O fenómeno das “notícias falsas” e da desinformação também aparece nas páginas deste novo álbum, como refere a nota da Asociación de la Prensa de Madrid, com a qual mantemos um acordo de parceria: 

Esta edição inclui uma entrevista com o historiador francês Fabrice d’Almeida, especialista em propaganda e manipulação, bem como o trabalho do fotojornalista sírio Hosam Katan que, “com uma coragem extraordinária”, documenta “uma guerra que massacra a verdade ao mesmo tempo que a sua população”. (...) 

O texto de apresentação do álbum, no site de RSF, afirma ainda: 

“Exacerbada ao longo do séc. XX pelos totalitarismos e pelas guerras, a difusão de informações fabricadas ou manipuladas para influenciar povos e indivíduos toma hoje novas formas. Fake news, desinformação e outros 'factos alternativos', elaborados para servir estratégias políticas e económicas, são acelerados e multiplicados pelo poder das redes da Internet. Perante esta ‘lavagem ao cérebro em 2.0’, que não hesita, se necessário, em abrigar-se por detrás da liberdade de expressão, que podem fazer os jornalistas, considerados propagadores do verdadeiro e autêntico?” (...) 

A nota da APM informa que o álbum está disponível em quase um milhar de livrarias e 400 postos de venda em toda a Espanha, ao preço de 9,90 euros. 

 

Mais informação na APM e no site de Repórteres sem Fronteiras