null, 29 de Março, 2020

O paradoxo mediático

por Francisco Sarsfield Cabral

Em toda a parte, ou quase, a pandemia causada pelo coronavírus fechou em casa muitos milhões de pessoas, para evitarem ser contaminadas. Um dos efeitos desse confinamento foi terem aumentado as audiências de televisão. Por outro lado, as pessoas precisam de informação, por isso o estado de emergência em Portugal mantém abertos os quiosques, que vendem jornais.

Melhores tempos para a comunicação social? Nem por isso, infelizmente. É que a crise económica, que já se começou a sentir e que se agravará nos próximos tempos, reduziu drasticamente o volume de publicidade que os “media” recebem. O que limita a eficácia do papel da comunicação social na correta informação das pessoas.

É uma perspectiva preocupante, porque vai reforçar ainda mais o recurso às redes sociais como fonte de informação. E sabe-se como grande parte do que se encontra nas redes sociais são “notícias” falsas, invenções delirantes, mentiras que muitos dos que frequentam tais redes tomam como verdade.

Naturalmente que nas redes se sociais também existem informação e opinião sérias, que contribuem para o debate democrático no espaço público. Mas trata-se de excepções, não da regra.

Em tempos normais, o apoio do Estado a órgãos de comunicação social parece-me perigoso: afecta a independência jornalística dos “media”. Ou, pelo menos, permite uma suspeição generalizada de que quem recebem apoios, em troca terá de se manter pouco crítico dos poderes públicos.

Não tenho no bolso a solução para este paradoxo, de a informação mediática estar a enfraquecer numa altura em que ela mais falta faz. Mas talvez seja possível encontrar maneira de apoiar jornais, rádios e televisões sem ameaçar a independência informativa desses “media”. É um desafio que daqui lanço a políticos e a jornalistas.

Associações de imprensa europeias unem-se em defesa da liberdade de informação Ver galeria

Numa altura em que a crise espoletada pelo novo coronavírus começa a afectar, gravemente,  todos os sectores da economia europeia, várias  organizações internacionais de imprensa uniram-se para apelar às autoridades europeias no sentido de declararem o jornalismo como um  serviço essencial.

Numa carta dirigida à Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e aos Presidentes do Parlamento e Conselho europeus, as associações apelaram à garantia da livre circulação de informação, bem como à liberdade de imprensa, que consideram ser medidas essenciais para o combate do Covid-19.

Poderá ler, a seguir, a tradução parcial e adaptada da carta:

"Nós, organizações que defendem a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão, escrevemos-lhe para expressar a nossa profunda preocupação com a possibilidade de os governos tirarem partido da pandemia da COVID-19 para punirem os “media” e para introduzirem restrições no acesso da imprensa às decisões e acções governamentais.

Experiência jornalística no "YouTube" conquista público brasileiro Ver galeria

Em plena crise do sector mediático, o jornalismo lusófono continua a ser vanguardista na inovação. Os seus profissionais apostam, continuamente, em novos formatos e algumas das fórmulas testadas começam a dar os primeiros frutos.

Lançado, no YouTube, em Março de 2018, pela jornalista Mara Luquet e pelo actor Antonio Tabet, o canal brasileiro de jornalismo MyNews, já completou dois anos e conta com mais de 345 mil subscritores. A iniciativa emprega cerca de 30 pessoas, e atingiu, em 2019, um lucro superior a meio milhão de reais ( 88 mil euros).

Nos seus vídeos institucionais, o canal apresenta-se como um projecto jornalístico livre,  "sem ideologias tendenciosas ", com informação diversa e  plural,  que visa combater a polarização na sociedade brasileira.

Actualmente o My News produz 14 programas, em formatos variados e gratuitos, nos quais se incluem debates, entrevistas e colunas. Os temas mais abordados são a política, a economia e as finanças.

A pandemia provocada pelo coronavírus está a provocar um natural alarme em todo o mundo e a obrigar a comunidade internacional a adoptar planos de contingência,  inéditos em tempo de paz, designadamente, obrigando a quarentenas e a restrições, cada vez mais gravosas, para tentar controlar o contágio.

A par da Saúde e do dispositivo de segurança, são os “media” que estão na primeira linha para informar e esclarecer as populações, alguns já com as suas redacções a trabalhar em regime de teletrabalho.

Este “site” do Clube Português de Imprensa , também em teletrabalho, procurará manter as suas actualizações regulares, para que os nossos Associados e visitantes em geral disponham de mais  uma fonte de consulta confiável, acompanhando o que se passa  com os “media”, em diferentes pontos do globo, e em comunhão estreita perante uma crise de Saúde com contornos singulares.

O jornalismo e os jornalistas têm especiais responsabilidades,  bem como   as associações do sector. Se os transportes, a Banca, e o abastecimento de farmácias e de bens essenciais são vitais  para assegurar o funcionamento do  País,  com a maior parte das portas fechadas, a informação atempada e rigorosa não o é menos.

Contem com o Clube como o Clube deseja contar convosco.

SEO para Jornalistas
18:30 @ Cenjor
Congresso Mundial de "Media"
10:00 @ Saragoça