Sexta-feira, 21 de Fevereiro, 2020

  

Governo espanhol demite presidente da EFE

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O governo espanhol destituiu Fernando Garea do cargo de presidente da agência EFE, segundo informações adiantadas pelo“El País”.  A decisão foi justificada com a necessidade de renovação dos recursos humanos nas empresas públicas.

Garea, que tomou posse em Julho de 2018, após a chegada de Pedro Sánchez à Moncloa, enviou uma carta aos trabalhadores da agência, a comunicar a decisão do executivo. Na missiva de despedida, Garea enfatizou que "a EFE é propriedade da sociedade como um todo" e que  "uma agência noticiosa pública não é uma agência noticiosa do governo, nem mesmo uma agência oficial".

Garea destacou, também, o apoio que recebeu de todos os partidos políticos, enquanto presidente da agência: "Em 2018 pedi apoio expresso de todos os partidos para a minha nomeação e consegui-o. Meses depois, consegui que todos assinassem um documento, comprometendo-se a promover a eleição parlamentar dos presidentes da EFE”.


Cofina prepara operação de compra da Media Capital

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A Cofina prepara a aquisição da Media Capital. Para se financiar, a empresa, que detém o “Correio da Manhã” e a CMTV, vai fazer um aumento de capital na ordem dos 85 milhões de euros, aberto a actuais e a novos accionistas, entre os quais Mário Ferreira, empresário da Douro Azul.  Ferreira deverá tornar-se o segundo maior accionista do Grupo, ao investir 20 milhões, segundo o jornal “Expresso”.

A operação requer, no entanto, ainda mais investimento, que deverá ser conseguido através de um financiamento junto do Banco Santander Totta e do Société Générale

Ainda assim, faltará refinanciar as dívidas dos dois Grupos. No final de Setembro, os empréstimos obtidos pela Cofina ascendiam a 52 milhões, enquanto os da Media Capital estavam se aproximavam dos 75 milhões.


Novas funcionalidades implementadas pela Movistar+

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A operadora espanhola Movistar continua a trabalhar para melhorar a sua plataforma de televisão e para a consolidar enquanto líder na Europa, ao oferecer aos seus clientes uma experiência única no mercado. A Movistar + é já uma referência em Espanha, graças a tecnologia de ponta e a funcionalidades ergonómicas e intuitivas. Os mais de quatro milhões de famílias que subscrevem o serviço da operadora têm acesso a gravações automáticas e “on demand”, bem com às funcionalidades “See from the Start” e “ Live Control”. Os assinantes têm, ainda, a possibilidade de ver dois programas ao mesmo tempo, em ecrã dividido, o que é, particularmente, popular entre aqueles que acompanham campeonatos desportivos. Além disso, os utilizadores podem, agora, interagir com o serviço de televisão através de um comando de voz, que facilita acções como a sintonização de canais ou a procura de programas.

"Spotify" muda de figura e concorre com a "Apple"...

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O Spotify tem reunido esforços para se tornar a principal plataforma de “podcasts”, e ultrapassar a Apple. Para o efeito, a empresa sueca tornou os “podcasts” mais centrais no interior da aplicação e assinou acordos exclusivos com empresas de produção, num investimento na ordem dos 400 milhões de dólares.

Um estudo da rede alemã de “podcasts”, zebra-audio.net, mostra que as apostas do Spotify estão, de facto, a surtir efeito. De acordo com os dados da investigação, em Janeiro de 2019, os “podcasts” da Apple representavam 45% de todos os episódios transmitidos  na Alemanha. O Spotify estava bem atrás, com uma taxa de 20%. Em Dezembro, porém, a pontuação das plataformas aproximou-se; a Apple ficou-se pelos 36%, e o Spotify chegou aos 34%.

Segundo especialistas, o sucesso da plataforma prende-se com o facto desta apostar na visibilidade dos “podcasts”, ao recomendar programas que vão ao encontro dos interesses dos seus subscritores.


Agência desenvolve “ecossistema” para jornalismo sustentável

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À medida que os jornais diários e semanais locais diminuem, as redacções americanas, vão encontrando novas formas de trabalhar em conjunto. A sobrevivência do jornalismo depende, em grande parte, da colaboração entre os repórteres, que partilham a informação, deixando os egos de lado. 

Foi a pensar no actual panorama informativo que a agência AP -- Associated Press, desenvolveu a StoryShare, um “ecossistema” sustentável, no qual as peças podem “viver” e prosperar. Criada com o apoio da Google News Initiative, a StoryShare facilita a divulgação de notícias, entre os jornais nova iorquinos.  Os participantes, que são clientes da agência, partilham o trabalho que querem, quando querem. Até agora, mais de 200 histórias, de 24 publicações,  já se tornaram domínio da ferramenta.


