Caminhos cruzados em Espanha entre audiências e publicidade

Segundo o estudo referido, os espanhóis dedicaram à Internet uma média de 26,4% do tempo que destinam diariamente ao consumo dos media, enquanto captavam 31,9% do investimento publicitário. No caso dos diários e revistas impressas também se verificou um desfasamento de sentido semelhante, com 2,0% do tempo de leitura dos mesmos, enquanto tinham conseguido 10,9% da publicidade.
A televisão e a rádio, pelo contrário, registaram níveis de audiência superiores. Os espanhóis dedicaram à televisão 48,1% do seu tempo de consumo mediático, tendo captado 44,6% do investimento publicitário. E no caso da rádio estas percentagens foram de 23,1% para a audiência alcançada e de 8,4% para o investimento envolvido.
Sublinha-se o equilíbrio relativo entre os números, no caso da televisão e dos meios digitais, enquanto na rádio e nos meios impressos a situação é muito descompensada.
O texto chama também a atenção para a repartição do investimento publicitário por diversas empresas em cada um dos suportes. “Assim, na televisão, na rádio e nos meios digitais, poucos operadores repartem entre si a maior parte do investimento, enquanto os meios impressos se caracterizam pela existência de numerosos concorrentes.”
O estudo foi realizado pela DigiMedios, a partir de dados da AIMC - Asociación para la Investigación de los Medios de Comunicación e do estudo i2p sobre o investimento publicitário.
O texto citado, na Asociación de la Prensa de Madrid. Mais informação na DigiMedios.