AECJ promove debate sobre Media, Populismos e Democracia
Jornalistas e estudantes de jornalismo vão participar numa jornada de reflexão e debate sobre “Media, Populismos e Democracia”, promovida pela AECJ – Associação de Estudos Comunicação e Jornalismo, a realizar no dia 2 de Abril, na Casa da Imprensa.
Durante a manhã haverá três workshops, sobre Media – concentração, tabloidização e serviço público, Redes Sociais – fake news e comunidades virtuais, e Democracia – comunicação mediática e representação política, complementaridades e confrontos.
Estes workshops terão como moderadores e relatores jornalistas profissionais reconhecidos, muitos deles também docentes de Jornalismo.
A partir das 17 horas haverá uma conferência, organizada em painel, com a presença de três convidados especiais: Muniz Sodré, jornalista e sociólogo brasileiro, docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mónica Brito-Vieira, professora de Ciência Política na Universidade de York; e José Luís Garcia, doutorado em Ciências Sociais e investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Março 19
Esta realização está aberta a jornalistas, estudantes das Escolas de Ciências da Comunicação, ou de outras, e o público em geral. As questões tratadas são de interesse crescente, pelo impacto negativo que a desinformação tem assumido nas escolhas políticas dos cidadãos, mesmo em democracias parlamentares que imaginávamos mais consolidadas.
A AECJ pretende, deste modo, contribuir para uma consciência cívica bem informada sobre os novos riscos e intrusões que hoje se metem de permeio no processo da informação - sem a qual não há uma democracia saudável.
A necessária inscrição dos interessados em participar nos workshops pode ser feita por e-mail, para aecj.direcao@gmail.com.
Os vídeos de animação e grafismo digital parecem ter efeitos benéficos na apreensão da informação noticiosa por parte do público. Quem o diz é Mike Beaudet, repórter de investigação e...
A empresa de inteligência artificial (IA) Perplexity começou a partilhar as receitas da publicidade com as organizações de media suas parceiras, noticia a Press Gazette. O anúncio de que esta...
O verdadeiro negócio das redes sociais não são os serviços de envio e recepção de mensagens, partilha de informações e participação em fóruns que as plataformas disponibilizam aos seus...
Várias organizações de media britânicas manifestaram-se contra uma nova proposta legislativa apresentada pelo Governo do Reino Unido que sugere que seja facilitado o uso das obras com direitos de...
Ao longo de 2024, o Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford, publicou vários estudos, artigos e entrevistas para analisar o estado do jornalismo na actualidade. Este...
O programa de financiamento European Cross-Border Grant está a receber candidaturas até dia 23 de Janeiro. Depois desta primeira fase, abre uma nova ronda, que ficará aberta até 27 de Março. O...
Entre Janeiro e Dezembro de 2024, cerca de 5,6 milhões de portugueses contactaram com jornais ou revistas, de acordo com o estudo Bareme Imprensa, da Marktest, que analisa os hábitos de audiência...
A partir de Janeiro, o jornal Diário de Notícias (DN) passará a ir para as bancas apenas de segunda a sexta-feira, deixando de ter edição em papel ao sábado e domingo, noticia o Eco. “Foi uma...
A presidente da ERC — Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Helena Sousa, irá integrar o Steering Group do futuro Comité Europeu dos Serviços de Comunicação Social (European Board...