Segunda-feira, 16 de Setembro, 2019

  

FAPE condena agressões de jornalistas em Barcelona

Media Galeria

A Federação de Associações de Jornalistas de Espanha (FAPE), e a Academia de Ciências e Artes da Televisão, condenaram as agressões sofridas pelas jornalistas Ángela García Romero, da RTVE, Diana Mata, da Antena 3 e dos respectivos repórteres de imagem que as acompanhavam durante a cobertura da manifestação pró-independência, no Dia Nacional da Catalunha em Barcelona.

“A agressão é um ataque intolerável à liberdade de expressão e informação, pilares fundamentais da democracia”, afirma a FAPE, que defende o direito dos jornalistas de informar livremente em todas as circunstâncias e lugares.

Jornalistas e leitores do “Monde” unem-se em defesa do jornal

Media Galeria

Os membros da Le Monde Society, que integra  o Polo de Independência do Grupo, publicaram um apelo aos leitores, na sequência  do  texto publicado há dias pela equipa editorial.

Afirma-se  no documento que o Le Monde foi construído e desenvolvido graças a uma gestão única,  que reúne todas as partes interessadas - accionistas maioritários e o Pólo de Independência, funcionários, fundadores e leitores.

De cada vez que a independência foi ameaçada, a Sociedade dos Leitores do Le Monde, que reúne mais de 10 mil inscritos, mobilizou-se para defender os valores que garantem a qualidade da informação -  rigor, confiabilidade e profissionalismo.

“Sites” noticiosos argelinos bloqueados ou condicionados

Media Galeria

Há várias semanas que os sites noticiosos argelinos estão a ficar inacessíveis no país, sem motivo oficial à vista, conforme noticia o jornal Le Monde.

Em 12 de Junho, o co-fundador do site de notícias Tout sur l'Algérie(TSA) , recebeu um telefonema de um irmão e sócio, que o informava sobre uma queda abrupta do número de visitas ao site. Inesperadamente, após a detenção do ex-primeiro ministro, Ahmed Ouyahia, o tráfego caíra, inopinadamente, de sete mil visitas caíram para três mil.

O responsável técnico do site sentiu imediatamente que essa quebra não era acidental. A TSA já tinha sido vítima de uma ocorrência semelhante, em Outubro de 2017, quando os dois irmãos confirmaram o bloqueio do site na Argélia, que origina cerca de 70% do seu tráfego.

Então, o primeiro ministro e o departamento de Comunicação rejeitaram qualquer responsabilidade. Desta vez, porém, ninguém reagiu.

O “Daily Telegraph” caricaturado como “Daily Boris"

Media Galeria

Historicamente considerado um jornal do regime, o Daily Telegraph está agora a radicalizar-se à imagem do partido Conservador e a transformar-se, no “jornal de Boris Jonhson”, afirma Jane Martinson, num artigo publicado no The Guardian.

O Daily Telegraph, tem sido um apoiante entusiasta do actual primeiro ministro britânico. Apesar de Boris Jonhson, assistir à deserção de deputados do seu partido, incluindo a do seu próprio irmão, e ter perdido virtualmente a maioria parlamentar e de, até ao momento, não ter conseguido ver aprovada no parlamento uma única moção, o editor do Telegraph enviou um e-mail aos assinantes com a manchete: "É realmente tão sombrio para Boris?".

Depois do apoio incondicional ao ex-colunista tornado primeiro-ministro, não constitui surpresa o facto de o jornal não se arrepender desse enfeudamento, face ao comportamento de Boris e de alguns “pesos pesados” dos conservadores, como Kenneth Clarke.

Faleceu Gustavo Moura, histórico director do “Açoriano Oriental”

Media Galeria

Antigo diretor do jornal “Açoriano Oriental”, o jornalista Gustavo Moura faleceu  aos 85 anos,  em Ponta Delgada. Era um histórico do jornalismo açoriano,  independente de feitio e rigoroso na palavra, juntando a essas características a de ser um apaixonado pela região e pela autonomia.

Para o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que  lamentou  o desaparecimento do histórico jornalista,   este  foi "uma referência para o Jornalismo da Região Autónoma”, enquanto o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, o considerou como inspirador de  "várias gerações de jornalistas".

