O impacto da KKR não demorará muito tempo para se tornar visível. Seis semanas após a entrada do fundo americano no Axel Springer, o gigante alemão dos media anunciou uma grande reestruturação dos dois títulos principais, "Die Welt" e "Bild", cuja oferta digital será redesenhada. Este novo projecto, envolve um investimento de 100 milhões de euros, em três anos, e, obriga a Axel Springer a reduzir os seus objectivos de crescimento para o ano em curso. "Estamos a lançar uma nova etapa com o 'Bild' e o 'die Welt', a investir no futuro dessas marcas, especialmente em vídeo, desporto e conteúdos pagos. Ao mesmo tempo, queremos focar-nos e reduzir estruturas nas áreas sem crescimento. Isso requer cortes que, infelizmente, também afectarão os funcionários ", afirmou Stephanie Caspar, presidente da divisão News Media National & Technologies da Axel Springer. O grupo planeia reduzir a sua base de custos em 50 milhões de euros, mas não especifica quantas posições serão afectadas. No entanto, pretende propor medidas de reforma antecipada para limitar as demissões.
Outubro 19
Em termos de desempenho, a Axel Springer espera um aumento de facturação entre 1 e 5% em 2019, contra um declínio de 1 a 2% do ano anterior. O resultado operacional diminuirá de 10 a 20%, contra uma diminuição de cerca de 5% inicialmente prevista.
A Axel Springer quer transformar o seu popular título "Bild" numa plataforma de informações, entretenimento e desporto que será também transmitida na televisão.
Quanto ao título conservador "die Welt", o seu conteúdo digital pago será desenvolvido por meio de uma rede participativa de especialistas e comentaristas. A mudança futura dos escritórios editoriais para um único edifício deve, nessa perspectiva, permitir sinergias significativas entre os vários canais de distribuição.
Além da fusão da “Bild” e da “Bild am Sonntag”, um centro editorial multimarcas dedicadas ao desporto produzirá conteúdos personalizados para o "Die Welt", "Bild" e a "Sport Bild". Também está planeado desenvolver novos modelos de negócios e aceder a novos grupos-alvo, tendo em conta a importância dos fãs do desporto.
Um estudo publicado na Journalism & Mass Communication Quarterly analisou o declínio dos jornais locais nos EUA entre 2004 e 2018 e identificou cinco factores que determinam quais as cidades que...
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, o Instituto Internacional de Imprensa (IPI) renovou o seu apelo à comunidade internacional para que seja reforçado o apoio e a protecção...
Mais de 200 meios de comunicação e organizações de defesa da liberdade de imprensa juntaram-se à Repórteres sem Fronteiras (RSF) e ao Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) num apelo...
O jornalista Jan Martínez Ahrens foi nomeado director do jornal El País no dia 6 de Junho, sucedendo a Pepa Bueno, após uma votação consultiva aprovada por quase 70% da redacção e ratificada...
A direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera “inaceitável” a exigência de visualização prévia das imagens captadas por fotojornalistas durante o concerto de Andrea Bocelli,...
Matt Taylor, do Financial Times, sentiu-se incomodado com a quantidade de notificações push que recebia da aplicação BBC News, mas em vez de as desactivar, decidiu fazer uma experiência....
Um artigo do Reuters Institute explora como as novas plataformas de comunicação social estão a conseguir atrair o público jovem, algo que os meios tradicionais têm tentado fazer há vários...
“A sobrevivência do jornalismo está directamente relacionada com a forma como as pessoas valorizam a notícia”, começa por escrever Carlos Castilho, no seu mais recente texto para o...
O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) apelou à Comissão Europeia para que mobilize os Estados-Membros a fim de garantir financiamento e vontade política na defesa da liberdade de...