Clientes da Lusa não ficaram afectados por ciberataque
O ciberataque à Lusa não afectou os seus clientes, que continuaram a ter acesso às informações disponibilizadas “online” pela agência, garantiu o presidente do conselho de administração, Joaquim Carreira.
Num comunicado enviado aos colaboradores, e citado pela “Meios e Publicidade”, Carreira explicou que a Lusa foi alvo de um “Distributed Denial of Service (DDoS)”, que se caracteriza por criar uma “saturação na resposta de servidores ‘web’, levando a instabilidade no serviço ou mesmo indisponibilidade total”.
No entanto, garantiu Carreira, nenhum dos clientes da Lusa manifestou dificuldades em aceder ao “site”. Aquele responsável alertou, no entanto, que a Lusa poderá vir a ser alvo de novos ataques informáticos.
A agência Lusa, recorde-se, sofreu um “ciberataque”, entre 11 e 12 de Maio.
Este não foi, contudo, um caso isolado em Portugal, já que outros “media” viram o seu trabalho dificultado por piratas informáticos.
O primeiro incidente deu-se em Janeiro, quando os “sites” do semanário “Expresso” e da SIC, ambos pertencentes à Impresa, foram “hackeados” por um grupo de piratas informáticos, denominado Lapsus$. À época, os jornalistas recorreram às redes sociais e a “sites” temporários para continuarem a servir os leitores.
Mais tarde, em 6 de Fevereiro, as publicações da Cofina estiveram indisponíveis.
Maio 22
Já o Ciberataque à Vodafone, em 7 de Fevereiro, afectou o acesso de quatro milhões de clientes a informações actualizadas, enquanto o funcionamento da televisão e dos dados móveis ficou condicionado.
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