CEO da News Corp vaticina futuro próspero para os “media”
O sector dos “media” deverá recuperar quando a Google e o Facebook começarem a pagar aos “publishers” pelo conteúdo partilhado nas plataformas, acredita o CEO da News Corp, Robert Thomson.
Numa conferência global organizada pela UBS, Thomson afirmou que, agora que os líderes internacionais estão a chegar a acordos com as empresas detentoras do “duopólio digital”, começam a registar-se “expectativas realistas para o sucesso dos negócios ‘online’”.
"Penso (...) que temos sido capazes de abrir um caminho para o futuro [da indústria]. E estou confiante de que esse futuro não será apenas auspicioso, mas até certo ponto, próspero”, disse.
Nos últimos anos, a News Corp -- controlada pela família Murdoch -- tem liderado os processos a favor da monetização do jornalismo digital. Neste momento, a empresa encontra-se em “fase avançada nas negociações”.
“Os contornos dos conteúdos digitais mudaram", afirmou Thomson. "As negociações que estão, neste momento, a decorrer foram consideradas fantasiosas há dois ou três anos. E alguns escarneceram a News Corp por ser um defensor do conteúdo ‘premium’”.
Dezembro 20
"Tenho de destacar o trabalho desenvolvido por Rupert Murdoch, Lachlan Murdoch e a direção da News Corp, pela viagem solitária que realizaram na última década -- continuou -- Éramos considerados uma voz no deserto, e agora essa voz única tornou-se um coro global".
Neste contexto, Thomson destacou, igualmente, as mudanças da tecnologia "adtech", que deverão melhorar a transparência no sector, beneficiando as empresas de “media”.
“Acreditamos que, a longo prazo, a transparência da ‘adtech’ irá aumentar as receitas publicitárias e o controlo que exercemos sobre o inventário dos anúncios”, concluiu.
No Reino Unido, o aparecimento de um novo jornal chamado “The Light” tem gerado acesa controvérsia. A polémica envolta neste novo jornal é agora analisada num artigo publicado no Columbia...
Nas semanas que se seguiram a 7 de outubro, quando o Hamas atacou civis israelitas, e durante os bombardeamentos à Faixa de Gaza que se seguiram, as pessoas nas redes sociais queixaram-se de que as...
Poder-se-ia pensar que a função dos jornalistas é contar o que está a acontecer ou o que aconteceu e não sobre o futuro, mas tal não é verdade. Num artigo publicado nos “Cuadernos de...
Num artigo publicado no Pressgazette, Charlotte Tobitt aborda a mudança da Meta (proprietária do Facebook) em relação às notícias e a possibilidade de os editores lucrarem através de...
Uma caraterística menos conhecida da aplicação Google News é a capacidade de mostrar cópias digitais de revistas, mas a empresa vai retirar esta opção em dezembro. A informação foi...
A guerra entre Israel e Gaza tem afectado gravemente os jornalistas desde o dia 7 de outubro. A Comissão de Protecção de Jornalistas (CPJ) está a investigar todos os relatos sobre profissionais...
A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) expressa grande preocupação com a segurança dos jornalistas durante o conflito entre o Hamas e Israel na Faixa de Gaza. A FIJ mantém...
A guerra entre Israel e o Hamas tem verificado condições perfeitas para a proliferação de desinformação online, com as redes sociais repletas de vídeos e imagens fora de contexto, que os...
A reportagem sobre violência armada afecta todos os jornalistas e há muitas pressões específicas sobre os profissionais que cobrem tiroteios em massa e a violência quotidiana que envolve arma,...