A crise mediática e o desemprego no sector estão a conduzir ao aparecimento de “startups” de jornalismo. As iniciativas começam a ter sucesso, na Europa, e os “media” latino-americanos têm tentado seguir os seus modelos de negócio.
Para perceber de que maneira as fórmulas europeias podem ser adaptadas à realidade do sul da América, o jornalista argentino Javier Borelli iniciou uma investigação profunda, agora publicada pelo Reuters Institute, da Universidade de Oxford.
Além de repórter, Borelli é o fundador do jornal “Tiempo Argentino” o que faz deste profissional uma parte interessada no próprio estudo, através do qual conseguiu identificar medidas que podem ser implementadas no jornal argentino. Os projectos Diario.es e Mediapart foram os principais objectos de análise.
Em 2015, o “Tiempo” entrou em falência devido à quebra na publicidade oficial e à crise económica que assolou a Argentina . Assim, o jornalpassou a adoptar um modelo de negócio mais próximo das “startups” de jornalismo, concentrando os seus esforços no conteúdo digital. No entanto, faltava capital para o negócio.
As mudanças passaram, então, pela alteração do modelo de financiamento. A redacção do “Tiempo” é, agora, uma cooperativa, dependente do investimento de membros externos. Os jornalistas estabeleceram uma ligação próxima com os colaboradores, com quem estão, permanentemente, em contacto, e que são presença assídua nos eventos do jornal.
A relação com os membros requer, contudo, uma estratégia de comunicação específica. Uma das formas de conseguir isso mesmo passa pelo envio de mensagens personalizadas -- “Um programa avisa quando os membros não estão activos, e nós enviamos um e-mail para descobrir o porquê,” explicou Borelli.
O “Tiempo” depende, ainda, de uma equipa de “marketing”, já que Borelli admite que os jornalistas têm dificuldade em estabelecer parcerias. Isso permite que a redacção se concentre no jornalismo, delegando as tarefas administrativas a especialistas.
No actual contexto, Borelli acredita que o aparecimento de “media” independentes pode contribuir para o fortalecimento dos veículos que já estão no mercado. Ele reconhece que a mudança passa pela valorização do jornalismo pelo público.
Artigo originalmente publicado no blog Jornalismo nas Américas
Os directores de informação de todos os principais “media” nacionais subscreveram um documento conjunto, em que criticaram a vigilância policial exercida sobre jornalistas.
Num documento onde se invocaram os artigos da Constituição que protegem a Liberdade de Imprensa, assim como as leis que a tutelam e o Estatuto do Jornalista, os responsáveis editoriais insurgiram-se contra o comportamento de magistrados do Ministério Público, que não passou pelo crivo de qualquer magistrado judicial.
O documento foi enviado ao Presidente da República, presidente da Assembleia da República, assim como aos presidentes da 1ª Comissão da AR e aos diferentes Grupos Parlamentares, presidentes do Tribunal Constitucional, Supremo Tribunal de Justiça e Conselho Superior da Magistratura, além da Procuradora-Geral da República, Provedora de Justiça e Bastonário da Ordem dos Advogados.
O texto integral subscrito pelos directores de informação é do seguinte teor:
O dia da tomada de posse é considerado um dos maiores eventos mediáticos nos Estados Unidos. Por esta ocasião, correspondentes de todos os cantos do país viajam para Washington D. C para captarem a primeira fotografia oficial no novo Presidente e relatarem os passos da cerimónia.
O Instituto Poynter ressalvou, contudo, que, este ano, alguns “media” norte-americanos desviaram as atenções de Joe Biden para se focarem na primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente: Kamala Harris.
Assim, muitos jornais regionais quiseram certificar-se de que tanto Biden, como Harris, tinham fotografias na primeira página.
O jornal local “San Francisco Chronicle”, por exemplo, deu destaque a Harris e ao segundo cavalheiro, Douglas Emhoff, ao colocar uma foto de ambos no topo da capa.
O mesmo aconteceu com os jornais do Grupo Hearst, no Estado do Connecticut.
De acordo com Wendy Metcalfe, responsável pela empresa de “media”, esta escolha foi feita para reflectir “o sentimento da comunidade”.
O “Tampa Bay Times”, por sua vez, dedicou toda a primeira página à presidência Biden/Harris.
Ao completar 40 anos de actividade ininterrupta o CPI – Clube Português de Imprensa tem um histórico de que se orgulha. Foi a 17 de dezembro de 1980 que um grupo de entusiastas quis dar forma a um projecto inédito no associativismo do sector.
Não foi fácil pô-lo de pé, e muito menos foi cómodo mantê-lo até aos nossos dias, não obstante a cultura adversarial que prevalece neste País, sempre que surge algo de novo que escapa às modas em voga ou ao politicamente correcto.
O Clube cresceu, foi considerado de interesse público; inovou ao instituir os Prémios de Jornalismo, atribuídos durante mais de duas décadas; promoveu vários ciclos de jantares-debate, pelos quais passaram algumas das figuras gradas da vida nacional; editou a revista Cadernos de Imprensa; teve programas de debate, em formatos originais, na RTP; desenvolveu parcerias com o CNC- Centro Nacional de Cultura, Grémio Literário, e Lusa, além de outras, com associações congéneres estrangeiras prestigiadas, como a APM – Asociacion de la Prensa de Madrid e Observatório de Imprensa do Brasil.
A convite do CNC, o Clube juntou-se, ainda, à Europa Nostra para lançar, conjuntamente, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural, instituído pela primeira vez em 2013, em, homenagem à jornalista, que respirava Cultura, cabendo-lhe o mérito de relançar o Centro e dinamizá-lo com uma energia criativa bem testemunhada por quem a acompanhou de perto.
Mais recentemente, o Clube lançou os Prémios de Jornalismo da Lusofonia, em parceria com o jornal A Tribuna de Macau e a Fundação Jorge Álvares, procurando preencher um vazio que há muito era notado.
Uma efeméride “redonda” como esta que celebramos é sempre pretexto para um balanço. A persistência teve as suas recompensas, embora, hoje, os jornalistas estejam mais preocupados com a sua subsistência num mercado de trabalho precário, do que em participarem activamente no associativismo do sector.
Sabemos que esta realidade não afecta apenas o CPI, mas a generalidade das associações, no quadro específico em que nos inserimos. Seriam razões suficientes para nos sentarmos todos à mesa, reunindo esforços para preparar o futuro.
Com este aniversário do CPI fica feito o convite.
A Direcção