null, 25 de Junho, 2017

Jantares-debate

Os ciclos de jantares – debate são uma iniciativa conjunta do Clube Português de Imprensa, Centro Nacional de Cultura e Grémio Literário, organizados desde 2011 e subordinados a diferentes temas, com o contributo de algumas das mais destacadas personalidades da vida portuguesa.

No primeiro ciclo, intitulado "Portugal: o presente tem futuro? “ contámos com a presença de  Guilherme  d`Oliveira Martins, Vasco Graça Moura, António Barreto, João Bosco Mota Amaral, José Silva Peneda, Fernando Ulrich, Francisco Balsemão, Zeinal Bava, Manuela Ferreira Leite, Miguel Poiares Maduro e Marcelo Rebelo de Sousa.

No ciclo seguinte, cujo tema foi "Portugal: que Estado, que Sociedade, que Soberania?" os oradores convidados foram Alexandre Soares dos Santos, Eduardo Lourenço e Guilherme d’Oliveira Martins, Carlos Costa, João Lobo Antunes, Jorge Sampaio, Dom Manuel Clemente, Artur Santos Silva e José Cunha Rodrigues.

O terceiro ciclo, realizado em 2014 e 2015, com o tema "Portugal  pós - Troika, que Moeda, que Economia , que Futuro?", contou com a presença de Maria Luís Albuquerque, Augusto Mateus, João Salgueiro, Eduardo Catroga, Vítor Bento, Teodora Cardoso, Paulo Macedo e Carlos Moedas.

O quarto ciclo, que teve lugar em 2015 e 2016 com o tema "Que Portugal queremos ser, que Portugal vamos ter?”, teve como oradores Manuel Sobrinho Simões, Luís Marques Mendes, Rui Vilar, Ricardo Costa, Eduardo Marçal Grilo e Rui Ramos.

No quinto ciclo,em curso, cujo tema é "Que Portugal na Europa, Que futuro para União?" intervieram António Vitorino, Daniel Proença de Carvalho, Diogo Freitas do Amaral,  Guilherme d’Oliveira Martins, Paulo Rangel, Francisco Seixas da Costa e Nuno Crato.

Trata-se de um projecto do Clube que obteve,  desde o primeiro momento, o melhor acolhimento por parte dos seus associados, bem como, do Centro Nacional de Cultura e  do Grémio Literário.

Estes ciclos constituem, ainda, uma oportunidade de reflexão sobre aspectos fundamentais da vida portuguesa.

PRÓXIMAS DATAS

De momento não há eventos previstos nesta categoria.
Exposição de Jornais Centenários em Bruxelas
09:00 @ Parlamento Europeu, Bruxelas
Curso de Verão “Jornalismo de Investigação”
09:00 @ Universidade Internacional Menéndez Pelayo, Santander