null, 24 de Março, 2019

  

Google financia projectos digitais em jornais portugueses

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Seis projectos de desenvolvimento de jornalismo digital foram aceites, em Portugal, como destinatários da última ronda de financiamento da Digital News Initiative da Google, que lhes atribui um total de 546 mil euros.

As maiores verbas contemplam dois projectos considerados de média dimensão: 200 mil euros para o Easy2B, do jornal Região de Leiria, descrito como “uma plataforma digital de monetização inteligente e de fácil utilização que combina os interesses dos publisher de media locais e os pequenos negócios locais”;  e perto de 147 mil euros para o Fórum Público, uma plataforma de debate que "inclui conversação online em tempo real entre utilizadores e jornalistas".

Nova revista francesa de reflexão literária e histórica

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Nasceu em França uma nova revista trimestral, de formato grande, 196 páginas preenchidas com textos longos sobre temas sérios. O seu título, Zadig, foi tomado de uma personagem de Voltaire. O primeiro número tem na capa “Reparar a França”, sobre a imagem de uma espécie de passadeira de desenrolar, semelhante a um jardim clássico francês. O título do “número zero” era  - “Onde vais tu, França?”

Fundada por Eric Fottorino, antigo director de Le Monde  - que já em 2014 tinha lançado Le Un, um semanário de formato “impossível de abrir nos transportes colectivos em hora de ponta” -  a nova revista “tem um ar de família com a America (não só pela periodicidade como pela espessura), mas parece-se mais com o irmão mais velho (Le Un) pelo modo de reunir os valores seguros”.

Este primeiro número contém uma entrevista com a historiadora Mona Ozouf, um texto do medievalista Patrick Boucheron e outro da romancista Maykis de Kerangal sobre a sua cidade natal, Le Havre.

Director do "Expresso" afasta-se após perder apoio da redacção

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Pedro Santos Guerreiro deixa de ser o director do Expresso, por decisão tomada entra a administração do Grupo Impresa e o próprio. O director-geral de Informação da Impresa, Ricardo Costa, assume a direcção do Expresso de forma “interina e temporária”.

A notícia vem na sequência do pedido de demissão formulado por Vítor Matos, editor de Política daquele semanário, que contestou o facto de uma recente edição da newsletter  ter aparecido assinada por si, quando  - por esquecimento seu -  tivera de ser redigida por outros elementos da redacção.  

Segundo o Público, que aqui citamos, Pedro Santos Guerreiro disse que “não foi esse episódio que motivou a sua saída”, mas que quis abandonar o cargo porque “deixou de sentir o apoio da redacção”.

O Observador  acrescenta que, segundo fonte oficial da Impresa, os restantes elementos da direcção  - Martim Silva, director-executivo, João Vieira Pereira e Miguel Cadete, diectores-adjuntos, e Marco Grieco, director de arte -  não caem por inerência com o director demitido. "Haverá uma reconfiguração, desde logo com Ricardo Costa como director interino, mas os restantes elementos da equipa deverão permanecer em funções."

AECJ promove debate sobre Media, Populismos e Democracia

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Jornalistas e estudantes de jornalismo vão participar numa jornada de reflexão e debate sobre “Media, Populismos e Democracia”, promovida pela AECJ – Associação de Estudos Comunicação e Jornalismo, a realizar no dia 2 de Abril, na Casa da Imprensa.

Durante a manhã haverá três workshops, sobre Media – concentração, tabloidização e serviço público,  Redes Sociais – fake news e comunidades virtuais,  e Democracia – comunicação mediática e representação política, complementaridades e confrontos.

Estes workshops terão como moderadores e relatores jornalistas profissionais reconhecidos, muitos deles também docentes de Jornalismo.

A partir das 17 horas haverá uma conferência, organizada em painel, com a presença de três convidados especiais: Muniz Sodré, jornalista e sociólogo brasileiro, docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro;  Mónica Brito-Vieira, professora de Ciência Política na Universidade de York;  e José Luís Garcia, doutorado em Ciências Sociais e investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

A 21st Century Fox adquirida de vez pela Walt Disney

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A Walt Disney fechou, finalmente, a compra da 21st Century Fox, por 71,3 mil milhões de dólares (cerca de 61,5 mil milhões de euros). O negócio foi concluído pouco depois da meia-noite de 20 de Março, segundo o horário em Nova Iorque. “A fusão, que prevê uma enorme transformação na indústria do entretenimento, aguardava a aprovação de vários reguladores para se tornar efectiva, depois de accionistas dos dois grupos terem chegado a acordo, em Julho do ano passado.”

Segundo a notícia que citamos, do Jornal de Negócios, “a Disney assumirá o controlo, entre outros, do estúdio de cinema 20th Century Fox, dos canais FX e National Geographic, e ainda 30% do serviço de assinatura Hulu”. O diário The Guardian menciona também a grande estação de televisão indiana Star India.

A Disney promete aos seus accionistas uma poupança de dois mil milhões de dólares até 2021, mas há estimativas de demissões que “poderão afectar quatro mil trabalhadores”. Com esta aquisição, a empresa “absorve 15.400 trabalhadores da 20th Century Fox”.

