Quarta-feira, 19 de Junho, 2019

  

Facebook abre aos editores o suporte de assinaturas

Media Galeria

O Facebook anunciou o alargamento do suporte de assinaturas em Instant Articles aos editores dos media qualificados, depois de um ano e meio de testes em quatro dezenas de meios de comunicação. Em comunicado agora divulgado, a plataforma declara que esta nova ferramenta “vai permitir aos editores definir formas inovadoras de rentabilizar os seus conteúdos”, seja na base do modelo vinculado a um número específico de artigos por mês, seja num modelo freemium, que deixa alguns artigos disponíveis e outros bloqueados.

A referida rede afirma que o sistema de assinaturas no Instant Articles dá aos editores “controlo completo da sua relação com os leitores”. Isto porque as transações relacionadas com as assinaturas são feitas nos websites das próprias publicações, incluindo as datas de utilização, o preço e os pagamentos.

Dos “Like “ao “Amén” no dia Mundial das Comunicações

Efeméride Galeria

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, lançado há 53 anos, e que voltou a comemorar-se, é uma data se reveste de particular significado para a Igreja Católica.

Sob o lema “Somos membros uns dos outros: das comunidades de redes sociais à comunidade humana”, a Igreja propôs-se uma reflexão alargada para restituir à comunicação uma perspectiva ampla, baseada na pessoa, enfatizando o valor da interação, entendida sempre como diálogo e oportunidade de encontro com o outro.

Na mensagem divulgada na oportunidade, o Papa Francisco abordou algumas realidades que se manifestam negativamente no ambiente digital, tais como a exposição à desinformação e à distorção consciente e pilotada dos factos e relações interpessoais; o uso manipulador dos dados pessoais; o cyberbullyng no meio adolescente; a identidade nas comunidades digitais, fundada na contraposição do outro; e a realidade do isolamento, apontada como motivadora para existência dos "jovens eremitas sociais".

Observador distinguido com o “Prémio Imprensa e Digital Media”

Media Galeria

O Jornal digital Observador foi distinguido pela revista Marketeer com o Prémio na categoria “Imprensa e Digital — Media”, em 2019. Outros vencedores, na área dos media foram a SIC e a Rádio Comercial.

Os Prémios, organizados pela revista especializada Marketeer, distinguem as marcas em Portugal em 34 categorias, designadamente na área dos meios de comunicação social.

A rejeição dos Media no Festival Internacional de Jornalismo

Mundo Galeria

Um dos sete grandes temas propostos no Festival Internacional de Jornalismo 2019, organizado pelo Grupo Le Monde em Couthures, nas margens do rio Garonne, em meados de Julho próximo, é o da rejeição dos media e dos jornalistas, aspecto incontornável do movimento dos “coletes amarelos”. E para entrar de frente na questão, logo a seguir à sessão de abertura, na manhã de sexta 12, a grande-repórter Florence Aubenas e o fotojornalista Edouard Elias, que fizeram para Le Monde a reportagem das grandes manifestações de Dezembro de 2018, vão partilhar a mesa de debate com quatro gilets jaunes da região de Marmande.

Entre outros jornalistas que conheceram a agressividade nas ruas de Paris, Céline Pigalle, chefe da redacção da BFM-TV, um canal de televisão particularmente visado, o historiador Alexis Lévrier e as deputadas Aurore Bergé e Clémentine Autain serão participantes nesta reflexão colectiva sobre as causas e as consequências desta contestação.

O Festival Internacional de Jornalismo, agora na sua quarta edição, decorre durante todo esse fim-de-semana, de 12 a 14 de Julho.

“O Corvo” de Lisboa fechou as asas...

Media Galeria

Seis anos exactos foi o tempo de vida do jornal digital O Corvo, dedicado à cidade de Lisboa, mas que nem mesmo assim conseguiu suportar o “sufoco financeiro” em que tem vivido.

“Lutámos, lutámos, lutámos, mas não foi possível manter o projecto”  - contou ao Público o director da publicação, Samuel Alemão, que a fundou  com mais dois antigos jornalistas do mesmo diário, Fernanda Ribeiro e Francisco Neves.

“O fim chega por não termos conseguido encontrar forma de garantir a sustentabilidade financeira indispensável à continuidade do jornal. Apesar dos esforços desenvolvidos desde o início do projecto, a 1 de Março de 2013, e com especial vigor nos últimos dois anos, após o renovado impulso nascido de uma reconfiguração do capital da empresa, esgotámos a capacidade para continuar a fazer jornalismo independente”  -  diz o texto de despedida.

Prémios APM de Jornalismo completam 80 anos

Media Galeria

Foram atribuídos os Prémios APM de Jornalismo referentes aos trabalhos publicados em 2018, distinguindo Mariano Guindal, de La Vanguardia e da Agência Colpisa,  Javier Chicote, do diário ABC,  María José Escalera, da Telemadrid,  e Blanca Pou, da delegação balear da Agência Europa Press.

O júri que procedeu a esta escolha é constituído pela Junta Directiva da APM – Asociación de la Prensa de Madrid, com a qual mantemos um acordo de parceria. O acto de entrega dos Prémios será a 20 de Junho, no Pavilhão dos Jardins de Cecilio Rodríguez, no Parque de El Retiro, em Madrid.

Os Prémios APM de Jornalismo celebram, este ano, a sua 80ª edição.

"Conteúdo patrocinado" não pode ser feito por jornalistas

Media Galeria

A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista declara, na sequência de pedidos de informação que lhe foram dirigidos, ter conhecimento da “pressão a que muitos jornalistas, com carteira profissional, estão a ser sujeitos a produzir conteúdos patrocinados na forma de notícias, reportagens, entrevistas e outros géneros jornalísticos”.

Em comunicado intitulado “Recomendação sobre conteúdos patrocinados”, a CCPJ esclarece que o “jornalismo patrocinado” é expressamente proibido pelo Estatuto do Jornalista e que o jornalista que participe na sua concepção ou apresentação incorre  numa contraordenação “punível com coima”, podendo ainda ser objecto de “interdição do exercício da profissão por um período máximo de 12 meses, tendo em conta a sua gravidade e a culpa do agente”.

Lançamento da Rádio Observador aguarda "visto" da ERC

Media Galeria

A Rádio Observador, que estava prometida para a festa do quinto aniversário do referido jornal online, realizada a 22 de Maio, não foi ainda apresentada em funcionamento. Segundo uma pequena notícia na edição do dia seguinte, inserida no contexto da entrevista com o Presidente, “vai começar a emitir em breve e promete complementar o melhor do Observador num novo meio de comunicação”.

O ponto alto da festa foi a presença e intervenção do Presidente da República, que respondeu a perguntas dos leitores premium do jornal, seleccionadas internamente e colocadas a Marcelo Rebelo de Sousa pelo publisher do Observador, José Manuel Fernandes.

1  2  3  4  5  6  7  8  9  ... »
  
PESQUISA AVANÇADA
PESQUISAR POR DATA
PESQUISAR POR CATEGORIA
PESQUISAR POR PALAVRA-CHAVE

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


ver mais >
Opinião
Sejam de direita ou de esquerda, há uma verdadeira inflação de políticos no activo - ou supostamente retirados - ,  “vestidos” de comentadores residentes nas televisões, com farto proveito. Alguns deles acumulam mesmo os “plateaux” com os microfones  da rádio ou as colunas de jornais, demonstrando  uma invejável capacidade de desdobramento. O objectivo comum a todos é, naturalmente,  pastorearem...
Ao longo do último ano os jornais britânicos The Times e The Sunday Times têm desenvolvido esforços consideráveis para conseguir manter os assinantes digitais que foram angariando ao longo do tempo. A renovação das assinaturas digitais é uma das crónicas dores de cabeça que os editores de publicações enfrentam, tanto mais que estudos recentes comprovam que uma sólida base de assinantes e leitores...
“Fake news”, ontem e hoje
Francisco Sarsfield Cabral
Lançar notícias falsas sobre adversários políticos ou outros existe há séculos. Mas a internet deu às mentiras uma capacidade de difusão nunca antes vista.  Divulgar no espaço público notícias falsas (“fake news”) é hoje um problema que, com razão, preocupa muita gente. Mas não se pode considerar que este seja um problema novo. Claro que a internet e as redes sociais proporcionam...