Cofina reduz lucros em 69,3% e nomeia Octávio Ribeiro director-geral editorial
Segundo notícia da Meios & Publicidade, que aqui citamos, no final de Março a Cofina Media anunciou a intenção de criar “uma área de publishing, de modo a obter importantes sinergias entre os seus títulos de Imprensa, plataformas digitais e televisão”, área que seria liderada por Octávio Ribeiro e que possibilitaria “extrair importantes vantagens entre as redacções dos diversos títulos detidos pela Cofina Media”.
Por outro lado, e segundo outra notícia da M&P, "a diminuição das receitas em toda a linha, juntamente com custos de reestruturação na ordem dos dois milhões de euros, resultaram em lucros de apenas 718 mil euros para a Cofina Media no primeiro semestre, uma quebra de 69,3% face ao semestre homólogo em 2016. (...) Este ano, o mesmo período foi caracterizado por um decréscimo generalizado das receitas, que passaram de 48,5 milhões de euros para cerca de 44 milhões de euros, uma quebra de 9,2%. Este resultado é justificado por descidas nas receitas de circulação (-9,9%), nas receitas publicitárias (-4,6%) e nas provenientes de produtos de marketing alternativo e outros (-15,9%). A redução de 8,7% nos custos operacionais, de 42 milhões de euros para 38,4 milhões, não foi suficiente para cobrir a quebra registada do lado das receitas".
Em contrapartida, o grupo Media Capital anunciou lucros na ordem dos 8,3 milhões de euros no primeiro semestre, "um crescimento de 13% face aos resultados apresentados no semestre homólogo. De acordo com o relatório enviado à CMVM, esta subida dos lucros foi alcançada apesar de uma quebra de 7% nos rendimentos operacionais, compensada por um corte de 9% nos gastos operacionais". (...)
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