CEO da News Corp vaticina futuro próspero para os “media”
O sector dos “media” deverá recuperar quando a Google e o Facebook começarem a pagar aos “publishers” pelo conteúdo partilhado nas plataformas, acredita o CEO da News Corp, Robert Thomson.
Numa conferência global organizada pela UBS, Thomson afirmou que, agora que os líderes internacionais estão a chegar a acordos com as empresas detentoras do “duopólio digital”, começam a registar-se “expectativas realistas para o sucesso dos negócios ‘online’”.
"Penso (...) que temos sido capazes de abrir um caminho para o futuro [da indústria]. E estou confiante de que esse futuro não será apenas auspicioso, mas até certo ponto, próspero”, disse.
Nos últimos anos, a News Corp -- controlada pela família Murdoch -- tem liderado os processos a favor da monetização do jornalismo digital. Neste momento, a empresa encontra-se em “fase avançada nas negociações”.
“Os contornos dos conteúdos digitais mudaram", afirmou Thomson. "As negociações que estão, neste momento, a decorrer foram consideradas fantasiosas há dois ou três anos. E alguns escarneceram a News Corp por ser um defensor do conteúdo ‘premium’”.
Dezembro 20
"Tenho de destacar o trabalho desenvolvido por Rupert Murdoch, Lachlan Murdoch e a direção da News Corp, pela viagem solitária que realizaram na última década -- continuou -- Éramos considerados uma voz no deserto, e agora essa voz única tornou-se um coro global".
Neste contexto, Thomson destacou, igualmente, as mudanças da tecnologia "adtech", que deverão melhorar a transparência no sector, beneficiando as empresas de “media”.
“Acreditamos que, a longo prazo, a transparência da ‘adtech’ irá aumentar as receitas publicitárias e o controlo que exercemos sobre o inventário dos anúncios”, concluiu.
O Reuters Institute for the Study of Journalism dinamiza a Oxford Climate Journalism Network (OCJN), um programa de apoio a jornalistas para melhorar o impacto e a qualidade das suas reportagens...
O projecto Better News, do American Press Institute, que dissemina projectos inovadores ou experimentais que possam beneficiar a indústria dos media, partilhou recentemente uma nova estratégia:...
Os desafios que surgiram nos últimos 20 anos no sector da comunicação social, desde o impacto das novas tecnologias até ao aumento da desconfiança do público, exigem que as organizações de...
A agência noticiosa Associated Press publicou um conjunto de explicadores sobre o processo eleitoral dos Estados Unidos. “A realidade da política norte-americana há muito que torna a eleição...
Depois do ataque do Hamas a Israel no dia 7 de Outubro de 2023 e do início da resposta israelita com o bombardeamento de Gaza, a pressão sobre os jornalistas e as organizações de media na região...
Um tribunal de Hong Kong condenou, no passado dia 26 de Setembro, dois jornalistas do jornal local Stand News por alegada conspiração ao publicarem supostamente materiais de apelo à...
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) considera que a Cimeira do Futuro (Summit of the Future), promovida pelas Nações Unidas (ONU), foi uma oportunidade perdida para expressar um maior...
Entre Janeiro e Junho de 2024, o grupo Media Freedom Rapid Response (MFRR) registou 756 casos de violação da liberdade de imprensa na Europa, anunciou o próprio consórcio. Num mapa interactivo...
Os Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e outras 59 organizações apelaram, no dia 26 de Agosto, à União Europeia (UE) para que suspenda o Acordo de Associação com Israel na sequência dos ataques...