Quarta-feira, 16 de Janeiro, 2019
Media

O ofício de ser jornalista em novo ambiente tecnológico

A simples descrição das novas ferramentas ao dispor do jornalista pode tornar-se uma lista estonteante. A tentação de as usar todas ao mesmo tempo pode fazê-lo esquecer-se do esencial. A sua primeira missão continua a ser a de contar histórias, e a sua primeira responsabilidade a de ser credível. É deste modo que Humberto Martínez-Fresneda, jornalista e director da Graduação em Jornalismo da Universidade Francisco de Vitória, em Madrid, define o que é ser jornalista no actual novo ambiente tecnológico.

 

O artigo aqui citado é recolhido de Asociación de La Prensa de Madrid, com a qual o CPI tem um acordo de parceria.

 

Quando fala em contar histórias, o autor deste texto não está a fazê-lo de modo ligeiro. Recordando as grandes revoluções tecnológicas que nos trouxeram até ao jornalismo digital, Martínez-Fresneda evoca a frustração que devem ter sentido os monges copistas do séc.XV, quando chegou a impressora de Gutenberg: 

“Os novos monges copistas são os jornalistas, que vêem como deixaram de ser um dos principais protagonistas deste processo de comunicação. Crêem que perderam poder de intermediação, que perderam o seu papel.” 

“Diante disto é preciso abrir novos caminhos e procurar um novo discurso, que situem o jornalista no seu justo papel, que recupere o seu protagonismo e volte a ser o garante da informação e o guardião e vigilante do poder político.” 

Chegados aqui, o domínio das novas tecnologías é importante e indispensável, mas também insuficiente. O esencial, lembra o autor, está do lado da ética profissional e da responsabilidade social: 

“Esta responsabilidade responde ao princípio da justiça informativa: dar a informação que eticamente se deve oferecer à sua audiência. A informação nasce no público, é dele e a ele deve voltar. E o jornalista, pela sua actuação, deve contribuir para melhorar a sociedade.” 

Martínez-Fresneda cita e declara a sua adesão a uma frase do jornalista John Muller:

“Aquilo que a cultura print deve trazer à cultura online são os valores que sempre caracterizaram o jornalismo: o rigor, a obsessão pela busca da verdade, e não acreditar que as coisas são sempre como no-las contam.”

 

O artigo de Humberto Martínez-Fresneda

Connosco
Como os tablóides britânicos condicionaram debate sobre o Brexit Ver galeria

A Imprensa tablóide britânica tem uma longa tradição eurocéptica e eurofóbica, incluindo a promoção de várias “cruzadas” sobre “Euro-mitos” e o uso de títulos muitas vezes grosseiros. Jornais como The Daily Mail, o Sun ou The Daily Express, “foram muito activos a retratar o Reino Unido como vítima da conspiração ‘cosmopolítica’ de Bruxelas que, segundo alguns títulos, iria obrigar o Parlamento a banir as tradicionais cafeteiras ou lâmpadas eléctricas, ou obrigar as senhoras britânicas a devolverem antigos brinquedos sexuais, para se ajustarem às regras da UE”.

O modo como usaram e abusaram do termo “povo” desempenhou um papel crucial no modo como conseguiram “condicionar o debate sobre o referendo do Brexit em torno de dinâmicas tipicamente populistas”. A reflexão é de Franco Zappettini, docente de Comunicação e Media na Universidade de Liverpool, recentemente publicada no Observatório Europeu de Jornalismo.

Será o jornalismo o primeiro ou o segundo "rascunho da História"? Ver galeria

Segundo a citação tornada famosa, o jornalismo é apenas “o primeiro rascunho tosco da História”. Hoje, ultrapassado em velocidade e abundância de material por toda a desinformação que nos chega pela Internet, já nem isso consegue: o “primeiro rascunho”, agora, vem nas redes sociais, cheias de boatos e teorias de conspiração. E os nossos meios de fact-checking não conseguem ganhar a corrida.

“Fazer fact-checking a Donald Trump, por exemplo, é como ligar um detector de mentiras a um artista de stand-up comedy.”
E combater a desinformação pela Internet “é como disparar uma metralhadora contra um bando desordenado de pássaros.”

As imagens citadas são de James Harkin, director do Centre for Investigative Journalism, e a sua sugestão resume-se numa pergunta:

"Por que não tentarmos restaurar a nossa autoridade fazendo menos, mas com mais profundidade e contexto? O resultado seria um tipo mais lento de jornalismo, que assenta na acumulação de detalhes e aponta para as verdades escondidas por baixo. Esta nova abordagem ao jornalismo já está no ar e podemos chamar-lhe segundo rascunho."
O Clube

O Novo Ano não se antevê fácil para os media e para o jornalismo.

Sobram os indicadores pessimistas, nos jornais, com a queda acentuada de  vendas,  e nas televisões, temáticas ou generalistas, com audiências degradadas e uma tendência em ambos os casos para a tabloidização, como forma  já desesperada de fidelização de  leitores e espectadores, atraídos por outras fontes de informação e de entretenimento.


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O caso da participação num programa matinal da TVI de um racista, já condenado e tendo cumprido pena de prisão, Mário Machado, suscitou polémica. Ainda bem, porque as questões em causa são importantes. Mas, como é costume, o debate rapidamente derivou para um confronto entre a esquerda indignada por se ter dado tempo de antena a um criminoso fascista e a direita defendendo a liberdade de expressão e a dualidade de...
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