Quinta-feira, 19 de Outubro, 2017

  

Revistas competem nos EUA com o ecossistema digital

Media Galeria

 

As revistas poderão constituir no futuro um interessante nicho de mercado, quer para leitores com interesses mais segmentados, quer ainda para investimento publicitário.

Perante um ecossistema digital, caracterizado por noticias falsas e por um duvidoso retorno do investimento publicitário -  tendo em conta a reconhecida falsificação dos cliques -, as revistas aparecem como meios sólidos capazes de sensibilizar os leitores e propiciar uma compensação mais segura para as marcas, como conclui o site electrónico media tics, num texto assinado por Miriam Garcimartin.

De facto, as revistas são sinónimo de qualidade para os leitores e oferecem melhores resultados aos anunciantes. Pelo menos, é essa a convicção de Linda Thomas Brooks, CEO da Associação americana de revistas MPA (The Association of Magazine Media), durante uma intervenção no FIPP - World Congress, realizado em Londres.

ERC não chega a consenso e evita parecer sobre a TVI

Media Galeria

Terminado o último prazo, a ERC remeteu à Autoridade da Concorrência o seu parecer sobre “a operação de concentração MEO / Media Capital”, no qual reconhece que os três membros do seu Conselho Regulador “não obtiveram um consenso” sobre o referido projecto de aquisição. O documento, citado no site da ERC, admite que “a presente operação aumentaria a concentração da titularidade de 4 dos 5 segmentos de órgãos de comunicação social regulados pela ERC” e que “não permite antever benefícios em prol do pluralismo no sistema mediático português”, mas que, apesar disso, “o Conselho Regulador não tem um entendimento unânime sobre os riscos aqui sistematizados para o pluralismo no sector da comunicação social em Portugal”.

Jornalista que denunciava corrupção assassinada em Malta

Media Galeria

“Agora há vigaristas em todos os lados para onde se olhe. A situação é desesperada.” Foi este o último post que Daphne Caruana Galizia, uma jornalista de investigação em Malta, colocou no seu blog. Meia hora depois era morta pela explosão de uma bomba colocada no seu carro. Daphne era famosa pela denúncia de casos de corrupção no país, relacionados com as revelações dos Panama Papers, e chegando até pessoas muito próximas do primeiro-ministro Joseph Muscat. O ICIJ – Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação publicou um comunicado declarando-se chocado com o atentado e exigindo justiça.

Congresso em Aveiro da Imprensa de Língua Portuguesa no Mundo

Media Galeria

Vai realizar-se na Universidade de Aveiro, de 2 a 4 de Novembro, o Congresso Internacional da Imprensa de Língua Portuguesa no Mundo, em simultâneo com o XIII Congresso da Associação Portuguesa de Imprensa. Da sessão de abertura consta a inauguração da Exposição da Imprensa Centenária Portuguesa, promovida pela Associação Portuguesa de Imprensa, que esteve presente, em Julho de 2017, no Parlamento Europeu. 

Acordo entre PS e PSD para o novo elenco da ERC

Media Galeria

O PSD e o PS chegaram finalmente a acordo sobre os quatro membros do Conselho Regulador da ERC a eleger no Parlamento, sendo os seus nomes, pelo PSD, os de Fátima Resende Lima e Francisco Azevedo e Silva e, pelo PS, os de Mário Mesquita e João Pedro Figueiredo. A eleição, que esteve num impasse político desde Janeiro, está marcada para 20 de Outubro, por maioria de dois terços, o que implica este acordo entre os dois partidos. 

“Fortune” e “Time” em maré baixa”…

Media Galeria

Três das mais conhecidas revistas do grupo Time Inc. vão reduzir, a partir do início de 2018, a sua tiragem ou a sua frequência de edição. A Time mantém a periodicidade semanal, mas corta um terço na tiragem, de três para dois milhões de exemplares. A Fortune baixa de 16 para 12 números por ano, e a Sports Illustrated de 38 para 27.

