António Esteves Martins afasta-se da RTP em ruptura com a Direcção de Informação
António Esteves Martins contactou o presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, para lhe comunicar a sua decisão de sair. Nesse contacto, segundo o Expresso, não escondeu que na base da decisão pesou o facto de se sentir “persona non grata há mais de um ano” junto da Direcção de Informação.
O episódio mais recente a contribuir para esse mal estar, terá sido o facto de António Esteves Martins não ter comparecido em Bruxelas para efectuar a reportagem dos atentados terroristas de 22 de Março, por se encontrar ausente, em gozo de férias. Em declarações posteriores, à TV Guia, explicou que se encontrava em Londres, cujo espaço aéreo estava fechado precisamente por causa dos atentados.
António Esteves Martins, correspondente da RTP desde Maio de 1991, vai agora assessorar a maior representação diplomática portuguesa no estrangeiro, integrada por diplomatas e técnicos especializados, que preparam e tratam as informações relativas aos vários ministérios junto da União Europeia. Conta com cerca de 90 funcionários.