Quarta-feira, 18 de Julho, 2018

  

UE aplica coima gigante à Google

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A Comissão Europeia aplicou à empresa Google uma coima de 4,34 mil milhões de euros, a mais alta de sempre, por abuso de posição dominante, em violação das regras "anti-trust" da UE. Segundo o comunicado emitido, "desde 2011 a Google impôs restrições ilegais aos fabricantes de dispositivos Android e aos operadores de redes móveis com o intuito de cimentar a sua posição dominante nas pesquisas genéricas na Internet". Além do pagamento desta coima, "a Google deve agora cessar de forma efectiva esta conduta no prazo de 90 dias ou suportar uma coima que pode ir até 5% da média diária do volume de negócios mundial da Alphabet, a empresa-mãe da Google."
Em resposta à Comissão Europeia, fonte oficial da Google afirmou que a empresa vai recorrer: "O Android criou mais escolha para todos, não menos. Um ecossistema vibrante, inovação rápida e queda dos preços são sinais clássicos de uma concorrência robusta. Vamos recorrer da decisão da Comissão."

Provedores propõem restrições a notícias sobre futebol

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 Os provedores do ouvinte e do telespectador da RTP, João Paulo Guerra e Jorge Wemans publicaram um comunicado conjunto no qual fazem seis recomendações que a RTP e a RDP devem seguir na próxima época futebolística, entre as quais “abster-se de dar a voz a todas as figuras conhecidas por fomentarem o estilo incendiário”.

De acordo com os jornalistas autores do comunicado, quando essas figuras ocuparem lugares institucionais devem “ser reduzidos ao estritamente necessário imposto pela agenda informativa”.

Segundo o mesmo texto, os provedores defendem, também, que a RTP deve “reduzir o número e a importância conferida às notícias sobre futebol nos serviços informativos” e “oferecer informação diversificada e atenta aos vários temas que marcam a atualidade”.

Site multimédia da RTP conta história da descolonização

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Um projecto da RTP, com a colaboração do Arquivo da Torre do Tombo, do Arquivo Diplomático, do Arquivo Ultramarino, do Arquivo do Exército, da Marinha e da Força Aérea e da Fundação Mário Soares, resultou na produção de um site multimédia intitulado “Descolonização Portuguesa: Os 500 dias do fim do império.” Utilizando a documentação destes arquivos com o da própria estação pública, foi criado um acervo testemunhal que nos permite “ficarmos a conhecer e perceber melhor alguns factos que fizeram a descolonização”.

Debate em Espanha sobre Jornalismo no séc. XXI

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Sem bons jornalistas, todo o esforço para convencer o público a pagar por “conteúdos” será inútil  - declarou Nemésio Rodríguez, presidente da FAPE - Federación de Asociaciones de Periodistas de España, na abertura de um curso sobre “Jornalismo no Século XXI”. Como afirmou ainda, o jornalismo de qualidade “é a única via que nos pode salvar do desastre” e deve, naturalmente, ser pago. O curso foi organizado pela Asociación de Periodistas de Cantabria, em parceria com a Universidade Internacional Menendez Pelayo.

A Amazon prepara uma "smart TV"

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Afim de converter o seu Prime Video numa alternativa concorrente aos serviços de televisão paga por cabo e satélite, a Amazon sobe a parada com um receptor próprio. “A solução que Jeff Bezos encontrou é típica do menino rico: se os outros não me deixam brincar com os brinquedos deles, vou fabricar os meus.” Segundo notícia de The Telegraph, a Amazon está a preparar a sua própria smart TV  - um televisor ‘inteligente’ e com voz própria.

Facebook junta-se a vários media para produzir noticias

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O escândalo da Cambridge Analytica levou o Facebook a modificar os seus algoritmos e a dar maior importância às publicações dos “amigos” em detrimento das páginas, afectando directamente os meios de comunicação.

Isso levou, em certa medida, a que o Facebook tenha anunciado recentemente a aposta na divulgação de noticias em vídeo, de canais como CNN, Fox News, Bloomberg, Quartz e Univisión.  Serão conteúdos criados para as redes sociais, com a participação dos editores e do próprio Facebook. Basicamente, os primeiros comparticipam com o jornalismo, e o Facebook com o dinheiro.

Nova direcção do “Público” aprovada pela redacção

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A nova direcção editorial do Público, liderada por Manuel Carvalho e composta por Amílcar Correia, Ana Sá Lopes, David Pontes e Tiago Luz Pedro, já recebeu parecer favorável do Conselho de Redacção. Tiago Luz Pedro é o único elemento que transita da anterior direcção, mantendo as mesmas funções de director-adjunto. Amílcar Correia, fundador do P3, que já foi sub-director do jornal e era actualmente responsável pela redacção do Porto, assume o cargo de director-adjunto responsável pelo online.

Rádio Comercial lidera e RFM aumenta audiência

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A Rádio Comercial obteve pela primeira vez uma audiência acumulada de véspera (AAV) na ordem dos 18%, mantendo desta forma o estatuto de estação mais ouvida do país, de acordo com o Bareme Rádio. No entanto, a RFM foi a rádio que registou maior crescimento. A estação do Grupo Renascença Multimédia viu a sua AAV subir 1,2 pontos percentuais entre as duas vagas do estudo da Marktest, fixando-se agora nos 17,3%.

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O Clube
O CPI – Clube Português de Imprensa voltou a participar no Prémio  Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural 2018,  instituído em 2013 pelo Centro Nacional de Cultura,  em cooperação com a Europa Nostra, a principal organização europeia de defesa do património,  que o CNC representa em Portugal.   O Prémio foi atribuído, este ano,  à...

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Opinião
Público: uma tradição manchada
Francisco Sarsfield Cabral
No início do corrente mês de julho os leitores do diário “Público” foram surpreendidos pela notícia de que o seu diretor, o prestigiado jornalista David Dinis, se havia demitido. Por aquilo que veio a saber-se através da comunicação social e de afirmações da administradora do jornal Cristina Soares – que é a única informação que possuo – a demissão de D. Dinis ficou a...
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Boa ideia, Pedro
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Trabalhei um pouco mais de dois anos literalmente lado a lado com o Pedro Rolo Duarte no Se7e, dividíamos a direcção. Partilhávamos uma sala onde todos os dias fabricávamos ideias para fazer ressuscitar o jornal e agitar as águas, que era uma coisa que nos entretinha bastante. Foram dois anos de intensas e produtivas discussões, de muita criatividade e de várias crises - e sempre nos apoiámos mutuamente dos ataques que...
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"A economia da zona Euro cresce há 20 trimestres consecutivos", disse Mário Centeno no Grémio Literário, na palestra, proferida no passado dia 22 de Maio passado, integrada no ciclo que ali decorre subordinado ao tema  "O estado do Estado: Estado, Sociedade, Opções", uma iniciativa do Clube de Imprensa, em parceria com o Centro Nacional de Cultura e com o Grémio Literário. O Ministro das Finanças de Portugal e presidente do...
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