O Daily Mail e o Mail Online puseram a rivalidade de lado e começaram a colaborar com o objectivo de “aproveitarem plenamente o seu formidável poder de criação de histórias” e acabarem com as notícias duplicadas.
Antes dessa decisão, os títulos elaboravam versões diferentes e rivais das peças noticiosas, de forma a distinguir o online do impresso, o que levava à divisão das pessoas entre os dois meios. Hoje, a distinção já não é feita.
A colaboração tem vindo a intensificar-se desde que Ted Verity assumiu o cargo de editor-chefe dos jornais Mail e Rich Caccappolo. Foi nomeado chefe executivo da DMG Media no final de 2021 e Danny Groom foi, então, nomeado editor do Mail Online, após a saída de Martin Clarke.
Assim, Verity e Groom consideraram que “chegou o momento de dar o próximo passo na revolução digital, trazendo as nossas duas soberbas operações de recolha de notícias - o Mail e o Mail Online - muito mais próximas umas das outras para aproveitarem plenamente o seu formidável poder de criação de histórias", citou a Press Gazette.
Esta mudança não é sinónimo de fusão entre os dois meios, mas sim de um esforço colectivo para acabar com a duplicação. Por exemplo, os profissionais de um jornal passam a escrever primeiro sem concorrerem com outro, ou passa a existir, apenas, um enviado para cobrir determinado assunto.
Setembro 22
Pretende-se, em primeiro lugar, “ajudar o Mail Online a produzir ainda mais histórias, melhores e mais rápidas do que nunca” e, em segundo lugar, “dar a possibilidade aos jornais de se concentrarem no jornalismo que realmente acrescenta valor para os leitores - grandes exclusivos, análises e reportagens aprofundadas, investigações duras, além de características e comentários escritos de forma brilhante".
Neel Dhanesha, redactor no Nieman Lab, escreveu um artigo que acompanha o processo de criação de um recurso de inteligência artificial que pode vir a ser um “braço direito” para os...
“Embora exista um conjunto crescente de ferramentas e serviços pagos disponíveis que afirmam ser capazes de detectar automaticamente a presença de falsificações geradas por inteligência...
Cinco anos depois de os Repórteres sem Fronteiras (RSF) terem lançado a Journalism Trust Initiative (JTI), a norma internacional para o jornalismo transparente atingiu um marco importante: mais de...
“A acelerada multiplicação dos chamados influenciadores digitais reduz cada vez mais o espaço ocupado pelo jornalismo junto do público consumidor de notícias, principalmente entre os jovens...
Para ajudar a identificar estratégias de manipulação de informação, desinformação e notícias falsas, o site do Parlamento Europeu partilhou seis técnicas utilizadas na propagação de...
Num texto publicado na Columbia Journalism Review, Sacha Biazzo, jornalista e videógrafo, dá a conhecer as “réplicas” causadas pelo aumento do preço de papel de jornal canadiano, depois de...
A Impresa, proprietária da SIC e do jornal Expresso, fechou o último ano com um resultado líquido negativo de 66,2 milhões de euros, avançou o jornal Meios & Publicidade. Esta situação...
Os resultados da Media Capital, empresa detentora da TVI e CNN Portugal, traduziram-se em lucros de 9,3 milhões de euros em 2024, num aumento de 9 milhões de euros face a 2023. Os rendimentos...
Num artigo publicado no Instituto Poynter, o media business analyst Rick Edmonds explica que se propôs a um exercício: verificar se os desertos de notícias, cidades que já não têm cobertura...