Terça-feira, 27 de Julho, 2021
Estudo

Relatório do Obercom analisa mudanças no modelo de consumo mediático em Portugal

A pandemia veio alterar os modelos de consumo mediático dos portugueses, que estão a passar mais tempo em casa e, consequentemente, mais tempo em frente às televisões e ecrãs de computador.

Estas mudanças têm sido analisadas, desde Março de 2020, pelo Obercom, com o objectivo de compreender e prever o futuro panorama dos “media”.

E, no seu mais recente relatório, publicado em Fevereiro, aquele observatório de “media” notou que algumas tendências têm permanecido estáveis ao longo do último ano.

O relatório destaca, neste sentido, que as empresas de comunicação têm conseguido capitalizar o tempo dos portugueses, que têm passado, em média, mais três horas na internet.

Neste contexto, é indispensável referir as plataformas de “streaming”, que assumiram um papel preponderante no âmbito do entretenimento nacional.

No entanto, verificou-se um crescimento do consumo na generalidade dos conteúdos televisivos.

Aliás, a Nielsen relatou que o número total estimado de minutos transmitidos para a TV aumentou 85% nas primeiras semanas de Março, quando comparado ao período homólogo de 2019.

É importante ressalvar, por outro lado,  que a maior parte da produção de filmes e conteúdos de TV foi, naturalmente, colocada em pausa, o que criou uma lacuna potencial ou “período cinzento” ao qual as organizações precisarão de dar resposta.


Ainda assim, o “gaming” foi o segmento que registou maior crescimento nestes períodos de recolhimento em casa, levando à expansão do género “e-sports”.


O relatório do Obercom recorda, da mesma forma, que a imprensa não ficou alheia à digitalização dos “media”, ao  eforçar a aposta em conteúdos “online”, bem como na estratégia de assinaturas digitais.


Por outro lado, apesar de os portugueses estarem mais interessados em informação, o aumento do consumo não se reflectiu nas receitas, que têm vindo a cair, perante a diminuição do investimento publicitário.


Esta realidade reflectiu-se, consequentemente, na empregabilidade do meio jornalístico. Isto porque, de acordo com o Obercom, a principal estratégia de “sustentabilidade” dos jornais portugueses continua a ser a dispensa dos colaboradores.


Aliás, segundo apontou um estudo da KPMG, as empresas ainda estão focadas principalmente em soluções de curto prazo, quanto a questões de liquidez e solvabilidade.


Contudo, o Obercom recorda que  a pandemia veio reforçar o papel da rádio, que conseguiu estabilizar as audiências.


Por outro lado,  apesar das dificuldades, o sector de entretenimento português tem conseguido reinventar-se, adaptando à nova realidade e apostando no formato “online”.


Assim, alguns especialistas mantêm-se optimistas quanto ao futuro dos “media” em Portugal, com a confiança de que, com o passar do tempo, os empresários de comunicação passem a implementar estratégias de “sobrevivência” a longo prazo.


Leia o relatório original em “Obercom”

Connosco
Conversas com jornalistas para promover a literacia mediática Ver galeria

O trabalho editorial é, por vezes, um mistério para as audiências que não entendem o processo adjacente, e que tendem a desumanizar a figura do jornalista, tomando-o como alguém quase “robotizado”, que prima pela neutralidade e objectividade, sem nunca se envolver com as histórias que publica.

Este tipo de percepção cria, assim, um distanciamento entre os profissionais dos “media” e os restantes cidadãos, que encaram as reportagens com cepticismo e desconfiança, criticando o papel do jornalista na sociedade.

Perante este cenário, os repórteres McArdle Hankin e Lauren Peace decidiram lançar o projecto “Local Live(s) Project”, que convida os jornalistas locais a falarem do seu percurso profissional, com o objectivo de fomentar uma relação de confiança com o público e promover a literacia mediática informal.

Em entrevista para a “Columbia Journalism Review”, os criadores da iniciativa explicaram que tudo começou com conversas informais, em que os jornalistas subiam a palco para contar as peripécias do trabalho jornalístico, respondendo às questões colocadas.

Mais tarde, com a pandemia, os eventos passaram a ser promovidos “online”, através de videoconferências.

Rússia intensifica restrições ao jornalismo independente Ver galeria

As autoridades russas classificaram o “site” de jornalismo independente “Proekt” como “indesejável”, banindo a actividade da plataforma a nível nacional, e atribuindo aos seus colaboradores o estatuto de “agentes estrangeiros”, denunciou o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ).

Desta forma, quaisquer relações comerciais ou pessoais com o “site” passaram a ser consideradas ilegais.

“Ao banirem o ‘Proekt” e ao adicionarem novos nomes à lista de ‘agentes estrangeiros’, as autoridades russas parecem querer silenciar as últimas vozes independentes do país”, afirmou Gulzona Said, coordenadora do CPJ, acrescentando que “as intenções do governo deveriam ser revistas, de forma a proteger a liberdade de imprensa”.

