As notas de uma repórter brasileira sobre a violência digital
A jornalista Patrícia Campos Mello, repórter especial do “Folha de São Paulo”, foi galardoada com o prémio Maria Moors Cabot, da Faculdade de Jornalismo da Universidade Columbia.
A profissional conta com mais de 16 anos de carreira, durante os quais foi correspondente de guerra no Afeganistão e cobriu a epidemia de ébola na Serra Leoa.
Mais recentemente, Mello publicou um livro sobre o “discurso de ódio”, na internet, contra jornalistas, “A Máquina do Ódio: Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital”.
Em entrevista para o “Observatório da Imprensa” -- associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria -- Mello falou sobre as suas principais influências e sobre o que a levou a publicar mais um livro.
Em 2018, Mello foi alvo de uma “onda” de ataques “online”. Em causa estava uma reportagem sobre a campanha presidencial de Bolsonaro, que estava a divulgar informações falsas sobre o Partido Trabalhista, via Whatsapp.
De acordo com a jornalista, a ideia do livro é, então, mostrar como as campanhas de desinformação corroem a democracia em países como os Estados Unidos, a Índia e o Brasil. Essas estratégias de comunicação são parte essencial dos chamados governos “tecnopopulistas” sendo, por isso, necessário responsabilizar as pessoas que patrocinam essas redes profissionais de “fake news”.
Julho 20
Segundo Mello, estas acções de desinformação são prejudiciais para o jornalismo, porque deslegitimam a imprensa crítica, e os repórteres. Assim, é importante que os profissionais não interajam com os ataques, para não “alimentarem o troll”.
Por outro lado, a jornalista considera que estes ataques têm, muitas vezes, um cariz machista. “Uma boa maneira de descobrir isso é ler as críticas feitas a jornalistas mulheres nas redes sociais. São sempre comentários que se referem à aparência, à família. Raramente há uma crítica construtiva, ao conteúdo do trabalho. Essa é uma forma de machismo, e funciona como um desestímulo para jornalistas mulheres. Elas temem ataques às suas famílias e reputação quando fazem investigações, que desagradam a políticos.”
Assim, a autora reitera que a única maneira de combater a desinformação é “com boa informação (...) Tentar fazer com que reportagens -- com espaço para o contraditório, verificação de factos e investigação -- viralizem tanto quanto notícias falsas ou distorcidas”.
A inteligência artificial (IA) já não é uma novidade. O relatório Journalism, media, and technology trends and predictions, do Reuters Institute for the Study of Journalism, publicado no início...
Uma parte da população está a afastar-se do jornalismo, deixando de acompanhar as notícias regularmente. Os dados do relatório de 2024 do Reuters Institute mostram que 39% das pessoas assumem...
As publicações norte-americanas Axios e Tampa Bay Times comunicaram que irão reduzir as suas equipas, estando em causa o despedimento de, respectivamente, 10% e 20% dos profissionais. No caso do...
O estado norte-americano da Califórnia é o primeiro a chegar a acordo com uma gigante tecnológica para a criação de fundos de apoio ao jornalismo local, noticia o The Guardian. No total serão...
A imprensa não existe sem democracia, mas a democracia talvez já não precise da imprensa — tradicional, pelo menos. Este é o ponto de partida de uma recente reflexão de Carlos Castilho no...
À medida que os jornais procuram formas de cativar a atenção dos leitores, os jogos surgem como “receita” que parece resultar. Uma das maiores referências neste campo é o New York Times...
O Governo aprovou a criação de uma Estrutura de Missão para a Comunicação Social, noticiou o Eco. A decisão foi tomada no Conselho de Ministros de 8 de Agosto e oficializada em Diário da...
Filipe Alves é o novo director do Diário de Notícias (DN) desde o início de Setembro, informa o Meios e Publicidade (M&P). O jornalista, que passou pela Lusa, Diário Económico, Sol e...
O canal TVI Ficção foi substituído pelo V+ TVI, um novo projecto televisivo da Media Capital, dirigido por Hugo Andrade, noticiou o Meios e Publicidade (M&P). O novo canal generalista, que...