Sábado, 1 de Outubro, 2022
Tecnologias

Os novos desafios do jornalismo na era das redes sociais

Com a era digital e o aparecimento das redes sociais, os “media” tiveram que adaptar o seu “modus operandi”, de forma a criar conteúdos atractivos para as camadas mais jovens da sociedade.

No entanto, segundo notou Denise Becker num artigo publicado no “Observatório da Imprensa” -- associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria -- este tem sido um processo complicado para muitos títulos, que ainda não compreendem o funcionamento destas novas plataformas.

Becker nota, neste sentido, que a maioria dos jornalistas continua a basear-se nos princípios tradicionais da profissão, em que a informação e os factos são as prioridades.

Por outro lado, os utilizadores das redes sociais demonstram-se cada vez mais exigentes, procurando consumir notícias que os entretenham e que vão ao encontro dos seus interesses pessoais.

Ainda assim, alguns especialistas consideram que os editores não devem focar toda a sua atenção na produção de vídeos para redes sociais como o TikTok ou o Snapchat.

A título de exemplo, Samuel Lima, da revista “objETHOS”, sublinha que o sucesso dos “media” nas redes sociais é algo ilusório, controlado por um algoritmo.

Por outro lado, o professor Nicholas Diakopoulos diz que os obstáculos ao progresso e inovação nas organizações de notícias resultam de processos culturais, em parte porque o jornalismo não veio de uma cultura de “design” centrada nos valores das pessoas.

Segundo este especialista, o jornalismo é muito parecido com a Ciência da Computação, porque ambas as áreas se preocupam com a informação.

Contudo, Diakopoulos defende que os “media” devem ter a capacidade de alinhar as duas áreas, com uma equipa focada na redacção de artigos e com outra responsável pelo desenvolvimento de “softwares” e análise de dados de consumo.


Becker ressalva, da mesma forma, que outro factor a ser considerado refere-se à sofisticação computacional muito desigual nas redações. 


Isto porque, enquanto alguns títulos têm equipas multifuncionais bem estruturadas, compostas por jornalistas e especialistas em tecnologia, outros ainda têm dificuldade em analisar bases de dados ou desenvolver conteúdos para formatos específicos, como os vídeos do  TikTok.


Posto isto, a autora considera essencial reflectir sobre o actual programa leccionado em faculdades de jornalismo, para que os novos profissionais tenham a capacidade de enfrentar os desafios desta nova era.


Com a introdução de uma nova estratégia, acredita Becker, haveria muitas oportunidades no uso da tecnologia para que o jornalismo melhorasse os seus processos, disseminasse informações verdadeiras e alcançasse mais cidadãos.


“Para isso, um bom começo seria desenvolver um senso de comunidade e colaboração entre jornalistas, academia e outras áreas de conhecimento”, concluiu.

Leia o artigo original em "Observatório da Imprensa"


 


Connosco
Gazeta Wyborcza da Polónia recebe prémio da liberdade de imprensa Ver galeria

A Gazeta Wyborcza e a Fundação Gazeta Wyborcza, da Polónia, receberam, no World News Media Congress 2022, das mãos do Rei Felipe VI, o prémio da liberdade de imprensa da Associação Mundial de Editores Noticiosos (WAN-IFRA).

Para a WAN-IFRA, o prémio reconheceu “um meio que se apresenta como um farol de independência e um baluarte contra o autoritarismo”, além se ser “um jornal de referência que demonstra os seus valores diariamente, através das suas páginas, apoiando jovens jornalistas, na promoção de notícias locais e trabalhando através das fronteiras em solidariedade com colegas necessitados”.

Estes são valores que, para a Associação, representam o que se defende para os media a nível mundial, e que demonstram a importância de continuar a defender uma imprensa livre, para além da demonstração de solidariedade.

A Gazeta Wyborcza criou, em 2019, a Fundação A Gazeta Wyborcza, de forma a salvaguardar o futuro da publicação e a fortalecer o jornalismo de qualidade na Polónia. Os seus projectos denunciaram já organizações neofascistas, combateram a desinformação, a polarização, entre outras questões que marcaram a actualidade.

Tendo em conta a deterioração da democracia polaca, que se encontra em 64º lugar no “Ranking de Liberdade de Imprensa” dos Repórteres Sem Fronteiras, “o compromisso cívico é mais necessário do que nunca”, conforme referiu Joanna Krawczyk, directora da Gazeta Wyborcza e presidente do Conselho da Fundação.

Organizações preocupadas com “Lei Classificada” em Espanha propõem reformulação Ver galeria

As organizações Hay Derecho, Más Democracia, Access Info e Transparencia Internacional España emitiram um comunicado conjunto, no Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, acerca do Segredo de Estado.

Alegam, designadamente, que o Projecto de Lei sobre a Lei Classificada não garante um equilíbrio entre a classificação da informação e o direito à liberdade de informação, responsabilidade e transparência.

A lei “não pode permitir, em nome de uma alegada segurança nacional, potenciais violações dos direitos humanos, quanto mais crimes contra a humanidade”, realçaram. Além disso, admitiram uma “reserva temporária”, mas acreditam que a “transparência deve prevalecer no final desse tempo legalmente estabelecido”.

As principais preocupações para com o Projecto de Lei apresentado pelo Governo espanhol devem-se a questões como a motivação para a classificação, a legitimação de quem classifica, os direitos fundamentais, os prazos para desclassificar a informação, a legitimação para recorrer das decisões e o incumprimento do próprio processo.

Para as organizações, é preciso que seja justificada e pertinente a classificação de uma informação como “Segredo de Estado”, já que há tópicos assim classificados que em nada têm a ver com a segurança nacional. Também, o facto de existirem diversos cargos políticos aos quais se dá o direito de classificar uma informação como tal, revelou-se um problema.

Além de ter de assegurar o respeito pelos direitos fundamentais no âmbito da liberdade à informação, as associações consideraram que o Projecto de Lei deveria clarificar os prazos para desclassificar a informação como “secreta”, já que existe informação há mais de 50 anos nesta condição.

O Clube


Lançado em novembro de 2016, este site do Clube Português de Imprensa tem mantido, desde então, uma actividade regular, com actualizações diárias, quer sobre iniciativas próprias da Associação, quer sobre a actualidade relacionada com os media portugueses e internacionais.

O site tem sido, ainda, um fórum de debate e de reflexão sobre as questões que se colocam ao jornalismo e aos jornalistas, reunindo a opinião de vários colunistas e textos editados por instituições com as quais celebrámos parcerias, desde o Observatório de Imprensa do Brasil à Asociacion de la Prensa de Madrid ou ao jornal “A Tribuna” de Macau.

Em seis anos de presença online constante, com um crescimento assinalável de visitantes, é natural que o site deva corresponder a essa procura, reinventando-se e procedendo a uma actualização tecnológica.

Pela sua natureza, essa modernização conceptual implicará algumas modificações na frequência e rotatividade de conteúdos, já a partir de outubro. É uma transição necessária.

Continuamos a contar com o interesse e adesão dos associados, além dos muitos milhares de frequentadores deste site, que constituem um valioso incentivo para quem contribui, sem outras ambições nem dependências, para um suporte digital que é um dos principais “cartões de visita” do Clube Português de Imprensa, fundado em 1980.  

 

A Direcção


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Opinião
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