null, 17 de Dezembro, 2017

  

Deputados debatem condenação da violência contra jornalistas

Media Galeria

Foram apresentados na Assembleia da República dois projectos-lei, do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda, que visam reforçar a protecção jurídico-penal dos jornalistas, em exercício de funções. Em causa está o artigo 132 do Código Penal, referente ao homicídio qualificado, com o PS e o BE a proporem que passe a ser “susceptível de revelar a especial censurabilidade ou perversidade” dos actos cometidos contra jornalistas. Depois de estes documentos baixarem à especialidade, deverão ser também ouvidas entidades como a Ordem dos Advogados, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e o Sindicato dos Jornalistas.

Imprensa generalista continua a perder audiência

Media Galeria

A audiência da Imprensa generalista portuguesa continua a baixar, segundo os dados mais recentes do Bareme Imprensa da Marktest, referentes à segunda vaga de 2017. Entre os cinco títulos do topo, apenas o Jornal de Notícias escapa às quebras em comparação com a vaga anterior, mas perdendo audiência em relação à vaga homóloga de 2016; e apenas o i tem uma ligeira subida em relação a ambas as vagas.

Rupert Murdoch vende à Disney parte da 21st Century Fox

Media Galeria

Confirma-se a compra, pela Disney, de uma parte da 21st Century Fox a Rupert Murdoch, por 44,5 mil milhões de euros. Depois de semanas de um processo com incertezas e notícias surpreendentes, de que aqui demos conta, o presente acordo inclui o estúdio de Hollywood da 21st Century Fox, os canais Sky, Star, FX, National Geographic e a plataforma online Hulu. A Fox News e a Fox Sport ficam fora da proposta negocial, continuando sob o controlo da família, cujo patriarca fundador, agora com 86 anos, “quer tornar-se um dos principais accionistas de uma Disney ampliada, que, dependendo do resultado final, se poderá tornar na companhia de entretenimento mais poderosa do mundo”.

Quando a Imprensa encara o automóvel como o quiosque do futuro

Media Galeria

A Renault tornou-se accionista de 40% do grupo francês que detém, entre outras, as revistas Challenges e Sciences et Avenir. A informação foi dada por Carlos Ghosn, patrão do grupo automóvel Renault-Nissan, que investe cinco milhões de euros nesta aquisição, e Claude Perdriel (co-fundador e antigo proprietário de L’Obs), que continua a ser o PDG da sociedade, com 60% das acções. Segundo conta este último, foi Carlos Ghosn quem fez a proposta de “um projecto revolucionário: pôr os nossos conteúdos à disposição de todos os possuidores de um carro Renault; esta ideia nasceu enquanto reflectia nos desenvolvimentos da viatura eléctrica e autónoma conectada”.

Publicidade digital supera o investimento em televisão ...

Media Galeria

O ano de 2017, quase a fechar, assinalou uma mudança de paradigma no investimento publicitário mundial. De acordo com a consultora Magna Global, a publicidade digital ultrapassou a televisiva.

Segundo o relatório elaborado pela consultora, 2017 aparece como o inicio de uma nova era, em que os anunciantes apostaram em força no digital, conforme conclui o site electrónico media-tics.

... e os “media” unem-se para disputar a publicidade digital às redes sociais

Media Galeria

Perante a ameaça do duopólio Google-Facebook, que já absorve 62% do investimento publicitário online, observa-se um movimento unindo os grandes meios de comunicação em todo o mundo, no sentido de oferecerem às marcas conteúdos premium personalizados.

Assim, a News Corp, empresa de que é titular o magnata Rupert Murdoch, lançou News IQ, uma nova plataforma de publicidade com o objectivo de melhorar o acesso aos anunciantes e a audiência de qualidade.

Álbum dos RSF com “100 Fotos pela Liberdade de Imprensa”

Media Galeria

Está à venda o novo álbum da colecção “100 Fotos pela Liberdade de Imprensa”, este ano dedicado às “imagens olímpicas” do repórter francês Raymond Depardon, “que ilustram o enlace espectacular entre o desporto e a geopolítica”. Trata-se de uma edição anual da organização Repórteres sem Fronteiras, cujo texto de apresentação descreve Raymon Depardon como “testemunha da grande História”: “O punho erguido dos atletas afro-americanos no México, em 1968, a silhueta encapuçada de um captor de reféns em Munique, em 1972, a placidez satisfeita de Leonid Brejnev em Moscovo, em 1980: todos aqueles que, para o melhor ou para o pior, participaram na grande gesta olímpica, foram captados pelo seu magnífico trabalho a preto e branco.”

