Comissária europeia defende um plano de acção para apoiar os “media”
Num discurso a propósito do Dia Nacional da Imprensa, a vice-presidente da Comissão Europeia para os Valores e a Transparência, Vera Jourová, reconheceu que os “media” portugueses estão sob enorme pressão, mas garantiu o empenho dos líderes europeus no apoio ao sector.
Neste contexto, aquela responsável recordou que a Comissão Europeia lançou, recentemente, um plano de acção para apoiar a reactivação e a transformação dos “media” que foram, particularmente, afectados pela crise da Covid-19.
A responsável salientou, a título de exemplo, o projecto NEWS ."A iniciativa usará fundos da UE para alavancar investimentos e ajudar as pequenas empresas. Os ‘media’ locais serão a nossa prioridade”, disse.
Para Jourova é, ainda, necessário “ continuar a lutar por condições equitativas no mundo online''. “ Este é também o objectivo da nova legislação europeia sobre serviços digitais. -- continuou -- Estou convencida de que vamos conseguir criar um ambiente melhor e mais justo para o sector dos media, o que é altamente necessário", disse.
Aquela comissária salientou, igualmente, a importância do combate às “fake news”.
"Precisamos de um novo pacote contra a desinformação que envolva plataformas, anunciantes, ‘sites’ e sociedade civil para melhorar a prestação de contas dos algoritmos para que as plataformas deixem de lucrar com a desinformação”, reforçou.
Dezembro 20
Jourova reiterou, por fim, que, a longo prazo, a Comissão Europeia irá dedicar-se a planos de educação para a literacia mediática.
O Dia Nacional da Imprensa foi assinalado, a 17 de Dezembro, pela Associação Portuguesa de Imprensa.
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