O banco espanhol Abanca prepara-se para vender a posição de 5% que detém na Media Capital, com vista à participação no aumento de capital da Cofina, no âmbito da aquisição da TVI.
O investimento do Abanca poderá rondar os 10 milhões de euros, uma vez que a Cofina propõe na oferta pública de aquisição (OPA) o pagamento de 2,3336 euros por acção da Media Capital, valor que ainda poderá ser alvo de revisão. A confirmar-se o compromisso assumido pelo banco espanhol, a mesma verba será depois reinvestida no aumento de capital.
A informação é adiantada pelo “Expresso”, que participou numa conferência de imprensa do Banco, em Santiago de Compostela. “Vamos manter a nossa participação original. Não há um incremento adicional”, informou Juan Carlos Escotet, presidente da administração.
Fevereiro 20
Recorde-se que a venda da Media Capital, proprietária da TVI, ao Grupo Cofina foi aprovada pelos accionistas da Prisa. O Grupo detentor do “Correio da Manhã” vai pagar cerca de 125 milhões e assumir uma dívida na ordem dos 80 milhões de euros.
A Cofina fez depender o sucesso da operação de um conjunto de condições prévias, entre as quais a não oposição por parte da AdC, a autorização da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a aprovação, pela assembleia-geral da espanhola Prisa da transação, e a execução de um ou mais aumentos de capital social.
O Observatório Social para a Inteligência Artificial e Dados Digitais da Universidade Nova de Lisboa considera que é importante “antecipar necessidades futuras” e que, para tal, devem ser...
“A crise da deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tornou os pouco mais de 560 projectos informativos, que atendem a comunidades hispânicas norte-americanas, exemplos...
A International Fact-Checking Network (IFCN), do Poynter Institute, anunciou os beneficiários das suas subvenções ENGAGE, ao abrigo do Global Fact Check Fund. A quantia de 2 milhões de dólares...
“A liberdade de imprensa em Portugal enfrenta um conjunto complexo de desafios, que vão desde a opacidade burocrática e a fragilidade económica até às crescentes ameaças colocadas pela...
Nenhum país da América Latina está em guerra, contudo, “a insegurança persiste e os jornalistas sofrem com ela. Não é apenas a criminalidade organizada ou o tráfico de droga que restringem a...
O Observatório da Comunicação (OberCom) lançou o relatório Futuros: Eixos de inovação para os media 2024/2025, que sugere que “a convergência de formatos de apresentação de conteúdo, com...
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...