Canal noticioso independente de TV fecha na Colômbia

Media Galeria

O programa, Noticias Uno, era emitido há 28 anos. A Fundação Gabo dá conta de que o conselho de administração do Channel One, através do qual era transmitido aos fins de semana, tomou a decisão de encerrar o Noticias Uno, a partir de 2020, devido à escassa receita publicitária.

Não foi um ano fácil para o jornalismo colombiano. Após as demissões em massa nos grandes meios de comunicação tradicionais do país, como o jornal El Tiempo e a Revista Semana, é agora anunciado o fim do noticiário televisivo, Noticias Uno.

Um programa  que ficou conhecido por descobrir e divulgar escândalos políticos, procurou mostrar-se,  nas suas quase três décadas de existência, como uma alternativa de imprensa independente. No entanto, o Channel One, tomou a decisão de  encerrá-lo.

Cofina disponível para adquirir a “TVI”

Media Galeria

Para garantir que nenhuma das entidades se oporá às negociações com a Prisa, o CEO da Cofina, Paulo Fernandes, esteve reunido informalmente com o primeiro-ministro, com a Autoridade da Concorrência (AdC) e com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), antes de oficializar o interesse na compra da Media Capital.

A operação passa, segundo relata o semanário “Sol”, por um prévio aumento de capital do Grupo Cofina, permitindo a entrada de novos investidores que viabilizem o financiamento do negócio. Um dos possíveis novos accionistas poderá ser, a TV Record, conotada com a Igreja Universal do Reino de Deus

“Le Monde” investe em serviços de “podcast”

Media Galeria

Com presença já assinalável em formatos visuais, graças às suas ofertas no Snapchat e no YouTube, o Le Monde está agora a voltar-se para o áudio. Criou os três primeiros podcasts, em áreas que vão desde a investigação política até à vida íntima.

Ao adaptar-se a formas de narrativa das novas plataformas de divulgação de informação, o jornal francês dá início a este novo serviço com três trabalhos: “Sept ans de trahisons”, “Le Goût de M” e “S’aimer comme on se quite”.

O primeiro podcast, “Sept ans de trahisons”, trata das fracturas internas do Partido Socialista. O trabalho já tinha sido publicado no site do Le Monde e está agora, a ser emitido em 5 módulos de 10 minutos, no Lemonde.fr e no Spotify.

1  2  3  4  5  6  7  8  9  ... »
PESQUISA AVANÇADA
PESQUISAR POR DATA
PESQUISAR POR CATEGORIA
PESQUISAR POR PALAVRA-CHAVE

O Clube


Retomamos este site do Clube num ambiente depressivo para os media portugueses. Os dados da APCT  que inserimos noutro espaço, relativos ao primeiro semestre do ano, confirmam uma tendência decrescente da circulação impressa, afectando a quase totalidade dos jornais.

Pior: na maior parte dos casos a subscrição digital está longe de compensar essas perdas, havendo ainda situações em vias de um desfecho crítico.


ver mais >
Opinião
O chamado “jornalismo de causas “  voltou a estar na moda. E sobram os temas:  a “emergência climática”,   assumida por António Guterres enquanto secretário geral da ONU,  numa capa caricata da “Time”;  o “feito” de uma adolescente nórdica,   que atravessou o Atlântico num veleiro de luxo -  a pretexto de assim  reduzir o impacto ambiental -, para participar...
As limitações do nosso jornalismo
Francisco Sarsfield Cabral
J.-M. Nobre-Correia, professor emérito de Informação e Comunicação da Universidade Livre de Bruxelas, escreveu no “Público” um artigo bastante crítico da qualidade do actual jornalismo português. Em carta ao director, uma leitora deste jornal aplaudiu esse artigo, dizendo nomeadamente: “Os problemas, com que se defrontam no dia-a-dia os cidadãos, não são investigados, em detrimento de...
Uma das coisas em que a informação sobre o mercado publicitário português peca é na análise das contas que são ganhas pelas agências de meios aqui em Portugal. Volta e meia vejo notícias do género a marca X decidiu atribuir a sua conta de publicidade em Portugal à agência Y. Quando se vai a ver, o que aconteceu é que a marca internacional X decidiu num qualquer escritório em Londres, Paris ou Berlim,...