A atribuição do Prémio Nobel da Paz a dois jornalistas desconhecidos -- uma filipina com dupla nacionalidade norte-americana, Maria Ressa, e um russo, Dmitry Muratov -- tem um valor simbólico para a liberdade de imprensa em todo o mundo, considerou Rui Martins num artigo publicado no “Observatório da Imprensa”, com o qual o CPI mantém um acordo de parceria.
Ou seja, conforme apontou Martins, a distinção destes profissionais dos “media” vem desafiar a actual “guerra da desinformação”, e reafirmar a importância do jornalismo fidedigno para o bom funcionamento das democracias e da vida em sociedade.
Aliás, até agora, apenas dois outros jornalistas haviam sido laureados com este galardão: o italiano Ernesto Teodoro Moneta (em 1907) e o alemão Carl von Ossietzky (em 1935).
Conforme apontou o autor, tanto Moneta como von Ossietzky foram distinguidos pelo seu papel enquanto pacifistas, o que reforça a mensagem de que, actualmente, o jornalismo independente continua a ser importante para a manutenção da paz.
E, de acordo com o comité noruguês do Nobel da Paz, Ressa e Muratov têm realizado diversas conquistas neste âmbito.
Em primeiro lugar, ambos os profissionais continuam a exercer jornalismo independente, denunciando as injustiças praticadas nos seus respectivos países.
Em segundo lugar, graças à publicação de reportagens incisivas e fidedignas, estes jornalistas têm contribuído para o combate a uma das maiores ameaças da actualidade, caracterizada pela rápida partilha de informações falsas, que põem em risco o bem-estar dos cidadãos de todo o mundo.
Desta forma, Maria Ressa -- que tem denunciado as medidas repressivas e violentas do Presidente filipino, Rodrigo Duterte --, e Dmitry Muratov -- que dirige um dos únicos jornais independentes russos em actividade -- assumem-se como novos símbolos do jornalismo pacifista.
Os jornalistas devem manter-se fiéis aos valores de ética e deontologia, reconhecendo a importância do seu trabalho para a vida democrática, e lutando para melhorar as condições de trabalho no sector mediático, considerou Miguel Ormaetxea num texto publicado no “site” Media-Tics.
Conforme apontou Ormaetxea, o jornalismo em Espanha está a enfrentar um período difícil, uma vez que, de forma a conseguirem emprego, os profissionais dos “media” aceitam escrever peças de pouco interesse, limitando-se a partilhar informações superficiais “ad nauseam”.
Além disso, continuou o autor, os profissionais espanhóis parecem ir todos atrás das mesmas histórias, resultando em bancas de jornais repletas de “manchetes” semelhantes e, por vezes, contraditórias.
Perante este cenário, Ormaetxea pede aos jornalistas que contrariem o “status quo”, deixando de sucumbir às vontades de grandes empresários de “media”, que “só sabem demitir, cortar salários e despesas”.
Até porque, de acordo com o articulista, a sobrevivência do jornalismo depende do investimento em “ qualidade, em inovação, em novas tecnologias, e em talento''.
Neste sentido, Ormaetxea considera essencial que os jornalistas deixem, também, de aceitar as exigências do governo, que promovem conferências de imprensa sem a possibilidade de intervenção dos repórteres, o que representa um ataque à liberdade de imprensa.
Da mesma forma, o autor recorda que os profissionais dos “media” devem parar de arriscar a sua vida “em troca de uns tostões”, e de “peças mal amanhadas”.
A instabilidade política e social na Venezuela levou muitos jornalistas a radicaram-se em países vizinhos, como forma de garantir a sua segurança e subsistência financeira.
Foi esse o caso de Pierina Sora, uma jornalista de Caracas que, em 2018, se mudou para o Peru. No entanto, esta profissional continua a informar os cidadãos venezuelanos, lutando pela liberdade de imprensa, conforme explicou em entrevista ao “Observatório da Imprensa”, com o qual o CPI mantém um acordo de parceria.
De acordo com Sora, a Venezuela está, de momento, a “atravessar uma complexa crise humanitária”, que levou muitos outros cidadãos a seguirem o seu exemplo, e a mudarem-se para o Peru.
Foi perante este cenário que Sora decidiu criar o projecto “Cápsula Migrante”, um “site” lançado em Maio de 2020, no contexto da crise pandémica, com o objectivo de apoiar “a comunidade migrante”.
Este projecto serve, também, como alternativa aos cidadãos que continuam na Venezuela, e que têm dificuldade em aceder a jornalismo de qualidade, devido às restrições impostas pelo governo.
Tal como explicou Sora, as dificuldades na Venezuela verificam-se tanto a nível de ataques físicos aos colaboradores dos “media”, como na restrição do acesso ao papel para imprimir jornais, e, ainda, no bloqueio da internet.
Assim, o “Cápsula Migrante”, juntamente com outros projectos de jornalismo local e hiperlocal, tem tentado “dedicar-se às comunidades”, dando-lhes poder através da “informação de qualidade”.
Os ciberataques passaram a fazer parte da paisagem mediática portuguesa. Depois do Grupo Impresa ter sido seriamente afectado, juntamente com a Cofina, embora esta em menor grau de exposição, chegou a vez do Grupo Trust in News, que detém o antigo portfólio de revistas de Balsemão, como é o caso do semanário “Visão”.
Outras empresas foram igualmente visadas, em maior ou menor escala, desde a multinacional Vodafone aos laboratórios Germano de Sousa.
Não cabe neste espaço qualquer comentário especializado a tal respeito, mas não nos isentamos de manifestar uma profunda preocupação relativamente à continuidade - e aparente impunidade - destes actos ilegais, que estão a pôr a nu as vulnerabilidades dos sistemas e redes, tanto públicos como privados.
Recorde-se que este site do Clube Português de Imprensa já foi alvo, também, de intrusões pontuais que bloquearam a sua actualização regular, o que voltou a acontecer, embora de uma forma indirecta, como consequência da inoperacionalidade do operador de telecomunicações atingido.
Oxalá estes ataques de “hackers”, já com um carácter mais “profissional”, tenha contribuído para alertar os especialistas e as autoridades competentes em cibersegurança no sentido de adoptarem as medidas de protecção que se impõem.
As fragilidades ficaram bem à vista.