null, 23 de Setembro, 2018

  

Carlos Daniel sai da RTP para o canal 11

Media Galeria

O jornalista da RTP vai sair da estação pública, onde trabalhou nos últimos anos, para assumir a direção de conteúdos da plataforma da Federação Portuguesa de Futebol, onde vai coordenar os vários projetos de comunicação como o site e várias publicações.

De acordo com o jornal online Observador, o jornalista vai assumir as novas funções já no próximo mês de Novembro.

"Facebook" cria uma “war room” para eleições no Brasil e EUA ...

Media Galeria

O Facebook decidiu criar uma war room (uma sala de gestão da crise) para impedir a interferência de hackers e contas falsas em votações importantes como as eleições do Brasil e dos EUA. De acordo com o site media-tics a rede social vai criar a war room na Califórnia, para "tomar decisões em tempo real" e integrar os membros de todos os departamentos no mesmo espaço.

Será um espaço físico que reunirá engenheiros, especialistas em dados, advogados e especialistas em inteligência artificial.
A rede social reforçará, ainda, a segurança das páginas e perfis de pessoas relacionadas com os respectivos processos eleitorais.

... e meios brasileiros avaliam desinformação no "WhatsApp"

Media Galeria

A luta contra a desinformação é uma tarefa que parece estar cada vez mais nas mãos dos meios de comunicação. Sabe-se que os períodos eleitorais são críticos, principalmente quando se trata de evitar mentiras para que o eleitorado não receba informação “contaminada”, com o objectivo de manipular o seu voto.

Por isso, 24 órgãos de comunicação juntaram-se para desenvolver a Comprova, uma plataforma de verificação de informação. 
O projecto Comprova, apoiado pela Digital News Initiative da Google, vai contar com a API do WhatsApp for Business para aproveitar todo o potencial da app, com o objectivo de desmontar as noticias falsas que, previsivelmente, aparecerão na campanha eleitoral brasileira do próximo mês de Outubro.

Relatório "Digital News" apresentado em Lisboa

Media Galeria

No próximo dia 26 realiza-se na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, em Lisboa, a sessão de divulgação do relatório Digital News 2018 , sobre o consumo de notícias. A organização é do OberCom - Observatório da Comunicação, do Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford e da revista OBS. Na cerimónia, Richard Fletcher, Research Fellow do Reuters Institute for the Study of Journalism da Universidade de Oxford, fará a apresentação dos dados à escala global, seguindo-se a apresentação do relatório dedicado a Portugal, com intervenção de Gustavo Cardoso, diretor OberCom e editor da OBS.

Jornalistas portugueses nomeados para Prémio Gabo

Media Galeria

A sexta edição do Prémio de Jornalismo Gabriel García Márquez (ou Prémio Gabo) recebeu 1714 trabalhos a concurso,  tendo sido nomeados 40 trabalhos - dez para cada uma das quatro categorias: Imagem, Texto, Cobertura e Inovação.

Os documentários da série Racismo à Portuguesa publicados pelo Jornal Publico, foram nomeados pelo júri, e são agora candidatos ao prémio na categoria de Imagem. O júri nomeou os documentários da jornalista Joana Gorjão Henriques e do jornalista multimédia, Frederico Batista.Na categoria Texto foi nomeado o trabalho do jornalista Ricardo J. Rodrigues, publicado na Notícias Magazine.

Directiva direitos de autor aprovada no Parlamento Europeu

Media Galeria

A nova Diretiva dos direitos de autor foi votada no Parlamento Europeu com 438 votos a favor, 226 contra e 39 abstenções.

Desta vez, o texto que criou controvérsia devido aos artigos 11 e 13 foi aprovado. Começam agora as conversações entre a Comissão Europeia e o Conselho Europeu, que vão negociar o texto final da diretiva. Mas ainda é preciso que Comissão Europeia e os Estados Membros decidam o texto final. Ou seja, apesar de a discussão desta diretiva continuar, ainda pode mudar na votação final.

Luisa Meireles nova directora da Lusa

Media Galeria
Luísa Meireles, até agora redactora principal do Expresso, vai deixar o jornal para assumir a direcção da Lusa. A jornalista vai substituir Pedro Camacho no cargo, que assumirá a direcção para a área da inovação. Da nova direcção faz também parte o ex-director-adjunto do Público Vítor Costa, que já tinha sido subdirector e editor de Economia da agência de notícias.

“Meo” quer Canal "11” na sua grelha

Media Galeria

O Canal 11, o novo projecto de televisão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), poderá vir a fazer parte da grelha de programas da MEO.

Segundo o site M&P, o  presidente executivo da Altice Portugal afirmou que vê "com muitos bons olhos" este reforço da parceria entre a empresa de telecomunicações e a Federação.

1  2  3  4  5  6  7  8  9  ... »
PESQUISA AVANÇADA
PESQUISAR POR DATA
PESQUISAR POR CATEGORIA
PESQUISAR POR PALAVRA-CHAVE

O Clube

Lançado em Novembro de 2015, este site do Clube Português de Imprensa tem desenvolvido, desde então, um trabalho de acompanhamento das tendências dominantes, quer no mercado de Imprensa, quer nos media audiovisuais em geral e na Internet em particular.

Interessa-nos, também, debater o jornalismo e o modo como é exercido, em Portugal e fora de fronteiras,  cumprindo um objectivo que está na génese desta Associação.


ver mais >
Opinião
Costuma dizer-se que “no melhor pano cai a nódoa”. E assim aconteceu com o prestigiado jornal americano “The New New York Times” ao decidir publicar, como opinião, um artigo não assinado com o sugestivo titulo “I Am Part of the Resistance Inside the Trump Administration”, que dispensa tradução. Depois do saudável movimento, que congregou, recentemente, 350 jornais americanos, em resposta ao apelo do The Boston Globe,...
Trump contra o jornalismo
Francisco Sarsfield Cabral
Numa iniciativa inédita, mais de 300 órgãos de comunicação dos EUA manifestaram na quinta-feira repúdio contra os violentos ataques de Trump ao jornalismo.  Como jornalista com muitos anos de profissão, tenho pena de reconhecer que a qualidade do produto jornalístico baixou ao longo das últimas décadas. Mas importa perceber porquê. No século XIX o jornalismo resumia-se a… jornais impressos....
Em meados do séc. XVIII, os parisienses que quisessem manter-se “au courant” àcerca do andamento da Guerra dos Sete Anos (iniciada em 1756) não tinham muitas escolhas. Se fizessem parte, dentre os 600 mil habitantes da capital francesa, da minoria que sabia ler – menos de metade dos homens e uma quarta parte das mulheres – e também estivessem entre os poucos privilegiados que podiam dar-se ao luxo de comprar um jornal, tinham três...