Recentemente, foram introduzidas emendas ao código criminal russo, que prevêm penas de prisão, até quatro anos, para os jornalistas que colaborem com “media” indesejados, ou de até seis anos, para os profissionais que forem considerados culpados de “organizar essas actividades”.

Da mesma forma, os jornalistas ou “media” classificados como “agentes estrangeiros” podem enfrentar diversas restrições a nível financeiro.

De acordo com Mikhail Rubin, antigo editor-executivo da publicação, estas medidas são, provavelmente, uma resposta às investigações realizadas pelo título sobre o Presidente russo, Vladimir Putin, e o seu círculo mais próximo.

O Clube


Ao completar 40 anos de actividade ininterrupta o CPI – Clube Português de Imprensa tem um histórico de que se orgulha. Foi a 17 de dezembro de 1980 que um grupo de entusiastas quis dar forma a um projecto inédito no associativismo do sector. 

Não foi fácil pô-lo de pé, e muito menos foi cómodo mantê-lo até aos nossos dias, não obstante a cultura adversarial que prevalece neste País, sempre que surge algo de novo que escapa às modas em voga ou ao politicamente correcto.
O Clube cresceu, foi considerado de interesse público; inovou ao instituir os Prémios de Jornalismo, atribuídos durante mais de duas décadas; promoveu vários ciclos de jantares-debate, pelos quais passaram algumas das figuras gradas da vida nacional; editou a revista Cadernos de Imprensa; teve programas de debate, em formatos originais, na RTP; desenvolveu parcerias com o CNC- Centro Nacional de Cultura, Grémio Literário, e Lusa, além de outras, com associações congéneres estrangeiras prestigiadas, como a APM – Asociacion de la Prensa de Madrid e Observatório de Imprensa do Brasil.
A convite do CNC, o Clube juntou-se, ainda, à Europa Nostra para lançar, conjuntamente, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural, instituído pela primeira vez em 2013, em, homenagem à jornalista, que respirava Cultura, cabendo-lhe o mérito de relançar o Centro e dinamizá-lo com uma energia criativa bem testemunhada por quem a acompanhou de perto.
Mais recentemente, o Clube lançou os Prémios de Jornalismo da Lusofonia, em parceria com o jornal A Tribuna de Macau e a Fundação Jorge Álvares, procurando preencher um vazio que há muito era notado.
Uma efeméride “redonda” como esta que celebramos é sempre pretexto para um balanço. A persistência teve as suas recompensas, embora, hoje, os jornalistas estejam mais preocupados com a sua subsistência num mercado de trabalho precário, do que em participarem activamente no associativismo do sector.
Sabemos que esta realidade não afecta apenas o CPI, mas a generalidade das associações, no quadro específico em que nos inserimos. Seriam razões suficientes para nos sentarmos todos à mesa, reunindo esforços para preparar o futuro.
Com este aniversário do CPI fica feito o convite.

A Direcção


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Opinião
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O acordo de Macau rasgado pela China
Francisco Sarsfield Cabral
Sem alterar qualquer nova lei, em Macau, como em Hong-Kong, a China não respeita os acordos que assinou. O Governo português nem sequer protesta. Razão tem o presidente J. Biden para endurecer o relacionamento com a China e o seu regime de ditadura absoluta do partido comunista chinês.  Na passada terça-feira o jornal “Público” dedicou quatro páginas à atual situação em Macau. Dois jornalistas (Hugo Pinto e...
Venham mais 40!...
Carlos Barbosa
No Brasil, começou esta aventura, com o Dinis de Abreu!! Foi há 40 anos, estava ele no Diário de Noticias e eu no Correio Manhã, quando resolvemos, com mais uma bela equipa de jornalistas, fundar o Clube Português de Imprensa. Completamente independente e sem qualquer cor politica, o Clube cedo se desenvolveu com reuniões ,almoços, palestras, etc. Tivemos o privilégio de ter os maiores nomes da sociedade civil e política portuguesa...
A perda da memória é um dos problemas do nosso jornalismo. E os 40 anos do Clube Português de Imprensa (CPI) reforçam essa ideia quando revejo a lista dos fundadores e encontro os nomes de Norberto Lopes e Raul Rego, dois daqueles a quem chamávamos mestres, à cabeça de uma lista de grandes carreiras na profissão. São os percursores de uma plêiade de figuras que enriqueceram a profissão, muitas deles premiados pelo Clube...
A ideia fundadora do CPI, pelo menos a que justificou a minha adesão plena à iniciativa, foi o entendimento de que cada media é uma comunidade de interesses convergentes. A dos editores da publicação, a dos produtores, a dos que comercializam. Isto é, uma ideia cooperativa de acionistas, jornalistas e outros trabalhadores. E, obviamente, uma ideia primeira de independência e de liberdade. Esta ideia causou, há quarenta anos, algum...
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