Nas últimas décadas, o jornalismo tem vindo a enfrentar profundos desafios. A digitalização estabeleceu-se como novo obstáculos e passou a ser o principal agente disruptivo, já que, com a transferência das audiências para o “mundo” “online”, o valor económico da notícia diminuiu.
O jornalismo e a imprensa viveram, assim, um período de significativa turbulência, agravada, desde 2008, pelos efeitos de uma crise financeira global que abrangeu, também, os “media”.
O sector, ainda a braços com essa crise, vive, agora, um problema singular, resultante do ajustamento da imprensa ao cenário do coronavírus. Para tentar apurar de que forma as publicações portuguesas se estão a adaptar ao actual panorama, a Associação Portuguesa de Imprensa (API) e o Obercom promoveram um inquérito junto de 42 títulos.
Os dados obtidos, nesta fase inicial, serão calibrados para uma etapa seguinte, que incidirá sobre algumas medidas tomadas pela imprensa e os principais efeitos sentidos no pós-declaração do estado de emergência em Portugal.
De acordo com o relatório, as publicações auscultadas estão já a diminuir o formato das suas edições (número de páginas) e a maioria destes títulos prevê a diminuição do volume de tiragem.
A medida é justificada, apenas, com a contenção de despesas e de recursos, num momento em que grande parte da população está confinada ao espaço doméstico e em que as fontes de receita parecem definhar.
No que respeita ao coronavírus, enquanto elemento crucial da agenda mediática, existe uma tendência geral para se considerar fácil a obtenção de informação.
Foram registadas, no entanto, algumas dificuldades, entre as quais o desconhecimento pormenorizado das fontes, dos interlocutores, e das dificuldades técnicas.
São, ainda, enumeradas outras questões, como a falta de colaboração das entidades de saúde locais e o condicionamento da informação, entre outras.
No que respeita à partilha da informação recolhida com outras publicações, quase metade dos inquiridos mostrou-se disponível apara colaborar, de forma a obter publicidade ou patrocínios, numa altura em que a obtenção de receitas se tornou num processo ainda mais complexo.
Leia o relatório original em Obercom
No Brasil, a maioria dos jornalistas que escreve sobre emigração foca-se, somente, nos aspectos positivos da mudança, omitindo as verdadeiras dificuldades de um expatriado, considerou Liliana Tinoco Backert num texto publicado no “Observatório da Imprensa”, associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.
De acordo com a autora, este tipo de artigos passam a mensagem de que basta dominar uma língua estrangeira para se ser bem sucedido lá fora. Contudo, defende Tinoco Backert, a realidade nem sempre é essa.
Quando os jornalistas oferecem destaque a empresários de sucesso, esquecem-se, muitas vezes, das possíveis adversidades enfrentadas pela família desse mesmo profissional, que deixaram as suas rotinas para o acompanhar.
Da mesma forma, o jornalismo de migração brasileiro omite os choques interculturais, as dificuldades de adaptação e a possível exclusão social.
Perante este cenário, a autora incentiva os profissionais dos “media” a criarem projectos focados nestes temas, para informarem, eficazmente, os leitores que estão a ponderar mudar de país.
Aliás, Tinoco Backart -- que chegou a viver na Suíça -- começou a redigir, em 2016, a sua própria coluna sobre movimentos migratórios, que é publicada no portal Swissinfo.ch.
As redes sociais poderão estar a assumir a responsabilidade pela partilha compulsiva de informações falsas e de opiniões que são tomadas como factos, considerou o jornalista Lucas Souza Doutra num artigo publicado no “Observatório da Imprensa”, associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.
O autor começa por recordar que o Novo Ano foi marcado por uma polémica na plataforma Twitter, que baniu a conta de Donald Trump. Esta medida foi justificada com os riscos de incitação à violência, afirmações falsas e violação de regras das plataformas.
Segundo indicou Dutra, é certo que a acção pode ter sido motivada por interesses económicos e políticos.
Mas, a curto prazo -- reiterou o autor -- este tipo de moderação pode ser eficaz no condicionamento das “fake news” e começar a traçar um melhor futuro para o ambiente virtual que, nos últimos anos, se tem caracterizado pela distorção e imposição de ideologias, estimulada pelo excesso de segmentação e de algoritmos.
O autor considera, por outro lado, que é urgente responder a algumas questões sobre a regulação do mundo “online”.
Ao completar 40 anos de actividade ininterrupta o CPI – Clube Português de Imprensa tem um histórico de que se orgulha. Foi a 17 de dezembro de 1980 que um grupo de entusiastas quis dar forma a um projecto inédito no associativismo do sector.
Não foi fácil pô-lo de pé, e muito menos foi cómodo mantê-lo até aos nossos dias, não obstante a cultura adversarial que prevalece neste País, sempre que surge algo de novo que escapa às modas em voga ou ao politicamente correcto.
O Clube cresceu, foi considerado de interesse público; inovou ao instituir os Prémios de Jornalismo, atribuídos durante mais de duas décadas; promoveu vários ciclos de jantares-debate, pelos quais passaram algumas das figuras gradas da vida nacional; editou a revista Cadernos de Imprensa; teve programas de debate, em formatos originais, na RTP; desenvolveu parcerias com o CNC- Centro Nacional de Cultura, Grémio Literário, e Lusa, além de outras, com associações congéneres estrangeiras prestigiadas, como a APM – Asociacion de la Prensa de Madrid e Observatório de Imprensa do Brasil.
A convite do CNC, o Clube juntou-se, ainda, à Europa Nostra para lançar, conjuntamente, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural, instituído pela primeira vez em 2013, em, homenagem à jornalista, que respirava Cultura, cabendo-lhe o mérito de relançar o Centro e dinamizá-lo com uma energia criativa bem testemunhada por quem a acompanhou de perto.
Mais recentemente, o Clube lançou os Prémios de Jornalismo da Lusofonia, em parceria com o jornal A Tribuna de Macau e a Fundação Jorge Álvares, procurando preencher um vazio que há muito era notado.
Uma efeméride “redonda” como esta que celebramos é sempre pretexto para um balanço. A persistência teve as suas recompensas, embora, hoje, os jornalistas estejam mais preocupados com a sua subsistência num mercado de trabalho precário, do que em participarem activamente no associativismo do sector.
Sabemos que esta realidade não afecta apenas o CPI, mas a generalidade das associações, no quadro específico em que nos inserimos. Seriam razões suficientes para nos sentarmos todos à mesa, reunindo esforços para preparar o futuro.
Com este aniversário do CPI fica feito o convite.
A Direcção