“Atlas da Notícia” inventaria jornalismo local no Brasil

O projecto nasceu de uma colaboração entre Volt Data Lab, dirigida por Sérgio Spagnuolo e o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo. Na primeira fase do projecto, em Novembro do ano passado, constatou-se, a partir de uma metodologia de jornalismo de dados baseada em números oficiais e numa campanha de crowdsourcing — processo colaborativo de levantamento de informações —, que 70 milhões de brasileiros vivem nos chamados “desertos de notícias” - ou seja, não existem meios jornalísticos que cubram o dia a dia dessa população.
Em 2018, o projecto prevê a publicação de uma série de cinco reportagens transmedia sobre a Imprensa local brasileira, a serem realizadas pela repórter Elvira Lobato e a vídeo-repórter Ana Terra Athayde. Ambas visitarão estes “desertos de notícias”, bem como cidades em que a Imprensa local enfrenta desafios na cobertura de temas de interesse público e municípios que sediam experiências jornalísticas inovadoras no meio da chamada disrupção digital.
Segundo Sérgio Spagnuolo, “o Atlas da Notícia é uma iniciativa para mapear o jornalismo no Brasil, geograficamente falando. Dessa forma, buscamos municiar a academia, o terceiro sector, a indústria e até a própria Imprensa com informações sobre a Imprensa local, a fim de gerar novos conhecimentos sobre o jornalismo e o setor em todo território nacional”.
Na segunda fase, a meta é ampliar o crowdsourcing a partir de um formulário disponibilizado na rede. Esta fase pretende ampliar significativamente o conhecimento que temos dos meios locais de jornalismo:
“Actualmente, sabemos apenas o seu nome, o meio que são, o Estado e a cidade [a que pertencem]. Com a nova fase, queremos expandir esses dados em relação a parâmetros como endereço, número de colaboradores e até modelo de negócios, para o maior número possível de meios.” (...)
“Os pesquisadores ajudarão na expansão do banco de dados do Atlas da Notícia. Eles serão responsáveis pela articulação junto a outros actores interessados no desenvolvimento do conhecimento sobre jornalismo local, pela checagem dos dados e pela qualidade e organização do banco de dados de suas respectivas regiões.” (...)
O apelo à colaboração no Atlas da Notícia e a entrevista com Sérgio Spagnuolo.