Quarta-feira, 19 de Junho, 2019

  

João Vieira Pereira sobe a director do “Expresso”

Media Galeria

João Vieira Pereira, que foi director-adjunto do Expresso, sobe ao lugar de director, na recomposição da equipa que se esperava desde a saída de Pedro Santos Guerreiro. A nova direcção, agora escolhida pela administração do Grupo Impresa, mantém os mesmos nomes noutros lugares, à exepção de David Dinis, que entra para o cargo de director-adjunto, como “número dois” do director.

Paula Santos, até agora editora-executiva, Martim Silva, antes director-executivo, Miguel Cadete, até aqui director-adjunto, e Marco Grieco, director de arte, são os restantes elementos da nova direcção do Expresso.

As "100 Fotos" num álbum diferente de repórter francesa

Media Galeria

Véronique de Viguerie, fotojornalista francesa que se especializou em reportagem de guerra, é a autora dos trabalhos da 60ª edição das “100 Fotos pela Liberdade de Imprensa”, dos Repórteres sem Fronteiras. Começou a carreira onde muitos desejariam nunca ir: no Afeganistão, em 2003, onde escapa por pouco de um atentado suicida. Três anos depois recebia o Prémio Canon destinado à mulher fotojornalista, em Perpignan, por um trabalho sobre os talibãs.

Daí para a frente, encontramos entre as suas imagens as meninas da Nigéria, raptadas pelo movimento terrorista Boko Haram; combatentes curdos contra o Estado Islâmico, no Iraque; as vítimas da guerra contra as drogas, nas Filipinas; os “escravos” modernos da indústria, na China; os imigrantes acantonados na “selva” de Calais; e o Iémen, “a guerra que nos escondem”.

“Apple News+” aposta num pacote digital de revistas

Media Galeria

Foi lançado como primeira novidade, numa longa sessão no Anfiteatro Steve Jobs, a Apple News+, o serviço de assinatura de notícias criado pela empresa já há três anos, mas que inclui, agora, o acesso a 300 revistas e jornais. Segundo Tim Cook, que procedeu à apresentação, trata-se de “priorizar a reputação e o conteúdo”, em relação aos clicks que gera:

“Adoro estar nos quiosques, rodeado por revistas, mas saio de lá e só posso levar uma ou duas. E se pudéssemos levar todas as que queríamos? É exactamente isso que vamos fazer”  - anunciou.

Vão estar disponíveis as referidas três centenas de revistas, cobrindo “uma variedade de temas, da saúde ao automobilismo”, sendo o Apple News+, segundo Roger Rosner, Vice-Presidente de Apps, "o único local onde é possível encontrar todas as revistas num único sítio".

A plataforma “Medium” está a tornar-se um jornal digital

Media Galeria

A plataforma digital Medium, que nasceu em 2012 como um desenvolvimento do Twitter  - aliás por iniciativa de dois dos seus fundadores -  evoluíu e deixou de ser uma espécie de híbrido entre o Twitter e o Blogger, tornando-se um meio de comunicação. “Não é um meio como o entendemos, mas sim um meio contributivo, que pertence a todos e a ninguém. Continua a ser, na essência, um híbrido, mas é capaz de agregar, no mesmo sítio, textos de pessoas completamente desconhecidas com reportagens sérias das marcas mais prestigiadas.”

Curiosamente, tende a destacar estas últimas, talvez porque funciona sob um modelo de “seguidores” e de likes. Um algoritmo e a própria comunidade de leitores “tratam de dar relevo aos melhores conteúdos, condenando os de fraca qualidade a um ostracismo digital que os deixa cair pelo seu próprio peso”.

A informação é do jornalista Miguel Ossorio Vega, em Media-tics.

Google financia projectos digitais em jornais portugueses

Media Galeria

Seis projectos de desenvolvimento de jornalismo digital foram aceites, em Portugal, como destinatários da última ronda de financiamento da Digital News Initiative da Google, que lhes atribui um total de 546 mil euros.

As maiores verbas contemplam dois projectos considerados de média dimensão: 200 mil euros para o Easy2B, do jornal Região de Leiria, descrito como “uma plataforma digital de monetização inteligente e de fácil utilização que combina os interesses dos publisher de media locais e os pequenos negócios locais”;  e perto de 147 mil euros para o Fórum Público, uma plataforma de debate que "inclui conversação online em tempo real entre utilizadores e jornalistas".