“Boston Herald” em falência técnica

Media Galeria

Está em falência o segundo maior periódico de Boston, o diário Boston Herald, cujo director convocou uma reunião de redacção para dar conta da situação da empresa.

Este é mais uma vítima da crise económica alargada que afecta a imprensa mundial, e “a terrível realidade “é que, entre 2000 e 2017, apesar da drástica redução de custos (que implicou congelamento de salários e sub-contratação de impressão e distribuição), a realidade é que o jornal não conseguiu evitar a bancarrota.

1  2  3  4  5  6  7  8  9  ... »
PESQUISA AVANÇADA
PESQUISAR POR DATA
PESQUISAR POR CATEGORIA
PESQUISAR POR PALAVRA-CHAVE

O Clube


Este
site do Clube Português de Imprensa nasceu  em Novembro de 2015. Poderia ter sido lançado, como outros congéneres, apenas com o objectivo de ser um espaço informativo sobre as actividades prosseguidas pelo Clube e uma memória permanente do seu histórico  de quase meio século . Mas foi mais ambicioso.

Nestes dois anos decorridos quisemos ser, também, um espaço de reflexão sobre as questões mais prementes que se colocam hoje aos jornalistas e às empresas jornalísticas, perante a mudança de paradigma, com efeitos dramáticos em não poucos casos.

Os trabalhos inseridos e arquivados neste site constituem já um acervo invulgar , até pela estranha desatenção com que os media generalistas  seguem o fenómeno, que está a afectá-los gravemente e do qual  serão, afinal, as primeiras vítimas.

ver mais >
Opinião
Belmiro de Azevedo e a independência
Francisco Sarsfield Cabral
Morreu um dos grandes empresários portugueses do Portugal democrático, posterior ao 25 de Abril. De origem humilde, tornou-se um dos homens mais ricos do país. Nesta terra onde secularmente predomina a dependência em relação ao Estado, nomeadamente da parte de empresários e gestores, Belmiro era um homem ferozmente independente, que quase tinha gosto em colocar o Estado em tribunal. O seu “império” empresarial, que criou...
O estado das coisas …
Dinis de Abreu
O Presidente repetiu-se preocupado com a saúde do jornalismo em Portugal. Disse-o pela terceira vez este ano, pelo que só poderemos concluir que o assunto é sério e grave.  Marcelo Rebelo de Sousa fala  do que sabe, com muito tempo convivido nas redacções e uma experiência polivalente que lhe permitiu conhecer de perto  o funcionamento  editorial de jornais, rádios e televisões. E tem razão no...
Durante um quarto de século habituei-me a ver em Paquete de Oliveira aquele Amigo e Colega de poucas palavras, calmo, exemplo de ponderação e de bom senso, mestre na arte de ultrapassar clivagens, de buscar consensos, de resolver desavenças. Evitando polémica. Exibindo, nas situações mais complexos, um ligeiro sorriso que tanto podia significar desafio como complacência, ou condescendência. Mas, ao preparar-me para esta sessão...
Quem achar que a Amazon é apenas um vendedor de livros ou de discos está enganado, e muito. A Amazon tem estado no último ano a alargar o seu espectro de acção, comprando cadeias de retalhistas, oferecendo novos serviços através de parcerias que estabelece nas mais diversas áreas e, sobretudo, está a começar a utilizar o enorme conhecimento que tem sobre os hábitos dos seus clientes. Poucas empresas da nova economia...
O  estado dos media americanos continua a inspirar apreensão, e desenvolvimentos reportados desde o verão têem acentuado os motivos de preocupação, com poucas  excepções. Os relatórios do Pew Research Center – organização não-partidária com sede em Washington, fundada em 2004, dedicada ao estudo da evolução de sectores como o jornalismo, demografia, política e opinião...