Vivemos num período sem precedentes. Comunidades de todo o mundo isolaram-se, voluntariamente ou não, nas suas casas para impedir a propagação do vírus. As viagens e a socialização pararam, deixando os espaços vazios. A novidade: uma cadeia de “fast-food” investiu em jornais canadianos.
No primeiro de Abril, o Grupo Postmedia, que detém 12 títulos, anunciou a sua parceria com a Mary Brown's Chicken & Taters, um “franchise” de frango frito, para garantir o livre acesso dos canadianos a notícias “online”, durante um mês.
"Estamos satisfeitos e gratos por este generoso voto de confiança no nosso jornalismo", escreveu Lucinda Chodan, vice-presidente de redacção, no “site” do “National Post”.
Abril 20
A colaboração faz parte de um conjunto de medidas adoptadas pela empresa de “fast-food” para a prestação de serviço público durante a pandemia, que incluiu, igualmente, a entrega de alimentos aos trabalhadores da linha da frente.
No Canadá, a pandemia da COVID-19 agravou a condição da já precária indústria mediática. Várias organizações jornalísticas viram-se obrigadas a dispensar colaboradores, ou a cortar salários, enquanto outras tiveram, mesmo, de suspender as suas edições impressas.
O European Digital Media Observatory (EDMO) publicou, recentemente, um guia com princípios orientadores para o desenvolvimento de actividades de literacia mediática com vista ao aumento da sua...
Um estudo desenvolvido pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique (LMU) concluiu que os leitores consideram os textos escritos por sistemas automáticos ligeiramente mais difíceis de...
Se olharmos para a história da economia da atenção, ficamos com algumas pistas sobre o que nos trouxe a um contexto de excesso de informação em que se chegam a levantar dilemas éticos pela...
O Processo Especial de Revitalização (PER) da Trust in News (TIN) foi reprovado no passado dia 5 de Novembro, com os votos contra da Autoridade Tributária (AT) e da Segurança Social, entre outros...
No passado mês de Outubro, três membros da Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas (CCPJ) renunciaram aos seus cargos de vogais por motivos de divergência com a presidente, Licínia...
A base de leitores que subscrevem o New York Times (NYT) tem vindo a aumentar, tendo o diário superado, pela primeira vez, a marca dos 11 milhões de assinantes, anuncia o próprio jornal. Destes...
O Grupo espanhol Prisa Media, que detém o El País, entre outras marcas editoriais, viu crescer os seus lucros nos primeiros nove meses do ano, quando comparados com o período homólogo do ano...
A Dow Jones, empresa que detém o Wall Street Journal, e o New York Post (do Grupo News Corp), ambos propriedade do magnata Rupert Murdoch, avançaram com um processo contra a empresa de...
No passado dia 22 de Outubro, realizou-se, em Londres, a Trust Conference, o prestigiado encontro anual da Thomson Reuters Foundation. Estiveram presentes centenas pessoas, incluindo alguns nomes...