Espanhóis preferem ver TV em "streaming"

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A maioria dos utilizadores de Internet, em Espanha, consome conteúdos televisivos através de plataformas de “streaming”, segundo dados da Association for Media Research . Desses, 60% assistiram aos programas no computador ou no “smartphone”, e 35% a partir do “tablet”.

Comparativamente a estudos de anos anteriores, o consumo de conteúdo “streaming” através  “smartphones”  manteve-se igual, enquanto que diminui a utilização  de “tablets” e computadores para o mesmo efeito

Zuckerberg acha natural maior regulação tecnológica

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O presidente executivo e fundador do Facebook,Mark Zuckerberg, considera que é necessário haver mais regulação para as empresas tecnológicas. Num artigo de opinião publicado no “Financial Times”, o líder daquela rede social assumiu que uma maior normatização ajudará a garantir o futuro das democracias.

Zuckerberg assumiu, mesmo, que, por vezes é incapaz de definir o que deve ou não ser permitido nas plataformas que administra e que, por isso, deveriam existir regras mais claras. 

 “Não creio que as empresas privadas devam tomar decisões autonomamente, quando valores democráticos fundamentais estão em causa“, escreveu Zuckerberg, sublinhando que não se quer “desresponsabilizar” e que continua a trabalhar para que a rede social progrida nessas questões. Aliás, o Facebook publicou, recentemente, um conjunto questões e propostas, visando o combate dos desafios que as redes sociais, as empresas tecnológicas e os Estados podem enfrentar nas próximas décadas.

Reuters Institute apoiado pelo Google e pela Universidade de Oxford

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A Google News Initiative e Universidade de Oxford concordaram em alargar o prazo de financiamento do projecto Digital News Report, do Reuters Institute for the Study of Journalism, até, pelo menos, Agosto de 2023.


O Reuters Institute Digital News Report constitui uma iniciativa académica independente, que analisa as tendências mundiais da indústria mediática “online”. Os resultados dos estudos são, amplamente, utilizados pela imprensa, bem como por analistas e especialistas universitários.

A extensão do prazo permitirá ao Reuters Institute for the Study of Journalism estudar um total de 44 mercados (mais seis do que no ano passado). A manutenção do financiamento permitirá, ainda, uma análise mais aprofundada dos desenvolvimentos da imprensa. 

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O Clube


Três jornais açorianos celebram este ano aniversários redondos. O Diário dos Açores completa século e meio de existência , o que é marcante. O Jornal dos Açores perfaz cem anos, outra vitória sobre o tempo. E o Açoriano Oriental , chega aos 185 anos , uma longevidade qualificada , que o coloca entre os diários mais antigos em publicação. A todos o Clube Português de Imprensa felicita , pela resistência e pelo mérito , numa época em que floresce a falta de memória nas redações. E associa-se neste site às respectivas efemérides.
Houve tempo em que os jornais se felicitavam com júbilo, e parabenizavam os concorrentes aniversariantes. Tempos idos. Agora , ignoram-se como se houvesse um deserto à volta de cada um.
Ser diário centenário num arquipélago de pouca gente, de onde tantos emigraram, e sobreviver em confronto com a agressividade da Internet e dos audiovisuais , é proeza de vulto.
São uma lição que merece relevo, cheia de ensinamentos para outros que desistiram antes de tempo.

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Opinião
Neste primeiro semestre, três jornais açorianos comemoram uma longevidade assinalável. Conforme se regista noutros espaços deste site, o Diário dos Açores acabou de completar século e meio de existência;  em Abril, será a vez do Açoriano Oriental,  o mais antigo, soprar 185 velas; e, finalmente em Maio, o Correio dos Açores alcança o seu primeiro centenário. Em tempo de crise na Imprensa,...
O volume de investimento publicitário na imprensa tem estado em queda, mas vários estudos indicam que os leitores de jornais e revistas continuam a ser influenciados pela publicidade que encontram nas páginas das publicações que consomem regularmente. Por outro lado a análise dos dados do mais recente estudo Bareme Impresa, da Marktest, revela que os indivíduos da classe alta têm níveis de audiência de imprensa 40% acima dos...
Graves ameaças à BBC News
Francisco Sarsfield Cabral
A BBC é, provavelmente, a referência mundial mais importante do jornalismo. Foi uma rádio muito ouvida em Portugal no tempo da ditadura, para conhecer notícias que a censura não deixava publicar. E mesmo depois do 25 de Abril, durante o chamado PREC (processo revolucionário em curso) também o recurso à BBC News por vezes dava jeito para obter uma informação não distorcida por ideologias políticas.Ora a BBC News...