Quarta-feira, 30 de Novembro, 2022
Media

Jornalismo de "trincheira" marcado pela conduta política ou ideológica

O panorama jornalístico alterou-se, significativamente, com a chegada da pandemia, já que os profissionais dos “media” passaram a desempenhar um papel crucial para a segurança dos cidadãos, reconquistando a confiança das audiências.

Assim, os “media” começaram a publicar relatórios diários, com as estatísticas sobre a pandemia, bem como artigos informativos sobre os efeitos da doença, tanto a nível de saúde pública, como no âmbito social, político e económico.

Contudo, e apesar dos esforços, os “media” apresentaram lacunas em algumas áreas, defendeu Miguel Ormaetxea num artigo publicado no “site” Media-tics, com base no relatório "Repensar o amanhã. O maior risco é não aprender nada", da Fundación Telefónica.

Segundo recordou Ormaetxea, o relatório baseou-se em declarações de diversos jornalistas, que reflectiram sobre o trabalho que têm vindo a realizar desde Março de 2020.

Na sua maioria, os jornalistas destacaram que houve uma vaga de “sobre-informação”, o que também pode ser prejudicial para a população, e conduzir ao desgaste psicológico.

Olga Lambea, jornalista do Canal 24 horas da TVE, destacou: "Tem havido muita informação mas quase sempre muito parecida. E é isso que eu acho que faltou aos ‘media’, às redes sociais: encontrar outros caminhos”.

Os profissionais entrevistados destacam, por outro lado, a complexidade deste tema, que deve ser tratado de forma cuidadosa e transparente, para garantir a segurança de todos os leitores e espectadores.

O relatório da Fundación Telefónica destaca, neste âmbito, um estudo da Universidade de Chicago, que analisou o efeito sobre a audiência de dois apresentadores da Fox News, Sean Hannity e Tucker Carlson. 


O primeiro minimizou a pandemia, enquanto o segundo alertou a população. 


Ora, de acordo com este estudo, a audiência do Hannity apresentou um maior número de infecções, o que ilustra a enorme responsabilidade dos profissionais de informação.


Isto levanta, ainda, outra questão: o negacionismo nas redes sociais.


Estes movimentos foram promovidos por diversas entidades, que visaram menosprezar as consequências do vírus, o que obrigou os jornalistas a empenharem-se na desmistificação de “fake news”.


Este problema foi exacerbado pelos algoritmos das plataformas “online”, que tendem a promover este tipo de conteúdo.


A tudo isto junta-se aquilo que Ormaetxea apelida de “jornalismo de trincheira”, caracterizado pela conduta ideológica ou política, assumida por muitas empresas de “media”.


Perante este cenário, Ormaetxea apela aos jornalistas que “não ofendam o espectador”, oferecendo a melhor informação possível, de forma ética e transparente.


Até porque este é o único método eficaz para ajudar os cidadãos a tomarem decisões bem informadas, que triunfem no mundo (quase) pós-pandémico.


Connosco
Maestrina Oksana Lyniv recebeu o Prémio Helena Vaz da Silva na Fundação Gulbenkian Ver galeria

Numa cerimónia realizada no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, foi homenageada a maestrina ucraniana Oksana Lyniv, vencedora do Prémio Helena Vaz da Silva, atribuído anualmente pelo Centro Nacional de Cultura, com o apoio da Europa Nostra e do Clube Português de Imprensa.

Na cerimónia, presidida pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e sendo anfitrião Guilherme de Oliveira Martins, administrador da Fundação, a figura e a carreira de Oksana Lyniv foi apresentada pela maestrina Joana Carneiro.

Impossibilitada de se deslocar a Portugal, por motivos pessoas insuperáveis, foi o seu pai quem recebeu o prémio, em sua representação.

Recorde-se que a vencedora da décima edição do Prémio Helena Vaz da Silva concedeu, entretanto, uma entrevista ao semanário Expresso, na qual declarou que a invasão russa do seu país é uma clara tentativa de destruir uma nação, tendo sido, completamente, motivada por ódio.

Em relação à família que tem na Ucrânia, a vencedora do prémio revelou que estes querem permanecer no país, dedicando-se a acolher e ajudar várias famílias de refugiados.

Lyniv comentou, também, o papel dos artistas na guerra, descrevendo as grandes obras artísticas como “canais para comunicar algo importante”. De acordo com a maestrina, “quando olhamos [para] a história da cultura, e estudamos as obras e o contexto em que foram criadas, vemos que os grandes artistas — Michelangelo, Mozart ou Beethoven — agiram dentro de uma sociedade, por vezes uns passos à frente dela”.

