A crise mediática está a fazer-se sentir no Reino Unido, onde a circulação de jornais impressos caiu 30%. A situação está a revelar-se, particularmente, trágica para os “media” locais.
Alguns jornais gratuitos, totalmente dependentes do investimento publicitário, cessaram as suas actividades, e a maioria dos colaboradores de editoras regionais foram dispensados, até ao final de Maio. Os repórteres de imagem ficaram, igualmente, em “apuros”, agora que não há qualquer evento a ser fotografado.
Embora a pandemia esteja a atrair mais subscritores para as edições “online”, as receitas não estão a ser suficientes para mitigar as quebras do investimento publicitário. Além disso, as receitas de impressão continuam a ser a principal fonte de lucro dos jornais britânicos.
A compra de jornais impressos pode ter crescido, significativamente, no período que antecedeu o estado de emergência britânico, mas as receitas caíram a pique, desde que as pessoas foram “convidadas” a ficar em casa.
Março 20
Perante este panorama, os “media” lançaram um apelo colectivo ao governo para que lhes sejam concedidas ajudas financeiras extraordinárias.
Apesar de todos os esforços, e de um possível apoio governamental, é provável que a recessão do sector se continue a intensificar. Caso esse cenário se verifique, é expectável que 10% dos jornalistas britânicos fiquem desempregados.
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