Segunda-feira, 1 de Junho, 2020
Media

Relatório do Obercom analisa adaptação da Imprensa ao Covid-19

Nas últimas décadas, o jornalismo tem vindo a enfrentar  profundos desafios. A digitalização estabeleceu-se como novo obstáculos e passou a ser o principal agente disruptivo, já que, com a transferência das audiências para o “mundo” “online”, o valor económico da notícia diminuiu.

O jornalismo e a imprensa viveram, assim, um período de significativa turbulência, agravada, desde 2008, pelos efeitos de uma crise financeira global que abrangeu, também, os “media”.

O sector, ainda a braços com essa crise, vive, agora, um problema singular, resultante do ajustamento da imprensa ao cenário do coronavírus. Para tentar apurar de que forma as publicações portuguesas se estão a adaptar ao actual panorama, a Associação Portuguesa de Imprensa (API) e o Obercom promoveram um inquérito junto de 42 títulos.

Os dados obtidos, nesta fase inicial, serão calibrados para uma etapa seguinte, que incidirá sobre algumas medidas tomadas pela imprensa e os principais efeitos sentidos no pós-declaração do estado de emergência em Portugal.

De acordo com o relatório, as publicações auscultadas estão já a diminuir o formato das suas edições (número de páginas) e a maioria destes títulos prevê a diminuição do volume de tiragem.


A medida é justificada, apenas, com a contenção de despesas e de recursos, num momento em que grande parte da população está confinada ao espaço doméstico e em que as fontes de receita parecem definhar.


No que respeita ao coronavírus, enquanto elemento crucial da agenda mediática, existe uma tendência geral para se considerar fácil a obtenção de informação.


Foram registadas, no entanto, algumas dificuldades, entre as quais o desconhecimento pormenorizado das fontes,  dos interlocutores, e das dificuldades técnicas. 


São, ainda, enumeradas outras questões, como a falta de colaboração das entidades de saúde locais e o condicionamento da informação, entre outras. 


No que respeita à partilha da informação recolhida com outras publicações, quase metade dos inquiridos mostrou-se disponível apara colaborar, de forma a obter publicidade ou patrocínios, numa altura em que a obtenção de receitas se tornou num processo ainda mais complexo. 


Leia o relatório original em Obercom

Connosco
Na era digital a máquina é o “braço direito” do jornalista ... Ver galeria

A era digital fez-se acompanhar de uma profunda alteração nos modelos de actividade e de negócio, entre os quais se destaca o sector mediático, segundo aponta o mais recente relatório do Obercom.

De acordo com o estudo, essas mudanças caracterizam-se, sobretudo, pela implementação de algoritmos e pela automatização dos sistemas.

Se, por um lado, a digitalização trouxe alguns problemas ao sector mediático, que, durante décadas estudou a adaptação a um mundo globalizado, onde a informação nunca pára, por outro, veio facilitar o trabalho aos jornalistas.

Este fenómeno é, aparentemente, paradoxal, mas a verdade é que os processos automáticos ajudam os profissionais a responderem, eficazmente, à necessidade da produção “sôfrega” de conteúdos noticiosos.

Trocando por miúdos: se as máquinas existem, porque não “pedir-lhes ajuda”?

Assim, os “media” actuais dependem, cada vez mais, de algoritmos que permitem analisar a preferências dos leitores, bem como de sistemas que facilitam a actualização de “websites” ao minuto.

A urgência de proteger jornalistas em países onde falha a liberdade de imprensa Ver galeria

A violência contra os jornalistas é uma realidade cada vez mais presente no mundo contemporâneo, já que várias entidades, insatisfeitas com a sua independência, estão a desenvolver novos mecanismos para impedir a publicação de artigos incómodos para o poder instituído.

Os atentados mais graves contra a liberdade de imprensa ocorrem em países onde esta está condicionada, mas, igualmente, noutros onde era suposto haver protecção para o trabalho jornalístico.

De acordo com um artigo do “Guardian”, esta realidade distópica ficou  mais evidente com o aparecimento do coronavírus.

A título de exemplo, alguns governos criaram medidas extraordinárias, visando a restrição do trabalho jornalístico. Foi o caso da Hungria, onde Viktor Órban instituiu a lei “coronavírus”, que criminaliza a difusão de “notícias falsas” sobre a pandemia. 

Da mesma forma, tanto a China como o Irão censuraram a informação respeitante aos surtos nestes países.

O Clube


A pandemia trouxe dificuldades acrescidas aos
media e as associações do sector não passaram incólumes, forçadas a fechar a porta e a manter o contacto com os seus associados através de meios virtuais, como é o caso deste “site” do Clube.

Ao longo da fase mais aguda do coronavírus e da quarentena imposta em defesa da saúde pública, continuámos, como prometemos, em regime de teletrabalho,  mantendo a actualização regular  do “site”, por considerarmos importante  para os jornalistas  ter à sua disposição um espaço, desenhado a  rigor,  com o retrato diário  dos factos e tendências  mais relevantes que foram acontecendo no mundo mediático durante a crise.

É um trabalho sempre  incompleto, até porque a crise, com origem no vírus, veio aprofundar e agravar a outra crise estrutural já existente, em particular, na Imprensa.    

Mas o Clube foi recompensado por não ter desistido,  com o aumento significativo  da projecção  deste “site”, na ordem dos  63,2% de utilizadores regulares, comparativamente com o ano anterior, medidos pela Google Analytics.

Note–se que se verificou este  crescimento não obstante o “site” ter sido vítima, por duas vezes, de ataques informáticos, que nos bloquearam durante vários dias.  

É uma excelente “performance” que nos apraz partilhar com os associados e outros frequentadores interessados em conhecer, a par e passo,  os problemas que estão dominar os media, sem esquecer a inovação e a criatividade, factores  indispensáveis para salvar muitos  projectos.

Concluímos hoje  como o fizemos há meses, quando precisámos de mudar de rotinas, perante o vírus instalado entre nós: Contem com o Clube como o Clube deseja contar convosco.


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Opinião
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O paradoxo mediático
Francisco Sarsfield Cabral
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Agenda
15
Jun
Jornalismo Empreendedor
18:30 @ Cenjor
17
Jun
Congresso Mundial de "Media"
10:00 @ Saragoça
18
Jun
Stereo and Immersive Media 2020
09:30 @ Universidade Lusófona
22
Jun
15
Out
II Conferência Internacional - História do Jornalismo em Portugal
10:00 @ Universidade Nova de Lisboa -- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas