Cidadão francês, Yann Arthuis-Bertrand tem uma carreira de mais de 40 anos como fotojornalista, realizador cinematográfico e ambientalista. O seu livro “A Terra vista do céu”, do qual fez em 2004 um documentário com o mesmo nome, é um best-seller mundial.

O texto sobre o presente álbum, que aqui citamos da APM – Asociación de la Prensa de Madrid  - com a qual mantemos um acordo de parceria -  conta que ele “percorre o mundo para exaltar a beleza, provocar o espanto e transmitir o desejo de amar e proteger o nosso planeta; envolveu-se num projecto faraónico: retratar a Humanidade com um olhar diferente e bondoso sobre os indivíduos que a compõem”.

 

O álbum inclui textos inéditos de nomes famosos de naturalistas, ecologistas e especialistas sobre as questões da alimentação no mundo.

Um tema também presente nesta edição é o problema actualíssimo de uma Informação posta em causa pelas fake news:

 

“Como distinguir o que é verdadeiro do falso? De que modo se organizam os jornalistas e os media para desmontar as mentiras e devolver aos factos o seu valor informativo? Como limpar a Internet, garantindo a fiabilidade e objectividade dos algoritmos?”

 

“Por seu lado, Rick Arthur, director da revista Harper’s Magazine, redige uma fina análise sobre as peripécias dos media nos EUA, perante o ‘circo Trump’.”

 

 
O artigo citado, na APM, e algumas das fotos presentes no álbum