Nova revista francesa de reflexão literária e histórica

Media Galeria

Nasceu em França uma nova revista trimestral, de formato grande, 196 páginas preenchidas com textos longos sobre temas sérios. O seu título, Zadig, foi tomado de uma personagem de Voltaire. O primeiro número tem na capa “Reparar a França”, sobre a imagem de uma espécie de passadeira de desenrolar, semelhante a um jardim clássico francês. O título do “número zero” era  - “Onde vais tu, França?”

Fundada por Eric Fottorino, antigo director de Le Monde  - que já em 2014 tinha lançado Le Un, um semanário de formato “impossível de abrir nos transportes colectivos em hora de ponta” -  a nova revista “tem um ar de família com a America (não só pela periodicidade como pela espessura), mas parece-se mais com o irmão mais velho (Le Un) pelo modo de reunir os valores seguros”.

Este primeiro número contém uma entrevista com a historiadora Mona Ozouf, um texto do medievalista Patrick Boucheron e outro da romancista Maykis de Kerangal sobre a sua cidade natal, Le Havre.

Director do "Expresso" afasta-se após perder apoio da redacção

Media Galeria

Pedro Santos Guerreiro deixa de ser o director do Expresso, por decisão tomada entra a administração do Grupo Impresa e o próprio. O director-geral de Informação da Impresa, Ricardo Costa, assume a direcção do Expresso de forma “interina e temporária”.

A notícia vem na sequência do pedido de demissão formulado por Vítor Matos, editor de Política daquele semanário, que contestou o facto de uma recente edição da newsletter  ter aparecido assinada por si, quando  - por esquecimento seu -  tivera de ser redigida por outros elementos da redacção.  

Segundo o Público, que aqui citamos, Pedro Santos Guerreiro disse que “não foi esse episódio que motivou a sua saída”, mas que quis abandonar o cargo porque “deixou de sentir o apoio da redacção”.

O Observador  acrescenta que, segundo fonte oficial da Impresa, os restantes elementos da direcção  - Martim Silva, director-executivo, João Vieira Pereira e Miguel Cadete, diectores-adjuntos, e Marco Grieco, director de arte -  não caem por inerência com o director demitido. "Haverá uma reconfiguração, desde logo com Ricardo Costa como director interino, mas os restantes elementos da equipa deverão permanecer em funções."

AECJ promove debate sobre Media, Populismos e Democracia

Media Galeria

Jornalistas e estudantes de jornalismo vão participar numa jornada de reflexão e debate sobre “Media, Populismos e Democracia”, promovida pela AECJ – Associação de Estudos Comunicação e Jornalismo, a realizar no dia 2 de Abril, na Casa da Imprensa.

Durante a manhã haverá três workshops, sobre Media – concentração, tabloidização e serviço público,  Redes Sociais – fake news e comunidades virtuais,  e Democracia – comunicação mediática e representação política, complementaridades e confrontos.

Estes workshops terão como moderadores e relatores jornalistas profissionais reconhecidos, muitos deles também docentes de Jornalismo.

A partir das 17 horas haverá uma conferência, organizada em painel, com a presença de três convidados especiais: Muniz Sodré, jornalista e sociólogo brasileiro, docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro;  Mónica Brito-Vieira, professora de Ciência Política na Universidade de York;  e José Luís Garcia, doutorado em Ciências Sociais e investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

« ... 5  6  7  8  9  10  11  12  13  ... »
  
PESQUISA AVANÇADA
PESQUISAR POR DATA
PESQUISAR POR CATEGORIA
PESQUISAR POR PALAVRA-CHAVE

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


ver mais >
Opinião
Sejam de direita ou de esquerda, há uma verdadeira inflação de políticos no activo - ou supostamente retirados - ,  “vestidos” de comentadores residentes nas televisões, com farto proveito. Alguns deles acumulam mesmo os “plateaux” com os microfones  da rádio ou as colunas de jornais, demonstrando  uma invejável capacidade de desdobramento. O objectivo comum a todos é, naturalmente,  pastorearem...
Ao longo do último ano os jornais britânicos The Times e The Sunday Times têm desenvolvido esforços consideráveis para conseguir manter os assinantes digitais que foram angariando ao longo do tempo. A renovação das assinaturas digitais é uma das crónicas dores de cabeça que os editores de publicações enfrentam, tanto mais que estudos recentes comprovam que uma sólida base de assinantes e leitores...
“Fake news”, ontem e hoje
Francisco Sarsfield Cabral
Lançar notícias falsas sobre adversários políticos ou outros existe há séculos. Mas a internet deu às mentiras uma capacidade de difusão nunca antes vista.  Divulgar no espaço público notícias falsas (“fake news”) é hoje um problema que, com razão, preocupa muita gente. Mas não se pode considerar que este seja um problema novo. Claro que a internet e as redes sociais proporcionam...