null, 25 de Junho, 2017

  

“Al-Jazeera” e outros Media financiados pelo Qatar em risco de fechar

Media Galeria

O fecho da estação de TV Al-Jazeera e o corte do financiamento a vários outros meios de comunicação são duas das treze condições postas ao Qatar pela Arábia Saudita e os seus aliados para uma suspensão do bloqueio económico e diplomático em vigor. Giles Trendle, director do serviço da Al-Jazeera em língua inglesa, declarou que a estação está empenhada em continuar as emissões, com “a nossa habitual cobertura abrangente e imparcial dos acontecimentos em todo o mundo”.

O futuro dos jornais segundo Jeff Bezos no 150º aniversário de “La Stampa”

Media Galeria

Jeff Bezos, fundador da Amazon e actual proprietário do Washington Post, esteve na conferência do 150º aniversário do diário La Stampa, de Turim, e falou sobre “O futuro dos jornais”. Defendeu as assinaturas pagas e a qualidade e brilho do que se publica, como resposta à crise, mas admitiu que pode acontecer que ler jornais impressos seja, um dia, “algo exótico, como ter um cavalo”.

Dinheiro de Macau em falta na Global Media

Media Galeria

O pré-acordo assinado entre KNJ e a Global Media, previa que esta empresa de Macau investisse 17,5 milhões de euros a troco de 30% do capital da dona do ‘JN’, ‘DN’ e TSF.

Passados mais de oito meses após a assinatura do memorando de entendimento entre a Global Media e a KNJ, o acordo está por concretizar, apesar de, nessa data, ter sido estabelecido o compromisso de que o negocio seria concluído até Março deste ano. No entanto, segundo noticia do Correio da Manhã, o seu cumprimento não deve acontecer antes de Setembro. 

ECOFIN não aprovou redução do IVA para publicações digitais

Media Galeria

Os editores de Imprensa europeus lamentam que não tenha sido ainda aprovada, na mais recente reunião dos ministros das Finanças do ECOFIN, a equiparação entre as taxas de IVA das publicações digitais e das impressas. Esta medida constava de uma proposta do Parlamento Europeu, de 1 de Junho, mas tinha de ser confirmada por unanimidade pelos ministros, o que não sucedeu.

Concretamente, essa proposta de alteração permitiria aos Estados membros “aplicar às publicações digitais taxas de IVA reduzidas, alinhadas com as das publicações impressas”.

João Palmeiro, Presidente da API (Associação Portuguesa de Imprensa), lamentou este desfecho, afirmando: “Acompanhando este assunto há mais de 10 anos, entendo que esta falta de acordo traduz bem a maneira como as instituições europeias ainda estão pouco conscientes da importância dos meios digitais como suporte das publicações em papel.” 

Jornalistas excluídos em Espanha de reunião com o "Podemos"

Media Galeria

O veto imposto a seis jornalistas que cobrem  habitualmente as actividades do partido Podemos, em Espanha foi, recentemente, condenado pela Asociación de la Prensa de Madrid (APM), com a qual o Clube Português de Imprensa mantém um acordo de parceria.

Os jornalistas em causa foram excluídos de uma reunião de informação para apresentar os novos porta-vozes daquele partido. O Podemos convidou para um pequeno almoço, off the record , as agências noticiosas Efe, Europa Press e Servimedia, os jornais ABC, El Mundo, La Razón  e La Vanguardia, as rádios RNE e a cadeia COPE, e vários diários digitais como El ConfidenciaL, El Diario, Público, El Español, Diario Crítico e Libertad Digital. Em contrapartida foram excluídos os jornalistas do El País, da cadeia SER, do jornal da Catalunha e dos meios digitais El Independiente, Voz Pópuli e Ok diario.

Semanário angolano Expansão distribuído em Portugal

Media Galeria

O semanário Expansão, jornal de informação económica detido pelo grupo Nova Vaga  - o mesmo que detém o semanário generalista Novo Jornal – vai passar a ser distribuído em Portugal pela VASP.

Como refere o director do jornal, Carlos Rosado de Carvalho “as relações Portugal-Angola são incontornáveis. Os números não mentem: Portugal é o principal fornecedor de Angola e figura entre os principais investidores”.

