Em conferência de Imprensa, o presidente da AEEPP, Arsenio Escolar, afirmou que o que mais preocupa a Associação é a “irrenunciabilidade” da referida taxa, que considera “uma intromissão na liberdade da empresa”. Uma das consequências da entrada en vigor da LPI foi, segundo o relatório que apresentou, “o encerramento de vários serviços de agregação de notícias, como Google News, que fechou a sua divisão espanhola em Dezembro de 2014”. 

O mesmo relatório informa ainda que, em consequência dessa taxa, “os editores da Imprensa digital, sobretudo os mais pequenos, deixam de receber receitas importantes da publicidade, que se podem calcular a curto prazo entre os 9 e os 18 milhões de euros por ano”. 

Por seu lado, em documento recente, assinado pelo seu director de Relações Estratégicas, Notícias e Editores, Madhav Chinnapa, a Google defende o seu papel de parceiro no apoio aos media, na transição para o digital. A partir da Digital News Initiative, lançada em 2014, cita os projectos inovadores deste três anos, incluindo doze em Portugal, e descreve “a imposição de taxas obrigatórias ou irrenunciáveis em favor dos publishers” como sendo “modelos falhados já experimentados em Espanha e na Alemanha”.

 

Mais informação na notícia da Asociación de la Prensa de Madrid e a declaração da Google