Apple News poderá ser modelo de negócio de curto prazo
Os agregadores de notícias tornaram-se uma tendência popular no sector dos “media”, por reunirem, numa única plataforma, milhares de artigos, que podem ser filtrados consoante os interesses de cada utilizador.
Contudo, os “publishers” nem sempre se mostram disponíveis para colocar os seus artigos nestas “apps” gratuitas, por considerarem que não seria benéfico. Isto aconteceu tanto em pequenos empreendimentos, como em iniciativas de “gigantes tecnológicas”, como a Apple.
Independentemente de milhões de utilizadores recorrerem à Apple News para se manterem informados, esta “app” oferece poucas garantias aos jornais associados, por restringir alguns tipos de publicidade.
Assim, títulos como o “New York Times” e o “Washington Post” recusaram fazer parte do projecto. Outras publicações, como o “Guardian” e o “Daily Mail” não disponibilizam os seus artigos para a versão UK, já que conseguiram estabelecer-se no mercado britânico.
Perante esta realidade, alguns especialistas em “media” consideram que o modelo de negócio da Apple será descredibilizado, dentro de um ou dois anos.
Outubro 20
Segundo recordam estes peritos, de forma a combaterem a crise dos sector, os jornais começaram a monetizar as suas versões “online”, estabelecendo uma distinção entre conteúdo de qualidade e aquele que circula, livremente, nas redes sociais.
Desta forma, é possível que cada vez mais empresas mediáticas sigam o exemplo do “New York Times”, e retirem os seus artigos de plataformas com acesso gratuito.
No Reino Unido, o aparecimento de um novo jornal chamado “The Light” tem gerado acesa controvérsia. A polémica envolta neste novo jornal é agora analisada num artigo publicado no Columbia...
Nas semanas que se seguiram a 7 de outubro, quando o Hamas atacou civis israelitas, e durante os bombardeamentos à Faixa de Gaza que se seguiram, as pessoas nas redes sociais queixaram-se de que as...
Poder-se-ia pensar que a função dos jornalistas é contar o que está a acontecer ou o que aconteceu e não sobre o futuro, mas tal não é verdade. Num artigo publicado nos “Cuadernos de...
Num artigo publicado no Pressgazette, Charlotte Tobitt aborda a mudança da Meta (proprietária do Facebook) em relação às notícias e a possibilidade de os editores lucrarem através de...
Uma caraterística menos conhecida da aplicação Google News é a capacidade de mostrar cópias digitais de revistas, mas a empresa vai retirar esta opção em dezembro. A informação foi...
A guerra entre Israel e Gaza tem afectado gravemente os jornalistas desde o dia 7 de outubro. A Comissão de Protecção de Jornalistas (CPJ) está a investigar todos os relatos sobre profissionais...
A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) expressa grande preocupação com a segurança dos jornalistas durante o conflito entre o Hamas e Israel na Faixa de Gaza. A FIJ mantém...
A guerra entre Israel e o Hamas tem verificado condições perfeitas para a proliferação de desinformação online, com as redes sociais repletas de vídeos e imagens fora de contexto, que os...
A reportagem sobre violência armada afecta todos os jornalistas e há muitas pressões específicas sobre os profissionais que cobrem tiroteios em massa e a violência quotidiana que envolve arma,...