Segunda-feira, 16 de Dezembro, 2019

  

“National Geographic” celebra 130 anos com exposição no Porto

Cultura Galeria

A National Geographic Society assinala 130 anos e, para celebrar a efeméride, vai inaugurar, este mês, uma exposição no Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto, subordinada ao tema “Um século e Tanto”.

A mostra estará patente até 19 de Julho de 2020, contando com nove secções, que darão oportunidade aos visitantes de conhecerem o passado, presente e futuro daquela organização.

A exposição incluirá, ainda, uma secção dedicada a capas de edições internacionais e nacionais da revista, que representam momentos icónicos dos últimos três séculos.

Devido ao importante papel da fotografia para a National Geographic, a mostra incluirá uma selecção de imagens organizadas por temas, entre as quaism, a “Rapariga Afegã”, uma das mais célebres capas publicadas.

Vaga de detenções de jornalistas no Egipto

Mundo Galeria

O Instituto Internacional de Imprensa (IPI) solicitou às autoridades egípcias que libertem todos os jornalistas ainda detidos na sequência de uma recente vaga de prisões, que abrangeu 21 profissionais, em todo o país, desde o início dos protestos contra o governo.

Estas detenções ocorrem aquando do surgimento de notícias que revelam que serviços do governo trabalharam com agências de informação para realizar ciberataques contra críticos do regime, o que resultou na localização dos jornalistas e na violação das suas comunicações.

Também os Repórteres Sem Fronteiras anunciaram que condenam a prisão e a tortura de uma jornalista no Cairo, uma das mais recentes vítimas desta vaga de repressão, e exigem às autoridades egípcias que ponham termo ao condicionamento dos media.

“Guerra” familiar condiciona destino do Grupo do La Repubblica

Media Galeria

Uma das famílias mais poderosas de Itália entrou em desacordo recentemente. Em causa está o futuro do GEDI – Gruppo Editoriale.

Em 2012, Carlo De Benedetti cedeu a participação maioritária e a administração do GEDI aos seus filhos.

Agora, o fundador anunciou que quer recuperar a empresa, acusando-os de incompetência na gestão do negócio.

O magnata já fez uma oferta para comprar 30% do Gruppo, com o propósito de relançar e assegurar o futuro da empresa, que detém publicações como o La Repubblica e La Stampa, vários diários regionais e, também, revistas como L'EspressoNational Geographic Italia e The Scienze.

 

Congresso sobre rádios lusófonas nos Açores

Media Galeria

O 1º Congresso Internacional de Rádios Lusófonas vai decorrer em Angra do Heroísmo, nos Açores, entre 1 e 3 de Novembro.

A iniciativa pretende reunir agentes do sector da radiodifusão da actualidade, em particular, da rádio dirigida à comunidade lusófona, com o objectivo de analisar a presente situação do sector e debater o futuro.

O Congresso contará com vários oradores, entre os quais Agostinho Teixeira, representante da Rádio Bandeirantes no projecto “Comprova”, que será o apresentador do painel “Fake News ou velhas mentiras?”.

RSF condena expulsão de jornalista sírio da Turquia

Media Galeria

A Turquia anunciou que pretende expulsar o jornalista sírio, Zidane Zenglow, de Istambul, devido à tentativa de cobrir as operações militares turcas no norte da Síria. 

O jornalista fugiu da Síria para a Turquia, local onde trabalhava para a televisão árabe Al-Arabiy.

Apesar de as autoridades terem permitido que Zenglow realizasse uma reportagem na fronteira, o jornalista diz ter recebido um telefonema para se dirigir a um centro de imprensa temporário e à chegada foi informado que a sua autorização de residência tinha sido revogada. 

O mesmo profissional foi, posteriormente, detido por ser considerado “ameaça à segurança interna e à ordem pública”.

Em comunicado, os Repórteres Sem Fronteiras conderam a decisão da Turquia, afirmando que a ordem de expulsão viola o direito de informar.

Revista "Sábado" publica edição especial sobre a queda do Muro

Media Galeria

A queda do Muro de Berlim foi um acontecimento na Europa que dominou o mundo e que pôs termo, na prática, à Guerra Fria que separava duas realidades políticas. Foi há 30 anos e essa efeméride é assinalada pela revista Sábado com uma edição especial de 92 páginas.