Homenagem da Hemeroteca a "O Bombeiro Portuguez"

Media Galeria

O ano de 2017 vai ficar “tristemente marcado pelo incêndio que lavra desde sábado no centro do País; incêndio sem precedentes em termos de extensão da área ardida e de vítimas mortais e feridos graves a lamentar”. É nestes termos que a Hemeroteca Municipal de Lisboa anuncia, na sua newsletter, um gesto de “homenagem e reconhecimento” aos nossos bombeiros, disponibilizando, a partir do seu arquivo digital, os textos e imagens de um antigo quinzenário editado no Porto e chamado, precisamente, O Bombeiro Portuguez.

Jornalista mexicano vítima do narcotráfico homenageado em Madrid

Media Galeria

A viúva do jornalista mexicano Javier Valdez, que se tinha especializado na denúncia da violência do narcotráfico e pagou com a vida a 15 de Maio, foi recebida na Asociación de la Prensa de Madrid, onde pediu justiça para o seu marido e todos os jornalistas assassinados no México, que vive há anos “uma tragédia que não acaba”. Griselda Triana evocou a figura de Valdez como a de um daqueles profissionais “que não se calam e assumem uma verdadeira responsabilidade como jornalistas”.

1  2  3  4  5  6  7  8  9  ... »
PESQUISA AVANÇADA
PESQUISAR POR DATA
PESQUISAR POR CATEGORIA
PESQUISAR POR PALAVRA-CHAVE

O Clube

 
O Prémio de Jornalismo da Lusofonia é a nova iniciativa promovida pelo Clube Português de Imprensa (CPI) em parceria com o Jornal Tribuna de Macau (JTM), no quadro das comorações que assinalam o 35º aniversário daquele diário de língua portuguesa em Macau.

Com o valor de 10 mil euros e periodicidade anual, o Prémio será atribuído por um Júri constituído por representantes do CPI, do JTM e por personalidades de reconhecido mérito na área do jornalismo ou que se tenham distinguido na defesa, divulgação ou ensino da Língua Portuguesa no Mundo.

Trata-se, pois, de um novo Prémio que, de acordo com o respectivo Regulamento (que inserimos noutro espaço deste site) se destina “a jornalistas e à Imprensa de Língua Portuguesa de todo o Mundo, em suporte papel ou digital”. 


ver mais >
Opinião
Dados os muitos terabytes de prosa – sólidamente negativa – com que os media globais saudaram a decisão do presidente Trump, anunciada em discurso na Casa Branca no passado dia 1 de Junho, de retirar os EUA. do Acordo de Paris, seria de esperar uma cobertura exaustiva do tema, ou seja, que nenhum aspecto ou complexidade dessa terrível ameaça para a saúde do planeta escapasse à atenção dos “opinion leaders”, em...
Trump, Macron e a comunicação social
Francisco Sarsfield Cabral

O Presidente Trump está em guerra aberta com a comunicação social americana. E esta, na sua grande maioria, não gosta de Trump. Vários presidentes anteriores foram muito criticados pela Imprensa dos EUA – Reagan, por exemplo. Mas o grau de hostilidade que agora existe entre a Casa Branca e os jornalistas é de nível excepcionalmente alto.

Há dias um jornalista que foi director de um  antigo jornal de referência, em acelerado processo de definhamento, interrogava-se sobre o futuro próximo da Imprensa em suporte de papel e profetizava , sem mencionar, que um dos diários nacionais “terá de tomar a traumática – talvez acertada, certamente inevitável -- decisão de fechar as edições em papel durante a semana, mantendo apenas as edições...
Num livro colectivo acabado de publicar, simultaneamente, em treze línguas e em dezenas de países espalhados pelo mundo inteiro, cuja versão francesa se intitula, significativamente, L’âge de la Régression: Pourquoi nous vivons un tournant historique[1], Appadurai disserta sobre o «sentimento de cansaço» que, na sua opinião domina a esfera pública. Sentimento de cansaço relativamente à forma de fazer...
Fim de semana alucinante, sábado épico, jornada inédita. Muito se tem chamado a este 13 de maio, dia de Fátima, do Santo Padre, do anjo Vitória e do arcanjo Sobral. As notícias, as reportagens, os diretos. O frenesim tem sido imenso. Aliás já começou há uns dias. Amanhã, depois do nascer do sol, era bom que houvesse alguma reflexão sobre o que se passou. Será que tanta agitação na...