Perante a frágil situação dos “media”, o Presidente da República reúne com os responsáveis da comunicação social, para debater soluções viáveis para colmatar as debilidades do sector.
O tema não é novo na agenda de Marcelo Rebelo de Sousa, que já muito antes da pandemia tinha mostrado preocupação com o panorama mediático do país. O impacto do surto de Covid-19, porém, colocou a situação dos “media” na lista de prioridades do Chefe do Estado.
Estes encontros foram agendados como forma de sublinhar o papel fundamental de uma imprensa livre e financeiramente saudável para a democracia .
Da lista, constam audiências, sucessivamente, com a delegação da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e com a delegação do Sindicato dos Jornalistas.Entretanto, o Presidente recebe a Associação Portuguesa de Imprensa, à qual se seguirá a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã.
Abril 20
Mais tarde, o Presidente recebe a Plataforma de Meios Privados, depois a Associação Portuguesa de Radiodifusão em conjunto com a Associação de Rádios de Inspiração Cristã e fecha a ouvir a Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC).
Nesta primeira fase não estarão presentes representantes dos “media” estatais, que serão ouvidos no início de Maio, em conjunto com os directores dos Grupos Impresa e Media Capital.
Nos planos de Belém figura, ainda, convocação dos restantes CEOs dos principais jornais portugueses.
O Reuters Institute for the Study of Journalism dinamiza a Oxford Climate Journalism Network (OCJN), um programa de apoio a jornalistas para melhorar o impacto e a qualidade das suas reportagens...
O projecto Better News, do American Press Institute, que dissemina projectos inovadores ou experimentais que possam beneficiar a indústria dos media, partilhou recentemente uma nova estratégia:...
Os desafios que surgiram nos últimos 20 anos no sector da comunicação social, desde o impacto das novas tecnologias até ao aumento da desconfiança do público, exigem que as organizações de...
Cada nova geração levanta desafios àqueles que têm de tomar decisões nos jornais, “e a Geração Z não é certamente excepção”, diz um artigo do Better News, um projecto do American Press...
O acesso aos conteúdos de podcast do New York Times (NYT) através do Spotify ou do Apple Podcasts passará a estar condicionado ao pagamento de uma assinatura, noticia o Axios. A alteração, que...
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, apresentou, no passado dia 8 de Outubro, o Plano de Acção para a Comunicação Social, numa sessão integrada na conferência “O Futuro dos...
A equipa do Nieman Lab esteve na conferência anual da Online News Association (ONA) e fez um resumo de algumas notas coligidas durante o encontro, que decorreu entre os dias 18 e 21 de Setembro, em...
Uma das funções do jornalismos é ser “tão ágil quanto certeiro a contar o que está a acontecer e fazê-lo de forma ordenada e contextualizada”. Até aqui nada de novo. “A novidade é que...
A capital alemã conta, desde o passado dia 15 de Setembro, com um novo projecto dedicado ao jornalismo e a todos aqueles que estão comprometidos com a “democracia” e o “interesse público”....