O modelo seguido foi, em parte, inspirado no sucesso dos vídeos online popularizados por BuzzFeed e Vice, acrescentando-lhes o slogan de Vice but with virtue  -  vício, mas com virtude. Isto significa uma programação de documentários sobre temas polémicos, talvez “populares”, nem todos ligeiros. Uma mistura que a página de entrada apresenta com outro slogan  - C’est bon quand ça pique -  é bom quando é picante, o que remete para a possível ambiguidade de sentidos de spice (especiaria) em inglês. 

Jean-Bernard Schmidt explica nos seguintes termos a questão fundadora:

“Do lado da Imprensa, os grandes grupos compreenderam que era preciso criar conteúdos específicos para a Web. Quanto aos canais de televisão, investiram no digital sobretudo na forma de replay. Quanto a nós, vamos realizar conteúdos exclusivos para a Internet, mas com a qualidade da televisão.” 

Na página de entrada, os documentários são apresentados numa mistura alinhada em blocos de tempo disponível: se o visitante tem 5 minutos, ou 15, ou 30 e daí para cima, o que parece tipicamente vocacionado para os utentes de dispositivos móveis.


Podem encontrar-se reportagens de conteúdo político, como do que hoje se chama lifestyle, como de drama e sobrevivência, como de guerra, como de teorias de conspiração. O interessado pode escolher a sua modalidade de assinatura, incluindo a de um documentário pontual.


Mais informação sobre as origens, em Les Echos e na Wan-Ifra. O site de Spicee