Quarta-feira, 19 de Junho, 2019
Media

Jornal digital económico ECO já está online

Já está online o novo jornal digital de natureza económica, ECO, liderado por António Costa e Paulo Padrão. Tal como fora referido neste site, e de acordo com António Costa, o publisher da marca, o novo jornal tem como objectivos matriciais “informar, inovar e orientar” e promete ser “um projecto com um posicionamento diferenciado em relação aos restantes jornais de informação económica, o que será visível tanto nos conteúdos como na forma como estes serão apresentados.”

Na altura, os responsáveis afirmaram ainda que “50% das notícias terão gráficos ou infografias e que haverá uma forte aposta no vídeo”, encarando a tecnologia/plataforma e os conteúdos como “factores críticos para o sucesso”.

 

Segundo o director-executivo, Pedro Sousa Carvalho, “o que vai mesmo fazer a diferença é a qualidade do jornalismo. E achamos que, pelo menos em algumas áreas nucleares, nomeadamente Macro-Economia, Tecnologias, Mercados Financeiros, Segurança Social, Mercado de Trabalho e Empreendedorismo, fomos buscar ao mercado dos melhores jornalistas que existem”.

 

A uma semana da entrada online, António Costa dizia à M&P:

 

“Quando formos para o ar vamos identificar as nossas fragilidades, as nossas necessidades, as prioridades que queremos ter. Até ao final do ano é possível que entrem mais um ou dois seniores, em função dessa identificação. Mas depois temos uma segunda linha, com pessoas até cinco, sete anos de experiência e mais três ou quatro estagiários ou pessoas que têm até um ano de experiência. Queremos criar uma cultura nova e isso também explica porque é que fomos buscar pessoas com perfis diferentes e com matrizes diferentes.”

 

No seu primeiro editorial, António Costa fala da CaixaBank e do registo da OPA sobre o BPI. A primeira edição do ECO aborda a actualidade da política e da economia nacional e internacional. Faz ainda uma análise dos mercados e publica informação sobre a situação social. Fazem também parte desta primeira edição secções como finanças pessoais, tecnologia, automóveis e lifestyle.


Mais informação na revista M&P  e o site de ECO - Economia Online

Connosco
António Carrapatoso: concorrência distorcida em comunicação social fraca Ver galeria

O País “que vai a votos” não está bem, segundo António Carrapatoso, e a sua comunicação social também não está.
Nosso mais recente convidado, o gestor e empresário António Carrapatoso afirmou que o País “não está bem” porque a forma como a sociedade está organizada e funciona “não permite aproveitar e desenvolver as capacidades dos portugueses”.

Quanto à comunicação social que temos, definiu-a como “uma instituição fraca, que não cumpre suficientemente o seu papel do ponto de vista do interesse do cidadão” , por não ser suficentemente independente, inovadora e diversificada.
“A sua qualidade, acutilância, capacidade de investigação, de escrutínio e explicativa, estão aquém do desejável”  - disse.

Sobre as causas desta situação, a seguir à reduzida dimensão do mercado, apontou a “concorrência distorcida”, as deficiências da regulação e legislação e motivos de outra ordem:

Em sua opinião, não se faz mais para mudar porque “muitos partidos e líderes políticos estão contentes com a situação actual, não querem uma comunicação social verdadeiramente independente, investigadora, escrutinadora e qualificada”;  e ainda porque os próprios cidadãos “não ligam assim tanto à importância da comunicação social”  - motivo porque também "não fazem subscrições que poderiam fazer".
ERC aprova e Rádio Observador vai começar a emitir "muito em breve" Ver galeria

A Rádio Observador, cujo lançamento esteve previsto para a data do quinto aniversário do diário digital com o mesmo título, a 22 de Maio, vai finalmente entrar em funcionamento. Segundo notícia que citamos do jornal Observador, a transmissão será em 98.7 FM, na Grande Lisboa, “a curto prazo também no Porto e noutras zonas do país, e online”.

Conforme também aqui foi referido, o projecto já estava pronto naquela data, “faltando apenas o ‘visto’ da ERC, entidade à qual compete por lei autorizar a nova estação”. Poucos dias depois, a 28 de Maio, era assinada a Deliberação ERC/2019/150 [AUT-R], que autoriza as alterações solicitadas pela sociedade Observador on Time, S.A., para criar a Rádio Observador, a partir da antiga Rádio Baía – Sociedade de Radiodifusão, Lda.

A notícia do Observador não indica ainda a data exacta do início de emissão, mas conclui que “muito em breve teremos mais novidades. Estamos quase no ar.”

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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Opinião
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