Reino Unido muda estatuto das plataformas da Internet

Media Galeria

O governo do Reino Unido está a considerar mudanças no estatuto legal da Google, Facebook e outras empresas da Internet, incluindo a possibilidade de serem definidas como publishers  - e, portanto, responsabilizadas pelos seus conteúdos. A secretária da Cultura, Karen Bradley, reconhece a necessidade de “encontrar um equilíbrio entre a valorização dos benefícios da Web e o fazê-la segura para os utentes, protegendo também a propriedade intelectual”. Admite, por isso, que a sua classificação legal como publisher pode não ser a melhor solução, mas está a ser avaliada.

Jornalistas cipriotas gregos e turcos unem-se contra impasse informativo

Media Galeria

Os jornalistas de Chipre estão a lançar um programa destinado a quebrar o impasse informativo que continua instalado desde a intervenção militar turca no norte da ilha, em 1974. Dirigentes dos sindicatos e dos dois conselhos reguladores dos media encontraram-se, na zona desmilitarizada que separa as comunidades de expressão grega e turca, com Harlem Désir, o recém-nomeado Representante da OSCE para a Liberdade dos Media. 

1  2  3  4  5  6  7  8  9  ... »
PESQUISA AVANÇADA
PESQUISAR POR DATA
PESQUISAR POR CATEGORIA
PESQUISAR POR PALAVRA-CHAVE

O Clube

O cineasta alemão Wim Wenders foi distinguido com o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural, pelo seu contributo para a história multicultural da Europa e dos ideais europeus. Ao ser informado da decisão, Wim Wenders declarou que “a Europa é uma utopia em curso, construída, mais do que por qualquer outra coisa, pelo seu legado cultural”. A cerimónia de entrega do Prémio  - instituído em 2013 pelo Centro Nacional de Cultura, em cooperação com a “Europa Nostra” e o Clube Português de Imprensa -  terá lugar em 24 de Outubro de 2017, na Fundação Calouste Gulbenkian.


ver mais >
Opinião
A comunicação social e a Catalunha
Francisco Sarsfield Cabral
A crise da Catalunha foi, em grande parte, feita para a comunicação social. Os independentistas catalães estavam nos últimos anos a perder adeptos. Uma forma de atrair para a causa os moderados seria provocar Madrid a usar a força policial na região e em particular em Barcelona. Correram mundo as imagens televisivas de polícias nacionais a carregar sobre pessoas que queriam votar no simulacro de referendo. O que descredibilizou...
Ao completar 25 anos, a SIC  cresceu, mas não se emancipou nem libertou o seu criador de preocupações. Francisco Pinto Balsemão, com 80 anos feitos, merecia um sossego que não tem, perante a crise que atingiu o Grupo de media que construiu do zero . Balsemão ganhou vários desafios, alguns deles complexos, desde que lançou o Expresso nos idos de 70 do século passado - o seu “navio-almirante”, como gosta de...
Na semana passada aconteceu o que há muito se esperava – um dos maiores grupos de comunicação anunciou que vai encerrar ou vender a maior parte dos seus títulos de imprensa. A braços com um endividamente gigantesco, acaba por reconhecer que as receitas que obtém, quando existem, são insuficientes para inverter a situação criada ao longo de anos. O cenário actual complica tudo: é devastador folhear um jornal...
Peter Barbey, actual proprietário (desde 2015) do The Village Voice, anunciou em 22 de Agosto o fim da edição impressa do semanário nova-iorquino, após 62 anos de publicação, continuando a ser produzida a versão digital. A edição impressa – gratuita desde há 21 anos -  tinha actualmente uma tiragem de 120 mil exemplares, enquanto a versão digital, segundo a comScore (empresa de análise de...
Num livro colectivo acabado de publicar, simultaneamente, em treze línguas e em dezenas de países espalhados pelo mundo inteiro, cuja versão francesa se intitula, significativamente, L’âge de la Régression: Pourquoi nous vivons un tournant historique[1], Appadurai disserta sobre o «sentimento de cansaço» que, na sua opinião domina a esfera pública. Sentimento de cansaço relativamente à forma de fazer...