Comité para a Protecção dos Jornalistas atribuiu Prémios 2015
Foram premiados: os bloguistas “Zone 9” da Etiópia; Zulkiflee Anwar Ulhaque, "Zunar," da Malásia; o jornalista paraguaio Cándido Figueredo Ruíz; e o consórcio de cidadãos-repórteres sírios “Raqqa is Being Slaughtered Silently.”
"Os premiados enfrentaram ameaças de governos repressivos, cartéis da droga e Estado Islâmico”, disse Joel Simon, Director Executivo do CPJ. “Através de blogues, da imprensa tradicional e de caricaturas, eles puseram a sua segurança pessoal e liberdade em risco, para dar testemunho.”
Na mesma ocasião, a correspondente especial regional da Associated Press para o Paquistão e Afeganistão, Kathy Gannon, recebeu o Prémio Burton Benjamin Memorial pela sua dedicação à causa da liberdade de imprensa.
Também a associação Reporters Sans Frontières mantém informação actualizada sobre jornalistas presos e mortos; segundo os números mais recentes publicados no seu site, em 2015 já foram mortos 63 jornalistas até agora, em todo o mundo, e 152 estão presos, a maior parte deles em apenas 10 países - e a Turquia é um deles, em 7º lugar.
Cobertura mais completa dos prémios do CPJ pode ser visitada no site https://cpj.org/awards/