Sob o título “O dia em que a Europa se uniu”, aquela news magazine contextualiza a queda do Muro, ao longo de “textos de várias personalidades de relevo, com destaque para um relato na primeira pessoa assinado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que recorda os dias passados em Berlim logo após a queda do Muro”.

Jornalistas do “L’Obs” querem a mesma garantia de independência do “Monde”

Media Galeria

Os colaboradores do L’Obs pediram, através de um comunicado de imprensa, aos accionistas Xavier Niel e Matthieu Pigasse, que lhes sejam concedidas as mesmas garantias de independência do Grupo Le Monde.

No mesmo comunicado pedem o “direito de aprovação” concedido ao Pólo de Independência e referem ter manifestado por voto a vontade de integrar o Grupo Le Monde, uma vez que várias das suas missões estratégicas são conexas ao grupo.

O objectivo do semanário, além da inclusão no Pólo da Independência, é beneficiar do projecto de fundação. Para os colaboradores, apesar de fazerem parte de grupos distintos, o L’Obs e o Le Monde têm os mesmos proprietários e partilham as mesmas exigências editoriais e os mesmos valores.

A informação foi avançada num artigo do Le Monde e da AFP publicado no site do jornal.

"La Croix” aumenta oferta e edita revista semanal

Media Galeria

Dois anos depois de o grupo Bayard ter manifestado a intenção de lançar uma revista semanal com o jornal La Croix, esta chegou às bancas.

La Croix L’Hebdo não é um suplemento do jornal diário, mas substitui a edição de sábado e de domingo do jornal. 

A revista, que custa 3,80 euros, tem cerca de 60 páginas e é publicada todas as sextas-feiras, ficando disponível durante a semana nos postos de venda. Os assinantes da versão em papel do jornal passam a receber a revista no mesmo dia.

La Croix L’Hebdo procura, intencionalmente, tratar poucos assuntos, abordando-os, contudo, de uma forma mais aprofundada.

Com o lançamento da revista, o grupo Bayard pretende aumentar o número de assinantes em cerca de 15 mil e esperam alcançar uma meta de vendas de sete mil unidades por semana.

A jornalista Chloé Woitier escreveu sobre o lançamento da revista num artigo publicado no site do jornal Le Figaro.

« ... 4  5  6  7  8  9  10  11  12  ... »
  
PESQUISA AVANÇADA
PESQUISAR POR DATA
PESQUISAR POR CATEGORIA
PESQUISAR POR PALAVRA-CHAVE

O Clube

Este site do Clube, lançado em Novembro de 2016, e com  actividade regular desde então, tem-se afirmado tanto como roteiro do que acontece de novo na paisagem mediática, como ainda no aprofundamento do debate sobre as questões mais relevantes do jornalismo, além do acompanhamento e divulgação das iniciativas do CPI.

O resultado deste esforço tem sido notório, com a fixação de um crescente número de visitantes, oriundos de uma alargada panóplia de países, com relevo para os de língua portuguesa, facto que é muito estimulante e encorajador. 


ver mais >
Opinião
Apoiar a comunicação social
Francisco Sarsfield Cabral
O Presidente da República voltou a falar na necessidade de o Estado tomar medidas de apoio à comunicação social. Marcelo Rebelo de Sousa discursava na apresentação de um programa do “Público” para dar a estudantes universitários acesso gratuito a assinaturas daquele jornal, com o apoio de entidades privadas que pagam metade dos custos envolvidos. O Presidente entende, e bem, que o Estado tem responsabilidades neste campo e...
A “tabloidizacão” dos media portugueses parece imparável, com as televisões na dianteira, privadas e pública, sejam os canais generalistas ou temáticos. A obsessão pelos “casos” que puxem ao drama, ao pasmo ou à lágrima, tomou conta dos telejornais e da Imprensa. A frenética disputa das audiências nas TVs e a queda continuada das vendas nos jornais são, normalmente, apontadas...
Ainda a nova legislatura não começou e já surgiu o primeiro caso político em torno da RTP. Infelizmente foi causado pelo comportamento recente da Direcção de Informação da estação em relação a um dos programas dessa área com maior audiência, o “Sexta às 9”, de Sandra Felgueiras, que regularmente apresenta investigações sobre casos da actualidade nacional.   O...