O estado de emergência, no decurso da pandemia de Covid-19, aumentou a preocupação dos jornalistas com o rigor da informação e mudou as rotinas de trabalho, revelam as conclusões preliminares de um inquérito desenvolvido pelas Universidades de Coimbra, Lisboa e Minho.
O relatório preliminar deste estudo, sobre os Efeitos da Declaração do Estado de Emergência no Jornalismo, tem por base quatro áreas nucleares: as questões éticas e deontológicas, as expectativas relativamente à profissão, a situação laboral; e a alteração das rotinas jornalísticas dos profissionais.
Dos cerca de 900 jornalistas que responderam ao inquérito, mais de metade (56,7%) considerou que o estado de emergência levantou questões importantes quanto à cobertura jornalística e quanto às normas do código deontológico.
Esta percepção é mais alta entre os jovens, que têm até 30 anos (65,9%), os estagiários (65,2%) e os que têm até dois anos de profissão (65%).
Sobre a prática do jornalismo, o estudo revelou que as expectativas dos profissionais baixaram, visto que a percepção de desemprego, a curto prazo, aumentou.
Esta visão negativa sobre o mercado de trabalho adensa-se, ainda mais, se tivermos em conta que as expectativas de encontrar um novo emprego na área reduziram significativamente.
De acordo com os mesmos dados, 15,5% dos jornalistas inquiridos disseram que a sua situação laboral se alterou, sendo que em 11,1% dos casos se fala de processos relacionados com o” lay-off”. Os profissionais mais afectados (74%) auferem menos de mil
euros mensais.
A generalidade dos jornalistas inquiridos ressalvou, também, uma alteração profunda nas suas rotinas produtivas. Com a declaração do estado de emergência, 59,9% dos jornalistas passou a trabalhar a partir do seu domicílio.
O teletrabalho implicou, também, adaptações ao uso das tecnologias para o contacto com as fontes e para o tratamento da informação. O telefone foi o meio mais utilizado, ainda que o recurso a plataformas de videoconferência tenha aumentado.
O confinamento limitou, ainda, a possibilidade de saída dos jornalistas. Se antes da pandemia apenas 10,3% dos jornalistas dizia não sair habitualmente em trabalho de reportagem, esse número passou para 30,1%.
Quanto aos temas abordados pelos jornalistas, 35,3% disseram que a pandemia ocupou 75% do seu trabalho.
Consulte o relatório original em polobs.pt
Os directores de informação de todos os principais “media” nacionais subscreveram um documento conjunto, em que criticaram a vigilância policial exercida sobre jornalistas.
Num documento onde se invocaram os artigos da Constituição que protegem a Liberdade de Imprensa, assim como as leis que a tutelam e o Estatuto do Jornalista, os responsáveis editoriais insurgiram-se contra o comportamento de magistrados do Ministério Público, que não passou pelo crivo de qualquer magistrado judicial.
O documento foi enviado ao Presidente da República, presidente da Assembleia da República, assim como aos presidentes da 1ª Comissão da AR e aos diferentes Grupos Parlamentares, presidentes do Tribunal Constitucional, Supremo Tribunal de Justiça e Conselho Superior da Magistratura, além da Procuradora-Geral da República, Provedora de Justiça e Bastonário da Ordem dos Advogados.
O texto integral subscrito pelos directores de informação é do seguinte teor:
O dia da tomada de posse é considerado um dos maiores eventos mediáticos nos Estados Unidos. Por esta ocasião, correspondentes de todos os cantos do país viajam para Washington D. C para captarem a primeira fotografia oficial no novo Presidente e relatarem os passos da cerimónia.
O Instituto Poynter ressalvou, contudo, que, este ano, alguns “media” norte-americanos desviaram as atenções de Joe Biden para se focarem na primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente: Kamala Harris.
Assim, muitos jornais regionais quiseram certificar-se de que tanto Biden, como Harris, tinham fotografias na primeira página.
O jornal local “San Francisco Chronicle”, por exemplo, deu destaque a Harris e ao segundo cavalheiro, Douglas Emhoff, ao colocar uma foto de ambos no topo da capa.
O mesmo aconteceu com os jornais do Grupo Hearst, no Estado do Connecticut.
De acordo com Wendy Metcalfe, responsável pela empresa de “media”, esta escolha foi feita para reflectir “o sentimento da comunidade”.
O “Tampa Bay Times”, por sua vez, dedicou toda a primeira página à presidência Biden/Harris.
Ao completar 40 anos de actividade ininterrupta o CPI – Clube Português de Imprensa tem um histórico de que se orgulha. Foi a 17 de dezembro de 1980 que um grupo de entusiastas quis dar forma a um projecto inédito no associativismo do sector.
Não foi fácil pô-lo de pé, e muito menos foi cómodo mantê-lo até aos nossos dias, não obstante a cultura adversarial que prevalece neste País, sempre que surge algo de novo que escapa às modas em voga ou ao politicamente correcto.
O Clube cresceu, foi considerado de interesse público; inovou ao instituir os Prémios de Jornalismo, atribuídos durante mais de duas décadas; promoveu vários ciclos de jantares-debate, pelos quais passaram algumas das figuras gradas da vida nacional; editou a revista Cadernos de Imprensa; teve programas de debate, em formatos originais, na RTP; desenvolveu parcerias com o CNC- Centro Nacional de Cultura, Grémio Literário, e Lusa, além de outras, com associações congéneres estrangeiras prestigiadas, como a APM – Asociacion de la Prensa de Madrid e Observatório de Imprensa do Brasil.
A convite do CNC, o Clube juntou-se, ainda, à Europa Nostra para lançar, conjuntamente, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural, instituído pela primeira vez em 2013, em, homenagem à jornalista, que respirava Cultura, cabendo-lhe o mérito de relançar o Centro e dinamizá-lo com uma energia criativa bem testemunhada por quem a acompanhou de perto.
Mais recentemente, o Clube lançou os Prémios de Jornalismo da Lusofonia, em parceria com o jornal A Tribuna de Macau e a Fundação Jorge Álvares, procurando preencher um vazio que há muito era notado.
Uma efeméride “redonda” como esta que celebramos é sempre pretexto para um balanço. A persistência teve as suas recompensas, embora, hoje, os jornalistas estejam mais preocupados com a sua subsistência num mercado de trabalho precário, do que em participarem activamente no associativismo do sector.
Sabemos que esta realidade não afecta apenas o CPI, mas a generalidade das associações, no quadro específico em que nos inserimos. Seriam razões suficientes para nos sentarmos todos à mesa, reunindo esforços para preparar o futuro.
Com este aniversário do CPI fica feito o convite.
A Direcção