O impacto da KKR não demorará muito tempo para se tornar visível. Seis semanas após a entrada do fundo americano no Axel Springer, o gigante alemão dos media anunciou uma grande reestruturação dos dois títulos principais, "Die Welt" e "Bild", cuja oferta digital será redesenhada. Este novo projecto, envolve um investimento de 100 milhões de euros, em três anos, e, obriga a Axel Springer a reduzir os seus objectivos de crescimento para o ano em curso. "Estamos a lançar uma nova etapa com o 'Bild' e o 'die Welt', a investir no futuro dessas marcas, especialmente em vídeo, desporto e conteúdos pagos. Ao mesmo tempo, queremos focar-nos e reduzir estruturas nas áreas sem crescimento. Isso requer cortes que, infelizmente, também afectarão os funcionários ", afirmou Stephanie Caspar, presidente da divisão News Media National & Technologies da Axel Springer. O grupo planeia reduzir a sua base de custos em 50 milhões de euros, mas não especifica quantas posições serão afectadas. No entanto, pretende propor medidas de reforma antecipada para limitar as demissões.
Outubro 19
Em termos de desempenho, a Axel Springer espera um aumento de facturação entre 1 e 5% em 2019, contra um declínio de 1 a 2% do ano anterior. O resultado operacional diminuirá de 10 a 20%, contra uma diminuição de cerca de 5% inicialmente prevista.
A Axel Springer quer transformar o seu popular título "Bild" numa plataforma de informações, entretenimento e desporto que será também transmitida na televisão.
Quanto ao título conservador "die Welt", o seu conteúdo digital pago será desenvolvido por meio de uma rede participativa de especialistas e comentaristas. A mudança futura dos escritórios editoriais para um único edifício deve, nessa perspectiva, permitir sinergias significativas entre os vários canais de distribuição.
Além da fusão da “Bild” e da “Bild am Sonntag”, um centro editorial multimarcas dedicadas ao desporto produzirá conteúdos personalizados para o "Die Welt", "Bild" e a "Sport Bild". Também está planeado desenvolver novos modelos de negócios e aceder a novos grupos-alvo, tendo em conta a importância dos fãs do desporto.
A agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) disse recentemente que irá avançar para a redução do número de trabalhadores para se adaptar às circunstâncias do mercado, noticiou o...
Num estudo publicado recentemente, dois cientistas europeus exploram a hipótese de que a disseminação de notícias falsas siga os mesmos padrões de contaminação dos vírus nos seres humanos....
Um estudo recente do Pew Research Center revela novos dados sobre o fenómeno dos “news influencers” nos Estados Unidos. Segundo o relatório, dois terços destes influenciadores são homens e a...
O Parlamento francês aprovou, no passado dia 20 de Novembro, a manutenção do actual mecanismo de financiamento dos serviços audiovisuais públicos do país, que corria o risco de passar a...
A partir de 6 de Janeiro, o jornalista Ricardo Costa passará a ser administrador do Grupo Impresa. Bernardo Ferrão será o novo director de informação da SIC e director da SIC Notícias, noticia...
A Associação Portuguesa de Imprensa (APImprensa) manifestou a sua preocupação com o atraso do lançamento dos resultados dos concursos ao Regime de Incentivos do Estado à Comunicação Social e...
Perante as ameaças crescentes à profissão, um grupo de jornalistas de Coimbra fundou recentemente a Propress — Associação Portuguesa de Jornalistas, noticia o Observador, citando a Lusa. Com o...
A Assembleia Legislativa da Madeira aprovou, no passado dia 21 de Novembro, uma alteração ao Programa Regional de Apoios à Comunicação Social Privada, para actualizar os valores dos apoios, que...
O governo regional dos Açores apresentou, no passado dia 19 de Novembro, o Plano de Acção para os Media Açorianos, visando o apoio aos órgãos privados, publicidade institucional e formações,...