No entanto, Lyniv admitiu que o papel que a arte e os artistas assumem tem vindo a ser cada vez mais explorado e usado para fins de propaganda, como é o caso do maestro russo Valery Gergiev, que se tornou “uma bandeira do regime ditatorial de Putin”.

Em relação à sua carreira profissional, Lyniv revelou que a sua decisão para se tornar maestrina foi tomada aos 18 anos, depois de descobrir que as mulheres podiam ocupar esse cargo. Após obter o seu diploma na Academia de Música de Lviv e ganhar o terceiro prémio no Concurso Gustav Mahler, em 2004, a maestrina prosseguiu a sua formação em Dresden, na Alemanha.

Lyniv acrescentou, igualmente, que “o seu primeiro cargo fixo veio da Ópera Nacional de Odessa, como maestrina assistente”, tendo também oportunidade de trabalhar na Ópera do Estado da Bavária, como assistente de Kirill Petrenko.

Apesar de ser a directora musical do Teatro Comunale di Bologna, sendo “a primeira mulher à frente de uma casa de ópera italiana”, Lyniv confessou que inclui sempre compositores ucranianos em todos os seus concertos, o que passou a constituir a sua “imagem de marca”.

Numa última reflexão acerca das mulheres na regência de orquestras, Lyniv admitiu que “já existem jovens maestrinas fantásticas” e que tudo indica que se trata de um movimento imparável.

A transformação digital dos "media" e os vários modelos utilizados Ver galeria

Os media estão, actualmente, a passar por uma transformação digital, mudança que ganhou mais balanço após a pandemia ter “acelerado a quebra da circulação e publicidade das edições impressas” e a invasão russa da Ucrânia ter “disparado os preços da tinta e do papel”.

Apesar de não existir um modelo específico para a transformação dos media, o director do Evoca Media, Pepe Cerezo, sublinhou que são essenciais três “pilares” para “estabelecer uma estratégia de negócios digitais”, nomeadamente, inovação e adaptação, diversificação, e hibridização.

Estes três elementos implicam que as fontes de receita devem ser obtidas a partir de diversas fontes (assinaturas, publicidade, lojas online), utilizando modelos que se adaptam a diferentes públicos e mercados e que respondem às necessidades e aos hábitos de consumo dos utilizadores.

O aumento da publicidade digital, uma das maiores fontes de receita, hoje em dia, tem vindo a desacelerar, devido, em parte, à mudança a que esta foi sujeita, causada pela “pelo desaparecimento dos cookies de terceiros”.

A falta de cookies de terceiros torna mais difícil aspectos como a criação de perfis de utilizadores, a sua monotorização e a adaptação às suas necessidades, implicando que as empresas devem desenvolver um “relacionamento individual com os utilizadores” para recolher esses dados.

Existe, também, a opção de utilizar “tecnologia baseada na recolha, armazenamento e análise de cookies”, que permite adaptar a publicidade aos hábitos do utilizador, baseando-se, por exemplo, no seu histórico de navegação, pesquisas, compras anteriores e links clicados. 

O Clube


Lançado em novembro de 2016, este site do Clube Português de Imprensa tem mantido, desde então, uma actividade regular, com actualizações diárias, quer sobre iniciativas próprias da Associação, quer sobre a actualidade relacionada com os media portugueses e internacionais.

O site tem sido, ainda, um fórum de debate e de reflexão sobre as questões que se colocam ao jornalismo e aos jornalistas, reunindo a opinião de vários colunistas e textos editados por instituições com as quais celebrámos parcerias, desde o Observatório de Imprensa do Brasil à Asociacion de la Prensa de Madrid ou ao jornal “A Tribuna” de Macau.

Em seis anos de presença online constante, com um crescimento assinalável de visitantes, é natural que o site deva corresponder a essa procura, reinventando-se e procedendo a uma actualização tecnológica.

Pela sua natureza, essa modernização conceptual implicará algumas modificações na frequência e rotatividade de conteúdos, já a partir de outubro. É uma transição necessária.

Continuamos a contar com o interesse e adesão dos associados, além dos muitos milhares de frequentadores deste site, que constituem um valioso incentivo para quem contribui, sem outras ambições nem dependências, para um suporte digital que é um dos principais “cartões de visita” do Clube Português de Imprensa, fundado em 1980.  

 

A Direcção


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Opinião
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European Media and Information Fund
09:30 @ Auditório 2, Fundação Gulbenkian, Lisboa
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Dez
Secreto profesional, asignatura pendiente
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15
Dez
British Journalism Awards 2022
18:30 @ London Hilton Park Lane, Reino Unido
05
Jan
Ligados ou desligados? A Publicidade na era da hiperestimulação
00:00 @ Instituto Politécnico de Viseu, Portugal