Quarta-feira, 19 de Junho, 2019

O historiador Rui Ramos é convidado no ciclo de jantares-debate

O Clube Galeria

Está confirmado para 28 de Junho o próximo jantar-debate promovido pelo Clube Português de Imprensa, em parceria com o Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário, subordinado ao tema “Que Portugal queremos ser, que Portugal vamos ter?, tendo o historiador Rui Ramos como orador convidado.

Polémico e frontal, é um dos mais activos protagonistas de uma nova geração que se tem afirmado pela qualidade da sua intervenção no espaço público, sem concessões a tendências seguidas como moda e avesso, por natureza, ao politicamente correcto.

De acordo com a sua biografia pública, Rui Manuel Monteiro Lopes Ramos nasceu em Torres Vedras, em 1962,  e licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1985, onde teve uma breve passagem como assistente estagiário.  

Juri do Prémio Helena Vaz da Silva reúne em Junho

O Clube

O CNC – Centro Nacional de Cultura,  o Clube Português de Imprensa e a Europa Nostra voltam a instituir este ano o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural.

O Prémio é atribuído a uma personalidade europeia que, ao longo da sua carreira, se tenha distinguido pela sua actividade de divulgação, defesa e promoção do Património Cultural Europeu, nomeadamente,  através de obras literárias, peças jornalísticas, artigos, crónicas, fotos, séries documentais, filmes e programas de rádio e/ou de televisão publicados ou emitidos nos diversos media.

Um Presidente fundador do CPI

O Clube Galeria

Formalizado em 1980, o Clube Português de Imprensa tem entre os seus fundadores o  novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. São dele, aliás, os Estatutos pelos quais esta Associação  ainda hoje se rege.
Marcelo Rebelo de Sousa integrou o Conselho Directivo do Clube nos primeiro Corpos Sociais eleitos, ao lado de   Dinis de Abreu, Carlos Barbosa, Nuno Rocha,  e Diogo Pires Aurélio. 

Um compromisso do Clube

O Clube

Este site do Clube Português de Imprensa (CPI), lançado em Novembro, alcançou já um reconfortante acolhimento, a julgar pelo número de visitas registadas desde o seu aparecimento.

Um dos aspectos mais estimulantes para este nosso trabalho é verificar que há uma crescente fidelização, a par de uma elevada percentagem de novos contactos.

Assembleia Geral do CPI aprova Contas e elege novos Corpos Sociais

O Clube

Realizou-se a 22 de Dezembro a Assembleia Geral do CPI – Clube Português de Imprensa, que aprovou o Relatório e Contas referente a 2014 e elegeu os Corpos Sociais para o próximo triénio. 

UM PASSO PROMETIDO

O Clube

Clube Português de Imprensa dá um passo há muito prometido ao concretizar este site. O projecto integra-se no elenco de iniciativas visando reforçar a visibilidade do CPI, uma Associação com um histórico de quase quatro décadas, cuja acta fundacional conta com nomes relevantes ligados ao jornalismo e às empresas de Comunicação Social, alguns já desaparecidos, mas que continuam na nossa memória colectiva.

Novas aquisições da Altice Media podem chegar a Portugal

O Clube Galeria

O Grupo Altice Media, que está neste momento empenhado num esforço de aquisição de vários meios de comunicação social em França, pode estender a Portugal  -  onde já é proprietário da Meo  - os seus projectos de expansão.

Rádio Renascença consegue a maioria dos Prémios de Ciberjornalismo 2015

O Clube Galeria

Na oitava edição dos Prémios de Ciberjornalismo, promovida pelo Observatório de Ciberjornalismo (ObCiber) da Universidade do Porto, a Rádio Renascença sagrou-se como a grande vencedora, com três galardões conquistados em cinco possíveis.

1  2  3  4  
  
PESQUISA AVANÇADA
PESQUISAR POR DATA
PESQUISAR POR CATEGORIA
PESQUISAR POR PALAVRA-CHAVE

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


ver mais >
Opinião
Sejam de direita ou de esquerda, há uma verdadeira inflação de políticos no activo - ou supostamente retirados - ,  “vestidos” de comentadores residentes nas televisões, com farto proveito. Alguns deles acumulam mesmo os “plateaux” com os microfones  da rádio ou as colunas de jornais, demonstrando  uma invejável capacidade de desdobramento. O objectivo comum a todos é, naturalmente,  pastorearem...
Ao longo do último ano os jornais britânicos The Times e The Sunday Times têm desenvolvido esforços consideráveis para conseguir manter os assinantes digitais que foram angariando ao longo do tempo. A renovação das assinaturas digitais é uma das crónicas dores de cabeça que os editores de publicações enfrentam, tanto mais que estudos recentes comprovam que uma sólida base de assinantes e leitores...
“Fake news”, ontem e hoje
Francisco Sarsfield Cabral
Lançar notícias falsas sobre adversários políticos ou outros existe há séculos. Mas a internet deu às mentiras uma capacidade de difusão nunca antes vista.  Divulgar no espaço público notícias falsas (“fake news”) é hoje um problema que, com razão, preocupa muita gente. Mas não se pode considerar que este seja um problema novo. Claro que a internet e as redes sociais proporcionam...