores práticas educativas de todo o mundo.”  (...)


Mais informação em Le Monde  e no site do V Congresso WJEC