O banco espanhol Abanca prepara-se para vender a posição de 5% que detém na Media Capital, com vista à participação no aumento de capital da Cofina, no âmbito da aquisição da TVI.
O investimento do Abanca poderá rondar os 10 milhões de euros, uma vez que a Cofina propõe na oferta pública de aquisição (OPA) o pagamento de 2,3336 euros por acção da Media Capital, valor que ainda poderá ser alvo de revisão. A confirmar-se o compromisso assumido pelo banco espanhol, a mesma verba será depois reinvestida no aumento de capital.
A informação é adiantada pelo “Expresso”, que participou numa conferência de imprensa do Banco, em Santiago de Compostela. “Vamos manter a nossa participação original. Não há um incremento adicional”, informou Juan Carlos Escotet, presidente da administração.
Fevereiro 20
Recorde-se que a venda da Media Capital, proprietária da TVI, ao Grupo Cofina foi aprovada pelos accionistas da Prisa. O Grupo detentor do “Correio da Manhã” vai pagar cerca de 125 milhões e assumir uma dívida na ordem dos 80 milhões de euros.
A Cofina fez depender o sucesso da operação de um conjunto de condições prévias, entre as quais a não oposição por parte da AdC, a autorização da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a aprovação, pela assembleia-geral da espanhola Prisa da transação, e a execução de um ou mais aumentos de capital social.
A jornalista brasileira Talita Rosa tem vindo a desenvolver uma estratégia de literacia mediática voltada para idosos, utilizando o WhatsApp como principal ferramenta de...
Num novo artigo para o Observatório da Imprensa do Brasil, parceiro do CPI, Carlos Castilho chama a atenção para o crescente número de notícias e reportagens que abordam...
Os principais responsáveis dos grupos de comunicação social em Portugal alertaram para uma nova crise iminente no sector dos media, motivada pela inteligência artificial...
O Grupo Impresa confirmou as notícias que davam conta de negociações com o Grupo MediaForEurope (MFE), controlado pela família Berlusconi, para venda de até 33% do...
Lançada em Janeiro de 2020, a Will surgiu como uma nova plataforma de jornalismo digital italiana, alcançando sucesso durante a pandemia, quando o consumo de notícias nas redes...
A União Europeia recebeu um apelo de mais de uma centena de organizações da sociedade civil europeia para assegurar um investimento robusto, estratégico e de longo prazo em...
O Centro Europeu de Jornalismo lançou o primeiro mapa europeu dedicado ao jornalismo ao vivo, uma prática emergente que transforma reportagens em experiências partilhadas com o público....
Num novo texto para o Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém uma parceria, o jornalista e investigador Carlos Castilho analisa a transformação pela qual passa o...