Cândida Pinto e Helena Garrido na Informação da RTP
Maria Flor Pedroso mantém como adjunto o jornalista António José Teixeira e volta a promover a esse cargo Hugo Gilberto, que tinha passado a subdirector na remodelação do final de Julho.
Segundo o Público, que aqui citamos, “para subdirectores foram escolhidos Alexandre Brito, Joana Garcia (ambos tinham saído da direcção de Informação por Paulo Dentinho, na remodelação que fizera no Verão, mas apenas o primeiro a seu pedido) e Rui Romano”.
Cândida Pinto regressa à estação pública trinta anos depois de ali ter feito formação em televisão, quando era em simultâneo jornalista na Antena 1. Passou também pela TSF e está na SIC desde a criação daquele canal privado. Ali notabilizou-se pelos conteúdos de investigação e pelas reportagens em cenários de conflito. Esteve também na direcção da SIC Notícias durante alguns anos – tal como António José Teixeira.
Helena Garrido, antiga jornalista do Público, fez a sua carreira no jornalismo económico, tempo passado por vários jornais da especialidade e por generalistas como o Diário de Notícias e o Expresso. É assídua nos painéis de comentadores da RTP, voz de análise semanal na Antena 1 e colunista no Observador.
A Comissão de Trabalhadores da RTP declarou-se “surpreendida” com a contratação de duas jornalistas externas à empresa, tendo dito, em comunicado, que, apesar de a RTP ter quase quatro centenas de “profissionais competentes”, a directora de Informação da televisão “tem toda a legitimidade para propor a contratação de quem quiser, mas este Conselho de Administração e, nomeadamente, o seu presidente, não tem, nem a moral, nem legitimidade para aceitar essas contratações”.
Também o Sindicato dos Jornalistas e o movimento Precários da RTP contestaram as duas contratações externas para a nova Direcção de Informação, manifestando “estranheza e estupefação” pela “desigualdade de critérios na gestão” da empresa.
Mais informação no Público no Observador e no Diário de Notícias