O jornalista Pedro Pinto saiu da TVI para se tornar o novo responsável pela comunicação do SL Benfica e liderar a Benfica TV, substituindo Luís Bernardo, cuja saída foi anunciada no início de Novembro, noticiou o “Correio da Manhã”.
Um dos principais rostos da estação, e director interino da TVI até Setembro, Pedro Pinto vai, agora, reforçar “a estratégia de ampla transformação comunicacional que o Benfica pretende empreender”, afirmou o clube em comunicado.
Por sua vez, o director de informação da TVI, Anselmo Crespo, recordou que, “nas últimas duas décadas, o Pedro Pinto foi um profissional dedicado e empenhado no sucesso da informação da TVI. Quer como pivô (na TVI e na TVI24), quer como coordenador, quer, ainda, como membro da Direção de Informação e, mais recentemente, como director interino, função que cumpriu com um elevado sentido de dever, assegurando uma transição tranquila”.
Agora que a digitalização dos “media” está a normalizar-se, é essencial que os profissionais repensem as suas rotinas, normas e valores, considerou Carlos Castilho num artigo publicado, originalmente, na plataforma “Medium” e reproduzido no “Observatório da Imprensa”, associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.
De acordo com Castilho, a introdução da tecnologia no sector mediático veio desvalorizar os três principais elementos económicos do modelo tradicional de negócio: escassez de informações; alto custo dos equipamentos (gráficas, distribuição e dispositivos audiovisuais) e a comercialização das notícias.
Ora, com a chegada da internet, a notícia passou a ter um custo muito reduzido, já que é fácil de redigir e de partilhar. Desta forma, Castilho considera essencial que todos os “patrões dos ‘media’” repensem o seu “modus operandi”, que deve passar, sobretudo, pela diferenciação.
Isto porque, devido ao fácil acesso a dispositivos electrónicos, os cidadãos passaram a ter uma participação activa na produção noticiosa.
Por isso -- considerou Castilho -- os “media” têm que se destacar. Para tal, devem contextualizar os factos, explicá-los dentro do panorama histórico, e captar imagens de alta qualidade.
Além disso, os jornalistas devem ter em conta as suas novas responsabilidades, para garantir a credibilidade do trabalho que produzem.
Com a pandemia, o modelo de negócio tradicional dos “media” foi descredibilizado, com muitos especialistas e investidores a considerarem que este se tornou obsoleto e insustentável.
Assim, numa altura em que muitos jornais fecharam portas, as organizações noticiosas sem fins lucrativos, com foco no jornalismo local, começaram a prosperar, notou Rick Edmonds num texto publicado no “site” no instituto Poynter.
Para perceber melhor este fenómeno, Edmonds esteve à conversa com os responsáveis de cinco projectos: ProPublica, Report for America, American Journalism Project, Local Media Association — Project Accelerate e com a Knight Foundation. Estas iniciativas incluem organizações noticiosas e filantrópicas.
Com estas entrevistas Edmonds conseguiu perceber o “modus operandi” dos projectos e identificar algumas tendências para o futuro dos “media” de âmbito comunitário.
A ProPublica, por exemplo, foca-se em colmatar os principais problemas da imprensa. Assim, este projecto tem-se conseguido destacar pelas reportagens de âmbito social, de alta qualidade, e pela investigação local. Com isto, entre 2020 e 2021, a ProPublica registou um crescimento de 60% em investimentos de terceiros.
A Report for America, por sua vez, tem-se dedicado a recrutar jovens jornalistas para locais considerados “desertos noticiosos”. O projecto começou, em 2017, com uma aposta modesta, ao destacar 14 profissionais para zonas sem cobertura mediática. Agora, está a fazer planos para apoiar 200 jornais e 300 jornalistas.
Ao completar 40 anos de actividade ininterrupta o CPI – Clube Português de Imprensa tem um histórico de que se orgulha. Foi a 17 de dezembro de 1980 que um grupo de entusiastas quis dar forma a um projecto inédito no associativismo do sector.
Não foi fácil pô-lo de pé, e muito menos foi cómodo mantê-lo até aos nossos dias, não obstante a cultura adversarial que prevalece neste País, sempre que surge algo de novo que escapa às modas em voga ou ao politicamente correcto.
O Clube cresceu, foi considerado de interesse público; inovou ao instituir os Prémios de Jornalismo, atribuídos durante mais de duas décadas; promoveu vários ciclos de jantares-debate, pelos quais passaram algumas das figuras gradas da vida nacional; editou a revista Cadernos de Imprensa; teve programas de debate, em formatos originais, na RTP; desenvolveu parcerias com o CNC- Centro Nacional de Cultura, Grémio Literário, e Lusa, além de outras, com associações congéneres estrangeiras prestigiadas, como a APM – Asociacion de la Prensa de Madrid e Observatório de Imprensa do Brasil.
A convite do CNC, o Clube juntou-se, ainda, à Europa Nostra para lançar, conjuntamente, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural, instituído pela primeira vez em 2013, em, homenagem à jornalista, que respirava Cultura, cabendo-lhe o mérito de relançar o Centro e dinamizá-lo com uma energia criativa bem testemunhada por quem a acompanhou de perto.
Mais recentemente, o Clube lançou os Prémios de Jornalismo da Lusofonia, em parceria com o jornal A Tribuna de Macau e a Fundação Jorge Álvares, procurando preencher um vazio que há muito era notado.
Uma efeméride “redonda” como esta que celebramos é sempre pretexto para um balanço. A persistência teve as suas recompensas, embora, hoje, os jornalistas estejam mais preocupados com a sua subsistência num mercado de trabalho precário, do que em participarem activamente no associativismo do sector.
Sabemos que esta realidade não afecta apenas o CPI, mas a generalidade das associações, no quadro específico em que nos inserimos. Seriam razões suficientes para nos sentarmos todos à mesa, reunindo esforços para preparar o futuro.
Com este aniversário do CPI fica feito o convite.
A Direcção