FEJ apela ao reforço do pluralismo dos "Media" europeus

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Tendo como horizonte a proximidade das eleições para o Parlamento Europeu, a Federação Europeia de Jornalistas divulgou o texto de um Manifesto em que apela a todos os candidatos para que se empenhem no “relançamento de meios de comunicação livres e pluralistas na Europa, tão urgentes numa era de desinformação e perda de confiança nas instituições da União Europeia”.

Estas eleições “chegam num ponto de viragem para a União Europeia, que precisa urgentemente de se religar com os seus cidadãos e representar os seus interesses; desejamos uma União Europeia voltada para o futuro, em que não tenham importância apenas a economia e o crescimento, mas onde sejam tomadas acções concretas para garantir o direito dos cidadãos ao conhecimento”.

“Nos anos recentes, os jornalistas têm visto diminuir os seus direitos laborais, deteriorarem-se as suas condições de trabalho, decair a qualidade do jornalismo e perder-se a confiança do público nos media. Também têm crescido na Europa várias formas de (auto)censura, em consequência de pressões políticas e económicas. Os jornalistas tornaram-se as primeiras vítimas destas ameaças.”

UE activa sistema de alerta rápido contra "fake news"

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O Sistema de Alerta Rápido que permite sinalizar em tempo real campanhas de desinformação na União Europeia (UE), é lançado esta semana, e vai permitir a coordenação dos estados membros em matéria de fakenews, antes das eleições europeias que terão lugar no próximo mês de Maio.

De acordo o Correio da Manhã, a medida do plano de acção desenhado pela EU para combater as fakenews tem como objectivo "reforçar a coordenação, análise e respostas conjuntas à desinformação através da criação de uma plataforma digital que coloca em contacto os 28 Estados-Membros da UE e instituições da UE, trabalhando em estreita cooperação com a Rede Europeia de Cooperação Eleitoral”.

Sede histórica do JN no Porto muda de mãos como a do DN

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A Global Media vendeu o histórico edifício-sede do Jornal de Notícias a um grupo macaense, Authentic Empathy, por 9,5 milhões de euros. Este accionista chinês já detém 30% da Global Media. Segundo notícia do Correio da Manhã, "a escritura de compra de Março de 2018 revela que a Global Media vendeu o activo à Authentic Empathy - Unipessoal, administrada por Lei Ka Kei e David Siu, gerentes da Burgosublime, cuja empresa-mãe é a sucursal portuguesa da KNJ. A escritura indica ainda que o destino da histórica redação do JN é "a revenda": os gerentes da KNJ aceitam "a presente venda nos termos exarados, e que a mesma destina o prédio ora adquirido a revenda." 

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O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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Opinião
A realidade choca. Um trabalho de investigação jornalística, publicado no Expresso,  apurou que Portugal tem 95 políticos a comentar nos media. É algo absolutamente inédito em qualquer parte do mundo, da Europa aos EUA. Nalguma coisa teríamos de ser inovadores, infelizmente, da pior maneira. É um “assalto”, que condiciona a opinião pública e constitui um simulacro de pluralismo, já que  o elenco...
Augusto Cid, uma obra quase monumental
António Gomes de Almeida
Com o falecimento de Augusto Cid, desaparece um dos mais conhecidos desenhadores de Humor portugueses, com uma obra que pode considerar-se quase monumental. Desenhou milhares de cartoons, fez livros, e até teve a suprema honra de ver parte da sua obra apreendida – depois do 25 de Abril (!) – e tornou-se conhecido, entre outras, por estas duas razões: pelas piadas sibilinas lançadas contra o general Ramalho Eanes, e por fazer parte do combativo grupo das...
Uma edição fraca
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Já se sabe que a revista “Monocle” é uma grande utilizadora criativa do conceito de conteúdos patrocinados, frequentemente dissimulados de forma editorial elegante e sedutora. O grafismo da revista continua contemporâneo, apesar de não ter tido muitas evoluções desde que foi lançada em 2007. Em contrapartida, o espaço ocupado por conteúdos patrocinados tem vindo sempre a aumentar, por vezes demais, até se...
Duas atitudes face ao jornalismo
Francisco Sarsfield Cabral
No recente encontro em Roma, no Vaticano, sobre o dramático caso dos abusos sexuais por elementos do clero católico, a vários níveis, ouviram-se vozes agradecendo a jornalistas que investigaram e divulgaram abusos. É uma justa atitude.  Dir-se-á que alguns jornalistas terão procurado o escândalo e, também, denegrir a imagem da Igreja. Talvez. Mas o verdadeiro escândalo é que padres, bispos e cardeais, em vez de...
Jornalismo a meia-haste
Graça Franco
Atropelados pela ditadura do entretenimento, podemos enquanto “informadores” desde já colocar a bandeira a meia-haste. O jornalismo não está a morrer. Está a cometer suicídio em direto. Temi que algum jornalista se oferecesse para partilhar a cadeia com Armando Vara, só para ver como este se sentia “já lá dentro”. A porta ia-se fechando, em câmara lenta, e o enxame de microfones não largava a presa. O...